Questões de Concurso Público SES-RJ 2024 para Residência Multiprofissional - Farmácia
Foram encontradas 20 questões
1. O acolhimento ou a identificação da demanda, que pode advir do encaminhamento do paciente, da busca ativa, da demanda espontânea, entre outros.
2. A identificação das necessidades de saúde, o que exigirá a coleta de dados do paciente e a identificação de problemas, por meio da realização da anamnese farmacêutica e da verificação de parâmetros clínicos, quando necessário.
3. A anamnese farmacêutica pode ser compreendida como o procedimento de coleta de dados sobre o paciente, realizado pelo farmacêutico, por meio de entrevista, com a finalidade de conhecer sua história de saúde, elaborar o perfil farmacoterapêutico e identificar suas necessidades relacionadas à saúde.
4. O delineamento e a implantação de um plano de cuidado compartilhado com o paciente, que inclui as intervenções e condutas necessárias à resolução dos problemas.
5. A avaliação dos resultados alcançados e a evolução do paciente, o que exigirá a organização de consulta de retorno ou contato com o paciente, após a implantação do plano de cuidado.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
( ) Recusar o fornecimento de medicamentos a estabelecimentos que não cumpram os requisitos legais para aquisição é um direito do farmacêutico.
( ) O farmacêutico, durante o tempo em que permanecer inscrito em um CRF, não estando no exercício efetivo da profissão, fica impedido de supervisionar os colaboradores para atuarem no auxílio ao exercício das suas atividades.
( ) Quando atuando no serviço público, é permitido ao inscrito no CRF cobrar ou receber remuneração do usuário do serviço.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) A prática da prescrição farmacêutica deverá estar fundamentada em conhecimentos e habilidades clínicas que abranjam boas práticas de prescrição, fisiopatologia, semiologia, comunicação interpessoal, farmacologia clínica e terapêutica.
( ) A presente resolução permite ao farmacêutico modificar a prescrição de medicamentos do paciente, emitida por outro prescritor, sem a necessidade de comunicar ao prescritor ou justificar o motivo da alteração.
( ) O ato da prescrição farmacêutica só é permitido em Unidades Básicas de Saúde situadas em regiões de difícil acesso geográfico.
( ) Na prescrição farmacêutica, além da descrição da terapia farmacológica, deverão constar componentes mínimos como a data e local da prescrição, nome completo e contato do paciente, nome completo do farmacêutico, assinatura e número de registro no Conselho Regional de Farmácia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Participar dos processos de gestão da informação, infraestrutura física e tecnológica, bem como da gestão de recursos humanos, não é competência do farmacêutico nas atividades de assistência e cuidado.
II. Visando à qualidade e aos melhores resultados em saúde, os desfechos das ações farmacêuticas realizadas deverão ser periodicamente avaliados através de indicadores.
III. Cabe ao farmacêutico estabelecer, em conjunto com outros profissionais, um sistema eficiente, eficaz e seguro de distribuição e dispensação de medicamentos e demais tecnologias em saúde, garantindo a rastreabilidade desde a entrada na unidade até o uso no paciente.
Quais estão corretas?
1. A aquisição de medicamentos é a atividade mais importante da Assistência Farmacêutica, pois é a partir dela que são desenvolvidas as demais atividades. E quando é bem conduzida, promove a racionalização dos custos e maior otimização dos recursos disponíveis.
2. A seleção de medicamentos deve ser formalizada por meio de portaria ou resolução específica, com a divulgação dos critérios técnicos utilizados para inclusão e exclusão dos medicamentos.
3. Recebimento, estocagem, segurança e conservação dos medicamentos, bem como o controle de estoque, são atividades que compõem a etapa de armazenamento.
4. A programação de medicamentos tem como objetivo garantir a disponibilidade dos medicamentos previamente selecionados nas quantidades adequadas e no tempo oportuno para atender as necessidades da população e deve ser ascendente, levando em conta as necessidades locais de cada serviço de saúde.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. Atuar no planejamento, aquisição, controle de estoque e dispensação de antídotos para assegurar o tratamento adequado de intoxicações agudas são algumas das atribuições do farmacêutico na área de toxicologia.
II. Por ser uma atribuição médica, é vetado ao farmacêutico assumir responsabilidade técnica relacionada ao âmbito da toxicologia, no setor público ou privado.
III. O farmacêutico pode participar do desenvolvimento de sistemas de informação, toxicovigilância, estudos de utilização e elaboração de bancos de dados epidemiológicos, assim como notificar eventos tóxicos.
Quais estão corretas?
I. O farmacêutico hospitalar assume maior responsabilidade com a farmacoterapia e atua como promotor do uso racional de medicamentos, desenvolvendo ações direcionadas para as necessidades do paciente.
II. A Farmácia Hospitalar tem como missão oferecer assistência farmacêutica com critérios de qualidade e custo-efetividade, atender às necessidades farmacoterápicas dos usuários do hospital, garantir uma terapia segura e efetiva que melhore a qualidade de vida dos indivíduos e atuar de forma integrada às diretrizes e políticas da Instituição.
III. Cabe ao farmacêutico hospitalar, além de assumir ações clínico-assistenciais, reduzir custos, utilizar eficientemente a tecnologia e os recursos humanos, e desenvolver sistemas seguros de utilização de medicamentos.
Quais estão corretas?