Questões de Concurso Público SES-RJ 2024 para Residência Multiprofissional - Psicologia

Foram encontradas 20 questões

Q3182474 Psicologia
Em seus estudos, Medeiros, Bernardes e Guareschi (2005) estudam o conceito de saúde e suas implicações nas práticas psicológicas. Considerando o conceito de saúde conforme as contribuições das autoras, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3182475 Psicologia
Em seu artigo, “O Conceito de Saúde e suas Implicações nas Práticas Psicológicas” (2005), Medeiros, Bernardes e Guareschi percorrem a relação entre Psicologia e Saúde, questionando e abordando como se conformam determinados modos de subjetivação através de evoluções históricas. Considerando os estudos das autoras, analise o trecho abaixo:

Historicamente, as tecnologias _____________ foram tecnologias desenvolvidas: “para que os sujeitos sirvam melhor às instituições, que, assim como os produzem, os envolvem de tal forma que eles não mais conseguem ‘pensar-se’, ‘conhecer-se’, ‘observar-se’ sem a mediação desse vetor – as instituições. (...) “Essas tecnologias produzem sujeitos de uma engrenagem, peças que constituirão um todo e, porque se experimentam como parte de um todo, também se experimentam como indispensáveis à manutenção desse todo”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3182476 Psicologia
Considerando as contribuições de Ianconelli (2020) a respeito das noções de parentalidade, suas relações e implicações na produção de subjetividade, no âmbito social e na prática clínica, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Abordar a parentalidade a partir da psicanálise visa colocar em primeiro plano a importância de escutar como a angústia emerge no fenômeno parental em cada sujeito, de um lado, e as respostas que a cultura tem produzido diante desse fenômeno em nossa época, de outro.
( ) A clínica com gestantes e com mães e pais de bebês têm evidenciado que as transformações do corpo na perinatalidade e os movimentos subjetivos necessários à construção do lugar parental exigem um trabalho psíquico intenso e, muitas vezes, produzem efeitos disruptivos, perturbando diversas áreas da vida.
( ) Em todos os períodos históricos anteriores ao atual, a maternidade e os cuidados com as crianças sempre foram tidos como tarefa individual prioritariamente feminina.
( ) A parentalidade engendra um espectro de acontecimentos mapeáveis em diferentes níveis, e isso pode nos servir para limitar ruídos na escuta das singularidades, mas não para generalizá-los. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3182477 Psicologia
Neto e Kind (2010) nos apresentam em seu estudo sobre práticas grupais desenvolvidas por Equipes de Saúde da Família (ESF) nas quais apresentam evoluções, mudanças de enfoque e tensões entre os dispositivos de consulta individual e das práticas de grupo. Considerando o resultado de suas investigações e suas contribuições, analise as assertivas abaixo:

I. O dispositivo Consulta Individual se apresenta como marcado pelo foco na doença, que o dispositivo “práticas de grupo” ajuda a desfocar, trazendo à tona outras dimensões de vida associadas à promoção de saúde.
II. Há uma compreensão de que, no atendimento individual, opera um descentramento em relação ao foco na patologia, próprio do atendimento em grupo.
III. O clima menos formal e mais afetivo, promovido pelo dispositivo de “práticas de grupo”, foi apontado como fator facilitador de mudanças nos modos de viver dos usuários atendidos.
IV. Os dados revelaram impactos das práticas grupais no aumento de consultas individuais, dado que, na situação grupal, é mais fácil identificar os(as) usuários(as) que necessitavam acompanhamento individualizado.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3182478 Psicologia
Em seu artigo “Práticas grupais como dispositivo na promoção de saúde”, Neto e Kind (2010) apontam os efeitos das práticas grupais nas populações investigadas. Quanto aos efeitos encontrados pelos sujeitos entrevistados no estudo citado, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3182479 Psicologia
No livro “A psicanálise em situações sociais críticas: metodologia clínica e intervenções” (Broide, 2015), são apresentadas características e potencialidades das intervenções grupais frente a situações de exclusão e extrema violência social a partir do enfoque psicanalítico. Segundo os aportes da obra, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) A fala de cada participante no grupo emerge do entrecruzamento entre a horizontalidade do grupo, a verticalidade da história pessoal e a transversalidade das relações conscientes e inconscientes presentes na dinâmica grupal.
( ) O motivo da existência de um grupo, os dias em que este ocorre, bem como o papel de cada integrante são elementos que fazem parte do enquadre ou contrato do grupo, e este deve ser claro, pressupondo a explicitação da tarefa a ser realizada.
( ) Criar grupos baseados em patologias ou em situação de vulnerabilidade social é a melhor forma de atender as demandas específicas dos sujeitos atendidos, pois diminui o mal-estar provocado pela situação grupal.
( ) O único papel previamente instituído nas situações grupais é o do coordenador. Este ocupa a função de moderar o desenvolvimento do grupo e, portanto, é estabelecido anteriormente e deve assim se manter.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3182480 Psicologia
Na obra “A psicanálise em situações sociais críticas: metodologia clínica e intervenções” (Broide, 2015), é apresentado a ancoragem como uma noção metodológica para auxiliar os profissionais a lidarem com as situações de exclusão e vulnerabilidade extremas. Considerando suas contribuições, analise as assertivas abaixo:

I. A metodologia baseada na ancoragem implica o exercício baseado em uma escuta qualificada e na consideração da relação transferencial estabelecida entre o técnico e a pessoa que ele atende.
II. A metodologia baseada na ancoragem demanda que a intervenção se dê no ambiente da instituição para que se configure o atendimento, pois depende do enquadre terapêutico definido.
III. Na metodologia baseada na ancoragem, deve estruturar-se na aproximação do sujeito à sua família, pois são os seus membros que apoiam o sujeito e o mantêm “amarrado à vida”.

Quais estão INCORRETAS?
Alternativas
Q3182481 Psicologia
Conforme Badinter (1980): “Ao se percorrer a história das atitudes maternas, nasce a convicção de que o instinto materno é um mito. Não encontramos nenhuma conduta universal e necessária da mãe. Ao contrário, constatamos a extrema _________ de seus sentimentos, segundo sua cultura, ambições ou frustrações. Como, então, não chegar à conclusão, mesmo que ela pareça cruel, de que o amor materno é apenas um sentimento e, como tal, essencialmente contingente?”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3182482 Psicologia
Considerando a abordagem sobre o racismo na obra “Como e por que as desigualdades sociais fazem mal à saúde?”, de Barata (2009), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3182483 Psicologia
Em seus estudos, Barata (2009) analisa a intersecção entre relações de gênero, saúde e desigualdade social. Considerando suas contribuições, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3182484 Psicologia
Considerando as reflexões de Amarante e Nunes (2018) acerca das políticas de saúde mental e de atenção psicossocial no Brasil, analise as assertivas a seguir:

I. As políticas de saúde mental e de atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS) guardam relação direta com a Reforma Sanitária e com o processo de transição democrática no Brasil.
II. O Movimento dos Trabalhadores em Saúde Mental (MTSM) foi o primeiro coletivo organizado com o propósito de pensar alternativas para o modelo de assistência psiquiátrica vigente no Brasil.
III. A participação da sociedade na elaboração e na construção das políticas de saúde mental foi pouco explorada pelos atores responsáveis pela reforma psiquiátrica brasileira.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3182485 Psicologia
Considerando o que Regina Benevides de Barros (1997) discute no texto “Dispositivos em ação: o grupo”, analise a sentença abaixo:

Uma das características de um dispositivo é seu caráter ativo, ou seja, dispositivo é aquilo que contém disposição (1ª parte). Ao funcionar como um dispositivo, o grupo propicia movimentos e possibilidades de criação (2ª parte). A busca por um modo de funcionamento pautado pelas regras e pelos padrões normativos é o objetivo principal ao ser alcançado por um grupo-dispositivo (3ª parte).

Quais partes estão corretas? 
Alternativas
Q3182486 Psicologia
O texto “Referências técnicas para atuação de psicólogas(os) na atenção básica à saúde” (CFP, 2019) apresenta e reflete sobre o papel dos psicólogos no nível primário de atenção à saúde. São ações que podem ser desenvolvidas pela Psicologia nesse espaço de atuação:

I. Apoio matricial.
II. Discussão de casos.
III. Grupos.
IV. Articulação de rede.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3182487 Psicologia
De acordo com Broide (2015), o trabalho do psicanalista nas periferias apresenta desafios teóricos e metodológicos para o seu desenvolvimento. Considerando as ideias do autor neste texto, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3182488 Psicologia
Considerando os conceitos apresentados no “Guia prático de matriciamento em saúde mental”, de Chiaverini et al. (2011), “No Brasil, as equipes __________ funcionam como equipes de referência interdisciplinares, atuando com uma responsabilidade sanitária que inclui o cuidado longitudinal, além do atendimento especializado que realizam concomitantemente. E a equipe __________, no caso específico desse guia prático, é a equipe de saúde __________”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q3182489 Psicologia
De acordo com Antonio Lancetti (2006), em relação à Clínica Peripatética, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3182490 Psicologia
Tomando como base o texto do “Guia prático de matriciamento em saúde mental”, de Chiaverini et al. (2011), analise as assertivas abaixo:

I. Etapa de construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS), a análise da rede de apoio é importante para que a equipe de saúde saiba com quais recursos pode contar para construir uma rede continente para o usuário.
II. Diante de uma história de abuso sexual na infância, pode ser necessária a articulação intersetorial com o Conselho Tutelar ou com a Vara de Família, por exemplo, buscando-se a garantia dos direitos da criança em acompanhamento pela equipe de saúde.
III. De acordo com o desenho da política de saúde mental vigente no Brasil, pessoas com transtornos mentais graves e persistentes não devem ser acompanhadas pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), e sim pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3182491 Psicologia
O material do Conselho Federal de Psicologia que trata das “Referências Técnicas para atuação de psicólogas(os) na Atenção Básica à Saúde” (CFP, 2019) apresenta reflexões e diretrizes para o trabalho de profissionais da Psicologia neste ponto da rede de atenção. Considerando o que é apresentado neste texto, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O acolhimento realizado pelas equipes de Atenção Básica requer postura classificatória e hierarquizante por parte dos profissionais de saúde, uma vez que este é a porta de entrada do usuário no serviço.
II. A integração entre trabalhadores de diferentes áreas de formação, tais como médicos, enfermeiros e psicólogos, caracteriza a ação de educação permanente, e esta é uma diretriz de trabalho específica da Atenção Básica à Saúde.
III. O apoio matricial exige que o profissional matriciador desenvolva postura hierárquica, disciplinar e normativa em relação à equipe de referência.
Alternativas
Q3182492 Psicologia
De acordo com o que é discutido no texto “Práticas grupais como dispositivo na promoção da saúde”, de Neto e Kind (2010), analise as assertivas abaixo:

I. A maior parte dos profissionais entrevistados relatou ter recebido treinamento sobre coordenação de grupos antes de iniciar o trabalho grupal com os pacientes.
II. Enquanto as consultas individuais apresentam maior foco na doença, os atendimentos em grupo auxiliam a desfocar o olhar sobre a patologia, trazendo à tona outras dimensões de vida associadas à promoção da saúde.
III. Consultas individuais podem ser substituídas por atividades em grupo, sem nenhum prejuízo para o paciente.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3182493 Psicologia
Levando em conta o percurso histórico e epistemológico que analisa a construção das políticas públicas de saúde mental e atenção psicossocial no SUS realizado por Amarante e Nunes (2018), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Um dos grandes avanços conquistados pela Reforma Psiquiátrica no Brasil foi a diminuição expressiva do número de leitos em hospitais psiquiátricos.
( ) A diminuição no número de leitos psiquiátricos não foi acompanhada pela criação de serviços substitutivos ao manicômio, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o que levou a um grave cenário de desassistência na saúde mental no Brasil nos últimos anos.
( ) A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), instituída através da Portaria GM/MS nº 3.088/2011, representou um retrocesso para a saúde mental no Brasil, uma vez que retirou recursos financeiros dos manicômios e investiu apenas em serviços de base territorial e comunitária.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: D
5: A
6: E
7: D
8: C
9: B
10: D
11: B
12: C
13: E
14: A
15: A
16: E
17: C
18: A
19: B
20: D