Questões de Concurso Público Prefeitura de Passo Fundo - RS 2024 para Engenheiro Agrônomo

Filtrar por:
Os seus filtros aparecerão aqui.

Foram encontradas 7 questões

Q2548218 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Foi introduzido no Brasil na década de 1920, provavelmente através de toletes contaminados trazidos da Argentina. Naquela época, a totalidade de nossas plantações era composta de variedades de Saccharum officinarum, altamente suscetível. A disseminação do vírus foi rápida, e a redução do porte dos canaviais, marcante. O colapso pode ser avaliado pela redução da produção, pois em 1922 foram produzidos 1.250 mil sacos de açúcar e 6 milhões de litros de álcool, enquanto em 1925 a produção foi reduzida para 220 mil sacos de açúcar e 2 milhões de litros de álcool. Essa epidemia somente foi controlada com a substituição das antigas variedades pelas variedades POJ, híbridas de S. officinarum x S. barberi, resistentes à doença. O vírus descrito é mundialmente conhecido como: 
Alternativas
Q2548219 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Nematoides são animais do sub-reino Metazoa e do filo Nemata. A palavra nematoide vem do grego e significa “em forma de fio”. No controle de nematoides fitoparasitas, podem ser utilizadas diferentes estratégias, como métodos culturais, biológicos, físicos e químicos. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando a definição a cada tipo de método. 
Coluna 1
1. Culturais.
2. Biológicos.
3. Físicos.
4. Químicos.
Coluna 2
( ) Variedades resistentes e alguns procedimentos mais específicos, como a utilização de plantas atraentes (Brassica nigra), repelentes (Tagetes sp. e Crotalaria spectabilis) ou armadilhas (específicas para endoparasitas sedentários).
( ) Utilização de organismos predadores, como outros nematoides, bactérias, fungos, vírus e protozoários.
( ) Esterilização do solo através de calor úmido e de partes da planta pela água aquecida.
( ) Uso de nematicidas, que podem ser fumigantes ou sistêmicos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2548221 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O principal propósito para as estruturas de cultivo protegido é o estabelecimento de um ambiente interno favorável ao desenvolvimento das plantas, independentemente das condições ambientais externas. Inicialmente concebidos para elevar a temperatura do ar, através do “efeito estufa”, com o intuito de permitir o cultivo de plantas em regiões ou em períodos de baixas temperaturas, atualmente, os abrigos para cultivo protegido estão difundidos por todas as regiões, cumprindo as mais diversas funções. Para que a estrutura de proteção possa cumprir sua finalidade de forma eficiente, o projeto deve considerar a espécie que se deseja cultivar e suas demandas específicas, bem como as condições climáticas locais, optando pelo material de cobertura e pelo tipo de estrutura adequada. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Efeito quebra-vento.
2. Efeito guarda-sol.
3. Efeito guarda-chuva. 4. Efeito oásis.
Coluna 2
( ) Proteção contra condições da baixa umidade relativa, em regiões áridas.
( ) Proteção contra radiação excessiva.
( ) Proteção contra as chuvas intensas e frequentes, em regiões tropicais e subtropicais.
( ) Proteção contra fortes e constantes ventos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2548225 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A Lei dos Agrotóxicos, Lei nº 14.785/2023, art. 21, define que as pessoas jurídicas que sejam prestadoras de serviços para terceiros na aplicação de agrotóxicos, de produtos de controle ambiental e afins, ou que os produzam, importem, exportem ou comercializem, são obrigadas a promover registro único no órgão federal registrante, de forma a permitir a sua identificação e as suas atividades e o compartilhamento das informações entre as instituições participantes e os órgãos competentes dos Estados ou dos Municípios. Sendo assim, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) São prestadoras de serviços as pessoas jurídicas que executam trabalho de prevenção, de destruição e de controle de seres vivos considerados nocivos, com a aplicação de agrotóxicos, de produtos de controle ambiental e afins.
( ) Todo estabelecimento que exerça as atividades definidas no caput dessa Lei poderá funcionar sem a assistência e a responsabilidade de pessoa física, mesmo que informalmente cadastrado.
( ) Nenhum produtor rural terá registro específico e independente, ainda que exista mais de um na mesma função de propriedade da mesma pessoa, empresa, grupo de pessoas ou de empresas.
( ) Quando o estabelecimento produzir ou comercializar outros produtos além de agrotóxicos, de produtos de controle ambiental e afins, estes deverão estar adequadamente isolados dos demais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2548232 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A classificação botânica de hortaliças é necessária devido à grande quantidade de espécies existentes e às particularidades de cada cultura. Por isso, procura-se agrupá-las didaticamente em uma metodologia padronizada. De acordo com essa classificação, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Hortaliças tuberosas: são aquelas cujas partes utilizáveis desenvolvem-se dentro do solo.
2. Hortaliças herbáceas: aquelas cujas partes aproveitáveis situam-se acima do solo, sendo tenras e suculentas.
3. Hortaliças-fruto: utiliza-se o fruto, verde ou maduro, todo ou em parte.
Coluna 2
( ) Cebola.
( ) Jiló.
( ) Brócolis.
( ) Berinjela.
( ) Couve-flor.
( ) Mandioquinha-salsa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2548233 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O pessegueiro é uma espécie de clima temperado, originária da China, que é o seu maior produtor mundial. Pertence à família Rosácea, subfamília Prunoidea, gênero Prunus (L.), e todas as cultivares comerciais pertencem à espécie Prunus persica (L.) Batsch. Os estados do Sul do Brasil e São Paulo são onde se concentra grande parte da área de produção. O conceito de manejo fitossanitário integrado de doenças e pragas atenta para a dinâmica populacional, a fenologia da cultura, as condições climáticas, etc. Conforme a entomologia e os danos causados no pessegueiro, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1
1. Mariposa-oriental (Grapholita molesta).
2. Mosca-das-frutas (Anastrepha fraterculus).
3. Cochonilha-branca-do-pessegueiro (Pseudaulacaspis pentagona).
4. Gorgulho-do-milho (Sitophilus zeamais).
Coluna 2
( ) Os danos causados se devem à alimentação dos ponteiros, sendo que uma larva se alimenta de três a sete ramos da mesma planta, geralmente vizinhos um dos outros. O dano nos ramos é significativo em plantas jovens (com um a dois anos), sendo de menor importância após o início da produção. Os danos mais representativos são causados nos frutos.
( ) O dano ocorre, exclusivamente, no fruto. A larva, que se alimenta internamente da polpa do fruto, forma galerias, e com a entrada de microrganismos, ocorrem o apodrecimento e a queda dos frutos.
( ) Ao se fixarem nos ramos e troncos das plantas, juntam-se nos mesmos, que ficam totalmente esbranquiçados. Succionam a seiva, diminuindo a vitalidade das plantas, que enfraquecem e têm seu desenvolvimento prejudicado. Geralmente, os troncos e ramos atacados abrem-se, favorecendo a entrada de microrganismos na planta.
( ) O dano aos frutos é causado somente pelo inseto adulto, tanto macho como fêmea. O ataque ocorre unicamente na parte basal do fruto, preferencialmente na cavidade peduncular, não tendo sido constatado nenhum dano causado em outras partes do fruto. Os adultos removem pequenas quantidades da casca e da polpa, podendo ser encontrados de três a quatro insetos por fruto.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2548234 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Qual é a finalidade do receituário agronômico?
Alternativas
Respostas
1: A
2: E
3: E
4: D
5: A
6: A
7: A