Questões de Concurso Público Prefeitura de Santo Augusto - RS 2024 para Psicólogo - Quadro Geral
Foram encontradas 10 questões
Coluna 1
1. Normalidade operacional.
2. Normalidade subjetiva.
3. Normalidade funcional.
Coluna 2
( ) Tal conceito baseia-se em aspectos funcionais, e não necessariamente quantitativos. O fenômeno é considerado patológico a partir do momento em que é disfuncional e produz sofrimento para o próprio indivíduo ou para o seu grupo social.
( ) Trata-se de um critério assumidamente arbitrário, com finalidades pragmáticas explícitas. Define-se, a priori, o que é normal e o que é patológico e busca-se trabalhar operacionalmente com esses conceitos, aceitando as consequências de tal definição prévia.
( ) É dada maior ênfase à percepção subjetiva do próprio indivíduo em relação a seu estado de saúde, às suas vivências subjetivas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O DSM-5 inclui informações sobre conceitos culturais visando melhorar a precisão do diagnóstico e a abrangência da avaliação clínica. A avaliação clínica dos indivíduos que se apresentam com esses conceitos culturais deve determinar se eles atendem aos critérios do DSM-5 para um transtorno especificado ou para um diagnóstico de outro transtorno especificado ou não especificado (1ª parte). Depois de o transtorno ser diagnosticado, os termos e explicações culturais devem ser inclusos nas formulações do caso; eles podem ajudar a esclarecer sintomas e atribuições etiológicas que de outra forma poderiam ser confusos (2ª parte). Indivíduos cujos sintomas não atendem aos critérios do DSM para um transtorno mental específico ainda podem esperar e requerer tratamento; isso deve ser avaliado de acordo com cada caso (3ª parte).
Quais partes estão corretas?
I. Na realização da Avaliação Psicológica, a psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão preferencialmente em métodos, técnicas e instrumentos psicológicos reconhecidos popularmente com a finalidade de permitir uma maior comodidade ao cliente.
PORQUE
II. A psicóloga e o psicólogo têm a prerrogativa de decidir quais são os métodos, técnicas e instrumentos empregados na Avaliação Psicológica, desde que fundamentados na literatura científica psicológica e nas normas vigentes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
1. Compete ao Conselho Regional de Psicologia da jurisdição onde ocorreu o fato apreciar e julgar as infrações éticas e ordinárias cometidas por psicóloga(o), independentemente de possuir ou não inscrição principal ou secundária no referido Conselho, bem como as infrações funcionais praticadas por suas(seus) Conselheiras(os) Regionais.
2. No caso das infrações éticas e ordinárias, caso não seja possível fixar a competência com base na regra prevista no caput, será competente o Conselho Regional de Psicologia em que a(o) psicóloga(o) estiver inscrita(o) ao tempo da ocorrência do fato.
3. Não será admitido o cancelamento da inscrição profissional da(o) psicóloga(o) que estiver sendo investigada(o) ou processada(o) pelo Conselho Regional de Psicologia.
4. A transferência da inscrição profissional de psicóloga(o) investigada(o)/processada(o) durante o curso de um processo regulamentado por esse Código ensejará a transformação compulsória de sua inscrição primária em secundária perante o Conselho Regional de Psicologia em que tramitar o respectivo processo.
5. Na hipótese da afirmação anterior, será dada ciência da transferência e de suas consequências, por escrito, ao Conselho Regional de Psicologia para onde se pretende transferir a inscrição.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
I. Preços acessíveis, imperdíveis e com resultados rápidos.
II. Método infalível, substituindo coaches e com atendimento individualizado.
III. Fotos e depoimentos de clientes satisfeitos com os serviços, contendo a descrição da demanda.
IV. Divulgação do seu nome completo, a titulação “psicóloga”, número do CRP e formação acadêmica.
Quais estão corretas?
A psicóloga e o psicólogo, ao realizar a publicidade profissional, tanto em meio físico, quanto no meio virtual, nas redes sociais, na sua prática profissional, deverão seguir rigorosamente todos os princípios fundamentais e artigos do Código de Ética Profissional do Psicólogo (CEPP) (1ª parte). Orienta-se que a psicóloga e o psicólogo se certifiquem de que a publicidade profissional tenha cunho sensacionalista e previsão taxativa de resultados para que a captação de clientes seja mais efetiva (2ª parte). Além disso, a publicidade profissional pode propor atividades que sejam atribuições privativas de outras categorias profissionais, aspectos que são validados pelo Art. 20 do CEPP (3ª parte).
Quais partes estão INCORRETAS?
( ) Em caso de interrupção do trabalho do psicólogo, por quaisquer motivos, ele deverá zelar pelo destino dos seus arquivos confidenciais.
( ) Em hipótese alguma o profissional psicólogo poderá repassar seu material para que outro psicólogo dê continuidade ao processo psicológico, mesmo em casos de demissão ou exoneração.
( ) Em caso de extinção do serviço de Psicologia, o psicólogo responsável informará ao Conselho Regional de Psicologia, que providenciará a destinação dos arquivos confidenciais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.