Questões de Concurso Público Prefeitura de Passo Fundo - RS 2024 para Médico

Foram encontradas 20 questões

Q2548816 Medicina
Em alguns pacientes com apendicite aguda, quando se comprime a fossa ilíaca esquerda, o ar se desloca em direção ao ceco que, ao distender-se, acaba mobilizando o apêndice, gerando um quadro álgico. O trecho se refere a qual sinal semiológico?
Alternativas
Q2548817 Medicina
A maioria dos episódios de Lesão Renal Aguda (LRA) ocorre no hospital, havendo uma incidência de 20% em todos os pacientes hospitalizados e de até 50% entre os pacientes em UTI. Assinale a alternativa que apresenta um tratamento que poderia ser utilizado em um paciente com hipercalemia grave, com vistas à redução rápida dos níveis de potássio em pacientes com LRA.
Alternativas
Q2548818 Medicina
O aumento do contato humano-animal, a exposição direta à água contaminada e as condições precárias de higiene durante e após enchentes contribuem para a disseminação da leptospirose. Sobre essa doença, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2548819 Medicina
A síndrome do anticorpo antifosfolipídio (SAF) está associada à trombose e ao aborto espontâneo recorrente, com autoanticorpos direcionados contra fosfolipídios. Acerca dessa patologia, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Um único exame com um nível elevado de Anticoagulante Lúpico (AL) é suficiente para se considerar um critério laboratorial positivo para SAF.
( ) Pode ocorrer trombose tanto arterial quanto venosa.
( ) A rivaroxabana, um anticoagulante oral direto, não é tão satisfatória quanto a varfarina para tromboprofilaxia a longo prazo em pacientes com SAF.
( ) O diagnóstico é eminentemente clínico, não sendo necessária a realização de exames laboratoriais para confirmar a doença.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q2548820 Medicina
Homem, 72 anos, chega em consulta médica para um exame de rotina e questiona qual é a principal causa de morte em pessoas com idade acima de 70 anos. Qual deveria ser a resposta do profissional de saúde?
Alternativas
Q2548821 Medicina
Mulher, 29 anos, com histórico de asma, chega na emergência com febre (38,2°C), calafrios e dor no flanco direito. No exame físico, há presença de dor a punho-percussão lombar à direita. Nega episódios similares anteriores. Em exame qualitativo de urina, há presença de cilindros leucocitários. Qual é o patógeno que provavelmente está causando as alterações clínicas descritas?
Alternativas
Q2548822 Medicina
Paciente chega em consulta médica referindo início de episódios convulsivos há 2 semanas, além de apresentar cãibras musculares e parestesia em dedos das mãos. No exame físico, observa-se a presença do sinal de Trousseau. Realizada tomografia computadorizada de crânio, sem alterações significativas. Qual seria a hipótese mais provável para o quadro clínico desse paciente?
Alternativas
Q2548823 Medicina
Acerca da hepatite viral aguda, causada pelo vírus da hepatite B (HBV), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2548824 Medicina
Homem, 74 anos, com insuficiência cardíaca congestiva (classe II NYHA) e doença renal crônica (TFG 30 mL/min), foi recentemente diagnosticado com fibrilação atrial paroxística. Qual dos seguintes anticoagulantes orais é a escolha mais apropriada para esse paciente, considerando sua função renal? 
Alternativas
Q2548825 Medicina
Estima-se que o esôfago de Barrett seja encontrado em cerca de 5 a 15% dos pacientes submetidos à endoscopia por sintomas de DRGE. Acerca dessa patologia, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q2548826 Medicina
Homem, 54 anos, ex-tabagista (20 anos/maço, tendo parado de fumar há 1 ano) chega na emergência por queixa de náusea, vômitos e dor abdominal em flanco direito, com início dos sintomas há 12 horas. Nega ter tido febre ou alteração do hábito urinário. Apresenta diagnóstico prévio de diabetes melito tipo 2, obesidade (IMC 31 kg/m²), hiperlipidemia, hipertensão arterial sistêmica e fibrilação atrial. Faz uso de atorvastatina, metformina, hidroclorotiazida, lisinopril e varfarina. Nega uso de álcool ou drogas ilícitas. Ao exame, FC 88 bpm, FR 20 mrpm, PA 183 x 92 mmHg, SpO2 96% em ar ambiente e Tax 36,4°C. O exame físico revela sensibilidade à palpação no quadrante superior direito e no flanco, mas sem defesa abdominal. A tomografia computadorizada de abdome sem contraste mostra rim direito aumentado e áreas de hipodensidade em forma de cunha; não há evidência de nefrolitíase. Qual das alternativas a seguir apresenta o principal fator de risco predisponente para a condição desse paciente?
Alternativas
Q2548827 Medicina
Homem, 40 anos, chega em consulta médica referindo febre alta e tosse produtiva há 1 semana. A ausculta pulmonar revelou estertores em terço inferior do hemitórax esquerdo. Realizou-se radiografia de tórax evidenciando consolidação no pulmão direito no lóbulo inferior. Qual seria o agente etiológico mais provável de ser o causador desse quadro?
Alternativas
Q2548828 Medicina
Sobre a principal diferença entre erisipela e celulite, considerando as características clínicas e etiológicas de ambas patologias, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2548829 Medicina
Homem, 29 anos, comparece à consulta médica por queixa de dores em quadril e em região lombar crônicas de início insidioso há três anos. Refere rigidez matinal e alívio da dor com exercício físico. Nega melhora ao repouso. Traz radiografia com sinais de sacroileíte. Teste de Schober positivo. Exames laboratoriais com taxa de hemossedimentação (VHS) e proteína C reativa (PCR) elevadas. Presença do antígeno de histocompatibilidade HLA-B27. Diante desse quadro clínico, qual é a principal hipótese diagnóstica?
Alternativas
Q2548830 Medicina
Menina, 5 anos, trazida à consulta médica por queixa de edema bipalpebral, inchaço abdominal, diminuição da diurese e com urina escurecida há 2 dias. A mãe relata que sua filha esteve em uso de amoxicilina por infecção de garganta há 11 dias. Ao exame físico: bom estado geral, hipertensão estágio 1. Ausculta cardíaca: bulhas rítmicas, normofonéticas. FC: 94 bpm. Ausculta respiratória: crepitações em bases bilateralmente. Abdômen: edema da parede abdominal. Diante do quadro exposto e sabendo-se que é esperada queda das frações de complemento sérico C3 e CH50, qual seria o tratamento mais adequado?
Alternativas
Q2548831 Medicina
Homem, 75 anos, com queixa de adenomegalia cervical, comparece em consulta médica para mostrar exames realizados. Hemograma: hemoglobina (Hb): 10,8 g/dl; Volume Corpuscular Médio (VCM): 88 fl; linfócitos: 102.000/mm³; plaquetas: 121.000/ml). Exame físico com linfonodomegalia cervical bilateral, sem demais alterações. Realizou imunofenotipagem de sangue periférico revelando marcadores de linfócito B maduro (CD19, CD20 e CD23) em conjunto com o marcador de linfócitos T-CD5. Diante do quadro clínico e dos exames complementares apresentados, qual é a principal suspeita diagnóstica?
Alternativas
Q2548832 Medicina
Mulher, 36 anos, internada em leito de enfermaria com quadro terminal de câncer gástrico metastático. Atualmente, sob assistência da equipe de cuidados paliativos e relata dor abdominal intensa, classificada como 8/10 na escala de dor. Além disso, apresenta náuseas e vômitos incoercíveis, refratários e de difícil controle. Assinale a alternativa que representa a melhor opção terapêutica para controle sintomático dessa paciente.
Alternativas
Q2548833 Medicina
Qual das seguintes vacinas é recomendada para crianças aos 2 meses de idade, segundo o Calendário de Vacinação, considerando nunca ter sido administrada anteriormente?
Alternativas
Q2548834 Medicina
Qual intervenção é mais recomendada para minimizar o risco de recorrência de Acidente Vascular Encefálico (AVE) isquêmico?
Alternativas
Q2548835 Medicina
Homem, 54 anos, com histórico de hipertensão arterial sistêmica mal controlada, queixa-se, em consulta, de dor de cabeça. Refere que sua mãe faleceu devido a um AVE, e seu pai devido a um infarto agudo do miocárdio. Quando perguntado por que ele não cuida melhor da pressão arterial, responde que está muito ocupado com o trabalho e com a igreja, e que, muitas vezes, ao final do dia, esquece de tomar os comprimidos por estar cansado. Ainda, afirma que “sente tudo bem” na maior parte do tempo. Qual mecanismo de defesa do ego esse paciente utilizou ao responder às perguntas realizadas pelo profissional de saúde?
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: E
4: A
5: A
6: D
7: D
8: C
9: C
10: E
11: A
12: E
13: B
14: D
15: B
16: C
17: B
18: C
19: B
20: E