Questões de Concurso Público SES-RJ 2024 para Residência Multiprofissional - Enfermagem em Saúde da Família
Foram encontradas 20 questões
Coluna 1
1. Vermelho.
2. Amarelo.
3. Verde.
4. Azul.
Coluna 2
( ) Diarreia e vômitos, sinais de desidratação, sem instabilidade hemodinâmica persistente, letargia, mucosa ressecada e turgor cutâneo.
( ) Cefaleia, dor intensa, rigidez de nuca, náusea/vômito, alteração do estado mental e sinais neurológicos focais (paresia, afasia).
( ) Trauma leve, contusões, escoriações, ferimentos que não requerem fechamento, mialgia e distensões.
( ) Sintomas gripais, dor de garganta, dor de ouvido, tosse produtiva, rinorreia purulenta, febre <38,5 ºC e mialgia.
( ) Queimaduras de 1º grau, <10% em área não crítica, feridas com febre e miíase com infestação intensa.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A equipe de saúde deverá acolher a puérpera e seu acompanhante com respeito, escutando atentamente suas dúvidas, queixas e expectativas e procurando esclarecê-las, com o cuidado de não repassar informações em demasia.
( ) Um olhar criterioso tem que ser prestado no período puerperal, visto que a morbimortalidade materna e neonatal é preponderante nas primeiras semanas após o parto, assim, a prestação de um cuidado integral e o envolvimento de todos os profissionais corroboram para a qualidade de saúde do binômio, prevenindo riscos presumíveis.
( ) Visitas domiciliares não são recomendadas na primeira semana após a alta, tendo em vista a acomodação familiar no seu novo período e contexto.
( ) Deve-se atentar para condições psicossocioemocionais, em especial aos sintomas de baby blues, muito frequente nesse período, caracterizado por quadro de depressão moderada a grave no período pós-parto.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. A precisão exige que as informações no prontuário sejam claras, com dados subjetivos ou objetivos, indicando se foram observadas ou relatadas pelo paciente, podendo utilizar abreviações e símbolos aceitos pela instituição, de modo a garantir a interpretação precisa e adequada da informação.
II. A confidencialidade permite que qualquer membro da equipe hospitalar acesse as informações do prontuário, garantindo a troca de informações.
III. A eficácia dos registros consiste em garantir que contenham todas as informações pertinentes e completas para a continuidade do atendimento ao paciente.
IV. Entre as finalidades dos registros, estão: partilha de informações, garantia de qualidade, relatório permanente, evidência legal, ensino e pesquisa, e auditoria.
I. É necessário que a Atenção Básica tenha alta resolutividade, com capacidade clínica e de cuidado e incorporação de tecnologias duras, além da articulação com outros pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS).
PORQUE
II. Isso evita a exposição das pessoas a consultas e/ou procedimentos desnecessários e organiza o acesso, induz o uso racional dos recursos em saúde, impede deslocamentos desnecessários e traz maior eficiência e equidade à gestão das listas de espera.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I. A higiene das mãos é considerada a medida isolada mais eficaz para prevenir Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) e deve ser realizada antes e após o contato com o paciente, podendo ser dispensada quando o profissional utiliza luvas durante todo o procedimento.
II. A profilaxia antimicrobiana é recomendada rotineiramente para todos os pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos, independentemente do risco de infecção, pois visa reduzir o desenvolvimento de infecções hospitalares.
III. A limpeza e a desinfecção de superfícies próximas ao paciente, especialmente aquelas com contato frequente, são essenciais para prevenir a transmissão de microrganismos e devem ser realizadas regularmente e após procedimentos de alto risco.
IV. A troca de cateteres vasculares e urinários deve ser feita em intervalos regulares e fixos, independentemente de sinais de infecção ou de complicações, para prevenir a proliferação de microrganismos e reduzir o risco de infecções.
Quais estão corretas?
I. A PNAISC destaca a importância do desenvolvimento infantil e preconiza que todas as crianças sejam avaliadas regularmente quanto aos marcos de desenvolvimento, com intervenções direcionadas apenas quando houver atrasos significativos identificados em avaliações formais.
II. Um dos eixos estratégicos da PNAISC é o fortalecimento da atenção às doenças prevalentes na infância, como as doenças respiratórias e diarreicas, com ênfase na educação em saúde para pais e cuidadores sobre o manejo adequado e preventivo dessas condições.
III. A PNAISC prevê que a atenção às crianças em situação de vulnerabilidade, como aquelas em situação de rua, deve ser prioritária na Atenção Básica, com foco em estratégias de vinculação e promoção de acesso aos serviços de saúde.
IV. Em relação à saúde nutricional, a PNAISC recomenda o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses e a continuidade até os 2 anos ou mais, associada à introdução gradual de alimentação complementar saudável e culturalmente adequada.
Quais estão corretas?