Questões de Concurso Público Prefeitura de Rondinha - RS 2024 para Farmacêutico

Foram encontradas 9 questões

Q3033411 Farmácia
“Medicamento Zolpidem terá alteração no tipo de receita para prescrição e venda”. A partir do dia 1º de agosto de 2024, a Notificação de Receita B (azul) passa a ser obrigatória para a prescrição e a dispensação, independentemente da concentração da substância (Anvisa, 2024). Quanto ao Zolpidem, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3033412 Farmácia
Conforme a Portaria nº 344/1998 e suas atualizações, qual dos medicamentos abaixo deve ser prescrito em Notificação de Receita B1?
Alternativas
Q3033413 Farmácia
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, de acordo com a RENAME, associando os Componentes da Assistência Farmacêutica aos respectivos medicamentos que os compõem. 

Coluna 1
1. Componente Básico. 2. Componente Especializado. 3. Componente Estratégico.

Coluna 2
( ) Enoxaparina. ( ) Anlodipino. ( ) Insulina análoga de ação rápida. ( ) Oseltamivir.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3033414 Farmácia
A síndrome neuroléptica maligna é uma reação adversa que consiste em confusão ou falta de resposta, agitação, rigidez muscular, temperatura corporal alta e outros sintomas que podem ocorrer quando são utilizados medicamentos como:
Alternativas
Q3033415 Farmácia
“______________ é um conjunto de valores, atitudes, competências e comportamentos que determinam o comprometimento com a ______________ e da segurança, substituindo a __________ e a __________ pela oportunidade de aprender com as falhas e melhorar a atenção à saúde”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3033416 Farmácia
A Política Nacional de Assistência Farmacêutica foi aprovada através da Resolução nº 338/2004, em um conceito de maior amplitude, na perspectiva de integralidade das ações, como uma política norteadora para formulação de políticas setoriais e que tem como eixos estratégicos:

1. Utilização da Farmacopeia Brasileira como guia e instrumento racionalizador das ações no âmbito da assistência farmacêutica. 2. Promoção do uso racional de medicamentos, por intermédio de ações que disciplinem a prescrição, a dispensação e o consumo. 3. Construção de uma Política de Vigilância Sanitária que garanta o acesso da população a serviços e produtos seguros, eficazes e com qualidade. 4. Desenvolvimento, valorização, formação, fixação e capacitação de recursos humanos.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Q3033417 Farmácia
Analise as assertivas abaixo sobre as etapas do ciclo da Assistência Farmacêutica, e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Todos os produtos devem ser armazenados obedecendo às condições técnicas ideais de luminosidade, temperatura e umidade, de modo a assegurar a manutenção das características e da qualidade necessárias à correta utilização. ( ) Rapidez e segurança são requisitos necessários para uma boa distribuição. ( ) Existem vários métodos para programar a aquisição de medicamentos, os quais devem ser escolhidos tendo em vista os recursos e as informações disponíveis. Para uma programação mais precisa recomenda-se evitar a combinação de diversos métodos. ( ) Além de buscar e qualificar fornecedores, o processo de aquisição também objetiva garantir a qualidade dos produtos adquiridos, escolher o melhor método de aquisição e obter o menor custo.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3033419 Farmácia
Quanto às Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias, descritas na RDC nº 67/2007, é INCORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3033420 Farmácia

Analise as assertivas abaixo sobre o Código de Ética Farmacêutica:


I. Somente os farmacêuticos inscritos no CRF e no exercício efetivo da profissão podem dispor seus serviços profissionais às autoridades constituídas, ainda que sem remuneração ou qualquer outra vantagem pessoal, em caso de conflito social interno, catástrofe, epidemia, pandemia ou qualquer tipo de desastre natural decretado por autoridades legalmente competentes. 

II. A profissão farmacêutica deve ser exercida com vistas à promoção, prevenção e recuperação da saúde, e sem fins meramente mercantilistas.

III. Todos os farmacêuticos inscritos devem manter atualizados os seus conhecimentos técnicos e científicos para aprimorar, de forma contínua, o desempenho da atividade profissional.


Quais estão corretas?

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: D
5: B
6: E
7: B
8: A
9: D