Questões de Concurso Público SES-RJ 2024 para Residência Médica e Multiprofissional em Saúde - Área de Atuação - Nutrição

Foram encontradas 16 questões

Q3304652 Nutrição
O trato gastrointestinal abriga uma comunidade bacteriana altamente complexa denominada microbiota, a qual vem sendo apontada como um dos principais fatores reguladores de eventos inflamatórios precoces, associados à obesidade e a alterações metabólicas. Já se encontra bem estabelecido na literatura que a dieta ocidental provoca alterações desfavoráveis na composição da microbiota intestinal, resultando em disbiose, caracterizada pela redução da diversidade bacteriana. Qual(is) a(s) característica(s) da dieta ocidental?
Alternativas
Q3304653 Nutrição
A obesidade contribui diretamente com a incidência de DM2, doença cardíaca isquêmica e HAS na população adulta, sendo indicada a cirurgia bariátrica como um procedimento para tratar de casos em que outros tratamentos foram ineficazes. A introdução da dieta pós-operatória deve ser precoce, sendo indicado o seu início dentro das primeiras 24h após o procedimento cirúrgico. Qual deve ser o tipo de dieta inicial no pós-operatório de cirurgia bariátrica?
Alternativas
Q3304654 Nutrição
Analise a sentença abaixo:

De acordo com a atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2019), estudos evidenciam o declínio do consumo de arroz e feijão entre adultos, o aumento da ingestão de produtos industrializados (principalmente biscoitos e refrigerantes), consumo excessivo de açúcar, mais gorduras saturadas e ingestão insuficiente de frutas, legumes e verduras (1ª parte). Essas condutas configuram um quadro de tendências desfavoráveis a um padrão alimentar saudável e diretamente associado ao aumento das DCNT, em que se destaca a obesidade (2ª parte). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma dieta inadequada é o principal fator de risco para mortalidade precoce ao redor do mundo (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
Alternativas
Q3304655 Nutrição
A dislipidemia é sabidamente um dos fatores de risco CV de maior impacto na aceleração da progressão da aterosclerose. Se considerarmos todas as frações lipídicas, a prevalência de dislipidemia na infância e na adolescência tem se mantido entre 30-40%. Segundo o Estudo ERICA, que avaliou 38 mil adolescentes no Brasil, a prevalência de dislipidemia nesse grupo foi a seguinte: 46% apresentaram concentrações de HDL-colesterol menores que 45 mg/dL, 20,1%, concentrações de CT maiores que 170 mg/dL, 7,8%, concentrações de TG maiores que 130 mg/dL, e 3,5% concentrações de LDL-C maiores que 130 mg/dL. Qual é a orientação nutricional para redução dos triglicerídeos plasmáticos na infância e adolescência? 
Alternativas
Q3304656 Nutrição
O Guia Alimentar para a População Brasileira orienta que a população idosa evite o consumo de alimentos ultraprocessados e traz sugestões de alternativas saudáveis. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Valorize as três principais refeições do dia – café da manhã, almoço e jantar. No almoço e no jantar, oriente que o usuário consuma comida feita na hora, como arroz e feijão, carnes, ovos, legumes e verduras, farinha de mandioca, panquecas, entre outros.

II. Quando necessário, para as pequenas refeições, lembre-se da necessidade aumentada de cálcio e sugira o consumo de leite ou iogurte natural, acompanhados de alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas frescas ou secas, castanhas, tapioca, pamonha, etc.

III. Para aqueles que não gostam de fazer “grandes refeições” no jantar, pode ser uma ótima alternativa o consumo de lanches à base de leite, acompanhados de biscoito/bolacha, pão empacotado e embutidos.

IV. Estimule o consumo de frutas inteiras como sobremesa ou, em menor frequência, sobremesas caseiras, como bolos, tortas e compotas, em vez do consumo de doces ou guloseimas industrializadas.
Alternativas
Q3304657 Nutrição
A orientação nutricional para pré-diabetes e para DM2 deve ter como base a alimentação variada e equilibrada. Sobre o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Em pessoas com pré-DM e sobrepeso ou obesidade, é recomendada a restrição calórica, associada à prática de atividade física para a perda de peso e redução do risco de desenvolver isquemias cardíacas.

( ) O consumo de fibras (10-15 g ao dia), em pessoas com pré-DM, está associado a menor risco de desenvolver DM2.

( ) Pessoas com DM2 que apresentem sobrepeso ou obesidade devem perder, no mínimo, 5% do peso corporal inicial para melhora do controle glicêmico.

( ) A utilização do índice glicêmico e da carga glicêmica para melhorar o controle glicêmico em pessoas com DM2 pode ser considerada quando os alimentos forem consumidos de forma isolada.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3304658 Nutrição
A Insuficiência Cardíaca (IC) é definida como a incapacidade do coração de manter as necessidades metabólicas dos tecidos, por não conseguir sustentar o débito cardíaco adequado. O objetivo da dietoterapia é a manutenção adequada do peso seco, corrigindo a obesidade ou recuperando o peso magro, bem como o tratamento das doenças já preexistentes (diabetes, hipertensão, síndrome metabólica, etc). Qual é a conduta para o tratamento da IC?
Alternativas
Q3304660 Nutrição
O transplante cardíaco é uma cirurgia de grande porte realizada em pacientes, muitas vezes, debilitados do ponto de vista nutricional, em razão da caquexia cardíaca. A terapia nutricional é extremamente importante e engloba três fases do transplante: pré-transplante, pós-transplante imediato e pós-transplante tardio. No período pós-transplante tardio e imediato, a terapia nutricional tem por objetivos:

I. Reduzir riscos de infecção. II. Garantir oferta nutricional e repor as reservas corporais perdidas. III. Promover uma boa cicatrização. IV. Prevenir e/ou minimizar os efeitos colaterais da imunossupressão.


Quais estão corretos?
Alternativas
Q3304661 Nutrição
Em relação às recomendações nutricionais na diarreia, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A principal terapia é hidratação, principalmente oral, com soluções contendo água, açúcar e sal.

( ) É indicada a ingestão de preparações brandas.

( ) É comum a ocorrência de intolerância à lactose secundária em um quadro de diarreia, mas a exclusão da lactose não é indicada, pois há necessidade de contínua reposição de cálcio.

( ) Há evidências clínicas que apoiam o uso de probióticos na prevenção da diarreia aguada associada ao uso de antibióticos.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3304662 Nutrição
As definições de aleitamento materno são adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e reconhecidas no mundo inteiro. Sobre as classificações do aleitamento materno, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Aleitamento materno complementado é quando a criança recebe, além do leite materno, qualquer alimento sólido ou semissólido com a finalidade de substituí-lo.

( ) Aleitamento materno exclusivo é quando a criança recebe somente leite materno, direto da mama ou ordenhado, ou leite humano de outra fonte, sem outros líquidos ou sólidos, com exceção de gotas ou xaropes contendo vitaminas, sais de reidratação oral, suplementos minerais ou medicamentos.

( ) Aleitamento materno predominante é quando a criança recebe, além do leite materno, água ou bebidas à base de água (água adocicada, chás, infusões, etc.), sucos de frutas e fluidos rituais.

( ) Aleitamento materno é quando a criança recebe leite materno (direto da mama ou ordenhado), independentemente de receber ou não outros alimentos.

( ) Aleitamento materno misto ou parcial é quando a criança recebe leite materno e leites vegetais (soja e castanha).


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3304664 Nutrição
O ovo é fonte alimentar de colesterol, pobre em ácidos graxos SAT e com alta densidade nutricional. O ovo de galinha (50 g) contém proteína de alto valor biológico (7,5 g), gordura saturada (1,6 g), gordura mono (1,8 g), gordura poli (0,9 g) e cerca de 200 mg de colesterol. A gema do ovo é, ainda, rica em colina (147 mg), nutriente essencial para o(s) ________ e para as funções ________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3304665 Nutrição
Sobre o uso da gordura trans, analise as assertivas abaixo:

I. Para a indústria de alimentos, gera redução de custo, maior tempo de prateleira, alto ponto de fusão e ampla possibilidade de utilização.

II. Sua associação com o aumento de risco cardiovascular ainda não está claramente estabelecida, de forma que diversas diretrizes internacionais, bem como nacionais, recomendam sua exclusão gradual da dieta.

III. A redução das doenças crônicas não transmissíveis é um dos objetivos da Estratégia Global para Promoção da Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde da OMS, que, de acordo com diretrizes internacionais, recomenda a exclusão da gordura trans da dieta.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3304667 Nutrição
Recomenda-se que a ingestão de sódio seja limitada a aproximadamente ______ por dia (equivalente a cerca de ______ de sal por dia) na população em geral. A redução eficaz do sal não é fácil. Convém recomendações para se ter muito cuidado com a quantidade de sal adicionado e com os alimentos com alto teor de sal (produtos industrializados e processados).

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q3304669 Nutrição
Segundo a Diretriz Brasileira de Terapia Nutricional no Paciente Grave, a glicemia-alvo de pacientes em uso de NP, no caso de pacientes clínicos sob cuidados intensivos, deve ser entre: 
Alternativas
Q3304670 Nutrição
Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), a assistência nutricional ao paciente oncológico adulto nos períodos pré e pós-operatórios tem como objetivos:

I. Preparar o paciente para a cirurgia, com prevenção da piora nutricional e promoção da melhora das respostas cicatricial e imunológica.

II. Iniciar com o diagnóstico nutricional e preparar o paciente para o trauma cirúrgico que segue.

III. Iniciar o tratamento nutricional depois da cirurgia, com a meta de reduzir complicações pós-operatórias, tempo de internação, mortalidade e custos hospitalares.


Quais estão corretos?
Alternativas
Q3304671 Nutrição
Segundo o INCA, as condutas consensuadas sobre a periodicidade de triagem e avaliação nutricional para o paciente oncológico adulto, nos períodos pré e pós-operatórios, devem ser:

I. No ambulatório – sem risco nutricional: em até 30 dias.
II. Internado: na admissão hospitalar ou em até 48 horas.
III. Durante a internação: mensalmente.


Quais estão corretas?
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: B
5: E
6: C
7: A
8: E
9: A
10: A
11: C
12: B
13: A
14: E
15: D
16: D