Questões de Concurso Público SIMAE - SC 2024 para Administrador

Foram encontradas 13 questões

Q2507469 Administração Geral
Em Chiavenato (2020), as teorias da motivação são classificadas em duas abordagens diferentes: a primeira, as teorias de conteúdo, e a segunda, as teorias de processos. Segundo o autor, entre as teorias de conteúdo está uma teoria cuja hipótese básica é que, em cada pessoa, existe uma hierarquia de cinco necessidades humanas: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização. Qual é o nome dessa teoria? 
Alternativas
Q2507474 Administração Geral
Carlos é líder de uma equipe de trabalho em sua empresa e, em relação ao processo decisório, ele permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou grupais, e delas participa apenas quando solicitado pelo grupo. Em relação à programação dos trabalhos, Carlos, quando solicitado pelo grupo, repassa as informações e orientações necessárias. No que se refere à divisão do trabalho, das tarefas e à escolha dos colegas, são efetuadas pelo grupo, sem participação de Carlos. No que diz respeito ao comportamento como líder, Carlos assume o papel de membro do grupo e atua somente quando é solicitado. Sendo assim, com base em Chiavenato (2020), é correto afirmar que as condutas de Carlos caracterizam o estilo: 
Alternativas
Q2507475 Administração Geral
Diferentes problemas ou oportunidades exigem diferentes tipos de decisão. Para Chiavenato (2020), existem dois tipos básicos de decisão administrativa que são aplicadas para problemas rotineiros e não rotineiros: as decisões programadas e as não programadas. Segundo o autor, as decisões programadas podem ser tomadas por meio de técnicas tradicionais ou de técnicas modernas. Nesse sentido, entre essas técnicas modernas para esse tipo de tomada de decisão estão, EXCETO: 
Alternativas
Q2507476 Administração Geral
Chiavenato (2020) define que o processo de solução de problemas é um processo de tomada de decisão, pois segue aproximadamente as mesmas etapas dele. Segundo o autor, existem várias técnicas para solucionar problemas, e entre as mais importantes está uma cuja utilidade é identificar as causas que geram os efeitos e, sobretudo, as causas das causas. Essa metodologia é baseada em quatro categorias (4M) de problemas: método, mão de obra, material e máquina. No nível operacional da organização, se utilizam quatro categorias (4P): política, procedimentos, pessoal e planta (layout), e não é utilizada no nível estratégico. Essa técnica é mais conhecida como: 
Alternativas
Q2507484 Administração Geral
Segundo Maximiano (2017), a passagem para o século XX foi um momento de grandes transformações tecnológicas, econômicas e sociais. Nos Estado Unidos e na Europa, as empresas industriais expandiram-se aceleradamente para fornecer novos produtos e serviços que haviam sido criados e que as pessoas desejavam, nascendo daí a necessidade de estudar e criar soluções para lidar com enormes quantidades de recursos humanos e materiais de todos os tipos que essas empresas e os governos passaram a mobilizar. Foi essa a origem do grande avanço que hoje conhecemos como escola clássica da administração. Sendo assim, as principais ideias da administração no início do século XX tiveram os seguintes expoentes dessa escola clássica, com suas respectivas contribuições, EXCETO: 
Alternativas
Q2507485 Administração Geral
Maximiano (2017) define que muitas das teorias e técnicas usadas para administrar as organizações da atualidade são ideias que evoluíram de práticas do passado. Países, exércitos e organizações religiosas vêm há muito tempo criando soluções para lidar com recursos e realizar objetivos. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando cada origem com a sua respectiva contribuição.

Coluna 1
1. Grécia.
2. Roma.
3. Exército romano.
4. Exército assírio. 

Coluna 2 
( ) Logística: depósitos de suprimentos, coluna de transportes e companhias para construção de pontes.
( ) A administração de império multinacional, formação de executivos, grandes empresas privadas e exército profissional.
( ) O alistamento de profissionais, regulamentação, burocratização, planos de carreira e organização.
( ) A democracia, a ética e a qualidade, e o método científico.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2507486 Administração Geral
Em Chiavenato (2021), para fazer análise comparativas das organizações, os estruturalistas formulam tipologias de organizações para classificá-las em tipos com características distintivas em comum, sendo que as duas tipologias mais importantes são: tipologia de Etzioni e tipologia de Blau e Scott. A tipologia de Blau e Scott baseia-se no beneficiário principal, ou seja, de quem se beneficia com a organização. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de organização de Blau e Scott com os respectivos beneficiários.

Coluna 1
1. Associações de benefícios mútuos.
2. Organizações de interesses comerciais.
3. Organizações de serviços.
4. Organizações de Estado.

Coluna 2 

( ) Organizações religiosas e agências sociais.
( ) Instituições jurídicas e penais e saneamento básico.
( ) Sociedades anônimas ou sociedades de responsabilidade limitada.
( ) Associações profissionais e cooperativas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q2507487 Administração Geral
De acordo com Chiavenato (2020), o poder em uma organização é a capacidade de afetar e controlar as ações de decisões de outras pessoas, mesmo quando elas possam resistir. Analise as afirmações que seguem, relacionadas à autoridade e à delegação:

1. A autoridade é o direito formal e legítimo de tomar decisões, dar ordens e alocar recursos para alcançar objetivos organizacionais desejados.
2. A autoridade apresenta como uma de suas características principais ter que ser aceita pelas pessoas, principalmente pelos subordinados, como direito legítimo de decidir e dar ordens.
3. A autoridade é formalmente estabelecida pela organização pelo poder legitimado e a cadeia de comando reflete a hierarquia de autoridade que existe na organização.
4. A delegação é o processo pelo qual o gestor transfere autoridade e responsabilidade aos seus subordinados na hierarquia.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Q2507488 Administração Geral
Segundo Chiavenato (2020), o grau de centralização/descentralização refere-se a quanto a autoridade para tomar decisões está concentrada no topo ou dispersada na base da empresa. Sendo assim, analise as assertivas que seguem, relacionadas às vantagens da descentralização.

I. Agilidade: quando o processo decisório é empurrado para o nível local, a organização responde mais rapidamente aos clientes e às condições locais.
II. Novas tecnologias: A TI permite descentralização da autoridade com mais precisão e agilidade.
III. Controle: a descentralização constitui o melhor método de controlar e coordenar as atividades da organização.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q2507490 Administração Geral
Segundo Chiavenato (2021), as funções administrativas envolvem os elementos da Administração, que são as funções do administrador, e entre elas está a(o) _____________, que significa visualizar o futuro e traçar o programa de ação.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q2507491 Administração Geral
Para Santos (2014), a departamentalização é determinada de acordo com os critérios de melhor atendimento aos objetivos organizacionais. Sendo assim, analise o organograma abaixo, que representa um tipo de departamentalização em um governo municipal do tipo câmara-administrador:
Imagem associada para resolução da questão

O organograma acima representa que tipo da departamentalização encontrado na organização pública de governo municipal? 
Alternativas
Q2507493 Administração Geral
Segundo Chiavenato (2020), a administração estratégica se sustenta em cinco pilares básicos envolvendo toda a empresa, a saber:

1. Estratégia: é “como” a organização se comporta.
2. Competências: constituem a “energia” que alimenta o processo.
3. Recursos: são os “meios” utilizados.
4. Cultura: são as crenças que definem o “porquê” do processo.
5. Estrutura: constitui a base, a plataforma em que se assenta a estratégia.

O resultado da somatória dos números correspondentes aos itens corretos é:
Alternativas
Q2507494 Administração Geral
Oliveira (2013), em relação ao planejamento estratégico, apresenta as seguintes definições:

1. Missão é a razão de ser da empresa. Nesse ponto, procura-se determinar qual o negócio da empresa, por que ela existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro.
2. Propósitos são os compromissos que a empresa se impõe no sentido de cumprir sua missão. Representam grandes áreas de atuação selecionadas no contexto da missão estabelecida. Correspondem à explicitação de posições ou áreas de atuação planejadas para toda a empresa, devidamente aceitas por seus acionistas e executivos como desejáveis e possíveis.
3. Objetivo é o alvo ou a situação que se pretende alcançar.
4. Estratégia, em uma empresa, é o processo em que os indicadores, parâmetros e critérios de avaliação, bem como a realidade atual as atividades, ficam disponíveis para acompanhamento e possível intervenção de todos os demais envolvidos, de forma direta ou indireta, nas atividades consideradas.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: E
5: E
6: A
7: D
8: E
9: B
10: C
11: A
12: E
13: B