Questões de Concurso Público Prefeitura de Vila Maria - RS 2024 para Assistente Social
Foram encontradas 6 questões
I. O assistente social convive cotidianamente com as mais amplas expressões da questão social, matéria-prima de seu trabalho.
II. A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado.
III. Sendo desigualdade é também rebeldia, por envolver sujeitos que vivenciam as desigualdades e a ela resistem, se opõem.
Quais estão corretas?
I. A partir do Código de Ética de 1975, a defesa dos direitos humanos ganha materialidade no debate da profissão. Assim, de fato, articulações com outros sujeitos políticos, no horizonte do pensamento de esquerda, foram decisivas na aproximação da profissão com as reivindicações por direitos humanos.
II. A defesa dos direitos humanos supõe a construção de possibilidades concretas para sua realização. As desigualdades da sociabilidade burguesa exigem dos grupos e segmentos profissionais comprometidos com os direitos humanos estratégias concretas e cotidianas que contribuam para o aprofundamento da democracia.
III. Um grande passo, dado no ambiente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa (ABEPSS), foi a constituição dos grupos temáticos de pesquisa (GTPs). O tema direitos humanos não é transversal a todos os GTPs, pois se insere exclusivamente a existência de dois GTPs: (1) Ética, Direitos Humanos e Serviço Social e (2) Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Geração, Sexualidades.
Quais estão corretas?
I. O mundo da informação é o mesmo mundo da desinformação. O mundo do avanço tecnológico é o mesmo de uma ciência que serve aos lucros, em que essa tecnologia vira mais uma mercadoria.
II. Essa sociedade, que comemora o aumento dos indicadores de acesso à internet, não é “tão conectada” assim, sendo o mesmo mundo da fome, da miséria, da pobreza extrema, que vivencia a tendência perversa de plataformização das políticas públicas sociais, de retiradas de postos de trabalho humanos, substituindo-os por robôs.
III. A categoria profissional segue na defesa e materialização da Política de Comunicação, que está vinculada ao nosso projeto ético-político profissional e aponta para a direção de comunicação que defendemos, como direito humano, crítica, dialógica, sem preconceitos, acessível e pedagógica.
Quais estão corretas?