Questões de Concurso Público Prefeitura de Paulo Bento - RS 2024 para Cirurgião Dentista - 20 Horas

Foram encontradas 10 questões

Q2397073 Odontologia
O filme radiográfico é colocado na frente do paciente e perpendicular ao plano médio-sagital. A cabeça do paciente é minuciosamente levantada para a linha cantomeatal, formando um ângulo de 37 graus com o filme radiográfico. Essa técnica é ideal para a visualização dos seios maxilares, especialmente para comparar radiopacidades internas, bem como dos seios frontais e das células aéreas do etmoide. Se a projeção for feita com a boca aberta, os seios esfenoidais poderão também ser visualizados. A técnica radiográfica extrabucal descrita é a:
Alternativas
Q2397074 Odontologia
Existem algumas doenças sistêmicas com repercussão na cavidade bucal e alterações bucais causadas em consequência do uso de medicações para tratar determinadas doenças. A hiperplasia gengival medicamentosa se refere a um crescimento anormal dos tecidos gengivais, secundário ao uso de uma medicação sistêmica. Assinale a alternativa que apresenta duas medicações que podem causar essa condição.
Alternativas
Q2397075 Odontologia
A família do Herpes-Vírus Humano (HHV), conhecida como Herpetoviridae, é constituída por uma grande quantidade de vírus DNA de cadeia dupla. O membro mais bem reconhecido dessa família é o vírus do Herpes Simples (HSV), que inclui os subtipos HSV do tipo 1 (HSV-1 ou HHV-1) e HSV do tipo 2 (HSV-2 ou HHV-2), sendo a manifestão do HSV-1 com envolvimento de maior frequência na região da faringe, mucosa oral, lábios, olhos e da pele acima da cintura. Se dissemina predominantemente por meio da saliva ou de lesões periorais ativas, adaptando-se melhor às regiões facial, oral e ocular. De acordo com Neville (2016), analise as assertivas a seguir:

I. As infecções recorrentes pelo Herpes Simples (herpes secundário) podem ocorrer tanto no local da inoculação primária como em áreas adjacentes da superfície epitelial suprida pelo gânglio envolvido.
II. Os sinais e sintomas prodrômicos (como dor, ardência, prurido, formigamento, calor localizado e eritema do epitélio envolvido) aparecem de 6 a 24 horas antes do desenvolvimento das lesões.

III. Múltiplas e pequenas pápulas eritematosas formam grupamentos de vesículas preenchidas por líquido que dentro de dois dias, se rompem e formam crostas.
IV. O rompimento mecânico de vesículas intactas e a liberação do líquido faz com que acelere a cicatrização, que de 7 a 10 dias passa a ser de 72 horas em média, além de não oferecer risco de disseminação.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2397076 Odontologia
De acordo com a Classificação das Doenças e Condições Periodontais e Peri-implantares, de 2018, a gengivite pode estar associada apenas ao biofilme ou ser mediada por fatores de risco sistêmicos (modificadores) e/ou locais (predisponentes). Assinale a alternativa que apresenta um fator de risco local e um sistêmico, respectivamente.
Alternativas
Q2397077 Odontologia
Equipamento de Proteção Individual (EPI) é todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. O uso de EPI é indicado durante o atendimento ao paciente, nos procedimentos de limpeza do ambiente e no reprocessamento dos artigos. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a utilização, o tipo e indicações sobre os EPIs.
Alternativas
Q2397078 Odontologia
As atribuições dos profissionais das equipes que atuam na Atenção Básica deverão seguir normativas específicas do Ministério da Saúde, bem como as definições de escopo de práticas, protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, além de outras normativas técnicas estabelecidas pelos gestores federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal. De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (2017), analise as assertivas abaixo sobre as atribuições comuns aos profissionais que atuam nas equipes de Atenção Básica: 

I. Responsabilizar-se pelo acompanhamento da população adscrita ao longo do tempo no que se refere às múltiplas situações de doenças e agravos e às necessidades de cuidados preventivos, permitindo a longitudinalidade do cuidado.
II. Acompanhar e registrar no Sistema de Informação da Atenção Básica e no Mapa de Acompanhamento do Programa Bolsa Família (PBF) e/ou outros programas sociais equivalentes às condicionalidades de saúde das famílias beneficiárias.
III. Conhecer a Rede de Atenção à Saúde (RAS), participar e fomentar a participação dos profissionais na organização dos fluxos de usuários, com base em protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, apoiando a referência e contrarreferência entre equipes que atuam na Atenção Básica e nos diferentes pontos de atenção, com garantia de encaminhamentos responsáveis.

Quais estão corretas ?
Alternativas
Q2397079 Odontologia
A ____________ ocorre predominantemente na meia-idade em adultos mais velhos, sem predileção de gênero, e é definida como uma mancha ou placa vermelha que não pode ser clínica ou patologicamente diagnosticada como qualquer outra condição. O assoalho bucal, o(a) _________ e o palato mole são os locais de maior envolvimento, e lesões múltiplas podem estar presentes. Possui potencial para apresentar alterações ____________ no momento da biópsia ou para desenvolver um carcinoma mais tarde.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2397080 Odontologia
De acordo com o Manual de Anestesia Local (Malamed, 2013), o cloridrato de bupivacaína é um anestésico de uso odontológico disponível no Brasil e tem suas características próprias, assim como suas indicações e contraindicações. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito desse anéstesico. 
Alternativas
Q2397081 Odontologia
Representa mais de 90% das neoplasias malignas orais, e sua causa é multifatorial. Os pacientes são na maioria homens e, na maior parte das vezes, mais velhos. Durante a fase inicial de crescimento da lesão, a sensibilidade dolorosa é mínima, o que pode explicar o atraso na busca do cuidado profissional. A apresentação clínica pode ser variada, podendo ser uma lesão exofítica, endofítica, leucoplásica, eritroplásica e eritroleucoplásica. Histopatologicamente é caracterizada por ilhas e cordões de células epiteliais malignas, e as células neoplásicas geralmente mostram abundante citoplasma eosinofílico com núcleos volumosos e hipercromáticos e uma relação núcleo-citoplasma aumentada. O trecho se refere ao: 
Alternativas
Q2397082 Odontologia
Nem todos os dentes não erupcionados estão impactados. Um dente é considerado impactado quando não erupcionou totalmente para a cavidade bucal dentro do prazo de seu desenvolvimento e não se pode esperar, por mais tempo, que o faça. Consequentemente, diagnosticar uma impacção demanda o conhecimento da cronologia normal da erupção, assim como dos fatores que a influenciam. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:

I. A ordem da impacção é, com frequência, o contrário da ordem de erupção. Os terceiros molares superiores e inferiores são os dentes mais frequentes a se tornarem impactados, seguidos dos pré-molares superiores, pré-molares inferiores, caninos superiores e segundos molares.

II. Existem casos em que a remoção do dente impactado é contraindicada, porque as complicações cirúrgicas e sequelas superam os possíveis benefícios. As contraindicações gerais são idade avançada do paciente, reabsorção radicular do dente adjacente e sequelas cirúrgicas nas estruturas adjacentes.
III. A impacção dentária na síndrome de displasia cleidocraniana hereditária é mais corretamente denominada retenção primária. As deficiências endócrinas (hipotireoidismo e hipopituitarismo), as doenças febris, a síndrome de Down e a irradiação são outras causas sistêmicas que podem influenciar na impacção dos dentes permanentes.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: D
5: B
6: D
7: E
8: C
9: A
10: B