Questões de Concurso Público SMS de São Paulo - SP 2024 para Residência Multiprofissional em Neonatologia - Psicologia
Foram encontradas 40 questões
“Um dos grandes impulsos que a saúde pública vem oferecendo à Psicologia nos últimos anos é a necessidade constante de _____________ e também interdisciplinar, forçando-nos a uma quebra paradigmática importante. A quebra reside no ponto de partida: toda atenção psicológica em saúde depende de um olhar sociológico sobre a constituição de sujeito e produção de sintomas, o que tem nos levado à superação de modelos _____________ e pretensamente universais na explicação dos fenômenos psicológicos” (p. 32).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
( ) Os preceitos da Reforma Psiquiátrica contemplam promover transformações no imaginário social e nas práticas discursivas sobre loucura, diversidade e diferença.
( ) O processo da Reforma Psiquiátrica se reduz à formulação ou reformulação de serviços e tecnologias de cuidado, não incluindo uma gama ampla de iniciativas ou produções, tais como estratégias e dispositivos políticos, sociais e culturais.
( ) Na década de 1970 e parte de 1980, o movimento da Reforma Psiquiátrica desenvolveu o pensamento crítico à institucionalização da loucura. Os conceitos de institucionalismo, poder institucionalizante e instituição total predominavam nos discursos de então.
( ) No marco da Reforma Psiquiátrica, os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) cumprem a função inédita de oferecer cuidado intensivo a usuários com quadro psiquiátrico grave sem lançar mão da hospitalização ou do frágil modelo ambulatorial.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Tem como objetivos: atender pessoas de todas as faixas etárias; proporcionar serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana; e ofertar assistência a urgências e emergências, contando com leitos de observação.
II. Devem priorizar processos de trabalho em espaços individuais.
III. Não devem ofertar cuidados às famílias de usuários vinculados aos serviços prestados.
IV. Devem articular-se com a Rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da Região de Saúde a que pertença, para acompanhamento compartilhado de casos quando necessário.
Quais estão INCORRETAS?
( ) Para a(o) profissional, é fundamental não apenas conhecer a Rede de atendimento à mulher em situação de violência na perspectiva do seu mapeamento, mas também de suas fragilidades e as possibilidades de resolutividade.
( ) Todas as possibilidades de atuação devem pautar-se pelo fortalecimento do protagonismo das mulheres e pelo entendimento multidimensional da violência, como produto das relações desiguais legitimadas e produzidas nas diferentes sociedades.
( ) A formalização de uma denúncia por meio de boletim de ocorrência é, acima de tudo, um dever da mulher, a ser informado pelas(os) profissionais envolvidas(os), podendo ser imposto como condição para o atendimento.
( ) Conceitualmente, a ideia de mulher vítima de violência foi substituída pela de mulher em situação de violência. A explicitação de que a situação de violência pode ser rompida não implica necessariamente condição de subalternidade presente no conceito de vítima, e ainda sugere possibilidades de saída e resolução do conflito.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. São direitos das pessoas acometidas de transtorno mental ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis e ser tratada, preferencialmente, em serviços comunitários de saúde mental.
II. É de responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais.
III. O tratamento visará, como finalidade permanente, a reinserção social do paciente em seu meio.
IV. Pesquisas científicas para fins diagnósticos ou terapêuticos não poderão ser realizadas sem o consentimento expresso do paciente ou de seu representante legal.
Quais estão corretas?
“A criança e o adolescente são sujeitos e, como tal, são ____________ sua demanda e seu sintoma. São sujeitos de direitos e detentores de lugares autênticos de fala. A noção de sujeito implica também a de singularidade, ou seja, ____________ pensar em tratamentos e abordagens terapêuticas de forma homogênea e prescritiva, pois vale a máxima de que ‘cada caso é um caso’” (p. 23-24).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
I. O pensamento normativo e hegemônico de identidades de gênero polarizadas de masculino (para homens) e de feminino (para mulheres) levam a concepções patologizantes.
II. Um dos desafios encontrados na luta por direitos e combate à transfobia é o de que a maioria das(os) psicólogas(os) atuantes nos programas de saúde voltados aos transexuais e travestis é de voluntários e não fazem parte dos quadros formais dos hospitais e ambulatórios.
III. A patologização da intersexualidade e da transexualidade está baseada no pressuposto de que os gêneros são determinados pelo dimorfismo dos corpos e, portanto, é legítima para compor diagnósticos e intervenções.
Quais estão INCORRETAS?
I. A rotina de trabalho da(o) psicóloga(o) deve situar a demanda do paciente e estabelecer rotinas nítidas, com protocolos de atendimentos com registros psicológicos escritos nos prontuários com coerência e indicativo do estado emocional, tipo de intervenção, os resultados obtidos ou que se espera alcançar.
II. O setting terapêutico criado pela(o) psicóloga(o) na atenção à pacientes hospitalizados e(o)u seus familiares tem por princípio garantir um espaço para a escuta do sofrimento psíquico desconsiderando interfaces com os processos biológicos, dado que estes são de responsabilidade das equipes médicas.
III. Cabe à(ao) psicóloga(o) hospitalar ser o mediador da comunicação entre os diversos personagens na cena da assistência tendo em vista que há uma divergência de interesses que perpassa o atendimento: a pessoa assistida está interessada no sintoma, em quando vai passar a dor; o profissional de saúde está interessado no diagnóstico; e a família está interessada no prognóstico.
Quais estão INCORRETAS?
( ) Nos grupos em AP, deve-se evitar abordar assuntos como o envelhecimento, a finitude e a morte, devido ao risco de incrementar sintomas negativos em pacientes de idade avançada.
( ) Há uma diferenciação entre o medo da morte e o morrer como processo. Segundo as autoras, os idosos temem mais o processo do que o fato em si.
( ) Aspectos da contemporaneidade como a valorização do consumo, a objetificação da vida e a busca por produtividade acima de tudo contribuem para o sentimento de inutilidade das pessoas idosas.
( ) Os cuidados paliativos (CP) que buscam fornecer alívio aos sintomas físicos e psíquicos, e também ressignificar o processo de adoecimento e morte, assim como a própria vida que chega ao fim.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Quando o adoecimento crônico faz parte da vida desde o nascimento, ele é uma experiência constitutiva do sujeito e gera circuitos de sociabilidade, temas e repertórios de vida que dialogam com o viver adoecido cronicamente, compondo, assim, o processo de desenvolvimento.
( ) A criança em CCC é um sujeito em desenvolvimento ainda sem capacidade de discernimento e decisão, e portanto, não pode ter uma atitude ativa em seu processo de cuidado. O cuidado, nesses casos, é uma via de mão única.
( ) A importância dada aos cuidados de saúde, alimentação e higiene acaba por encobrir as demais atividades da criança, sobretudo, as lúdicas e sociais.
( ) O cuidar da(o) filha(o) hospitalizada é ser uma atividade não recomendada pois inviabiliza o viver cotidiano na hospitalização para as mães. A experiência mostra que momentos sem a mediação dos profissionais devem ser evitados.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Sua proposta é avaliar, identificar e detectar a integridade das funções mentais superiores, tais como atenção, consciência, memória, linguagem e inteligência.
II. Inclui a utilização de exames clínicos, observação do comportamento e relatos da família.
III. Está aliada a outras ferramentas diagnósticas como exames de neuroimagem, tais como tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Quais estão corretas?
( ) A AB pode fazer o acompanhamento de etapas e condições específicas da vida não necessariamente relativas a adoecimento, mas visando a potencialidades nessas situações.
( ) A AB tem potencial técnico e metodológico restrito e, portanto, não pode acompanhar situações complexas como recuperação após hospitalizações ou dar seguimento após tratamentos de alta complexidade, como o câncer.
( ) AB tem como premissa se relacionar intersetorialmente com outras políticas públicas de saúde localizadas no território.
( ) A AB é locus potencial de cuidado em saúde mental, tendo em vista estar embrenhada na vida das relações da comunidade.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
O(A) ___________ pode ser definido(a) como uma estratégia de cuidado que articula um conjunto de ações resultantes da discussão e da construção coletiva de uma equipe multidisciplinar e leva em conta as necessidades, as expectativas, as crenças e o contexto social da pessoa ou do coletivo para o qual está dirigido.
Os(As)___________ representam espaços e processos de circulação das subjetividades das pessoas, que se configuram/desconfiguram/reconfiguram a partir das possibilidades, agenciamentos e relações que as pessoas e grupos estabelecem entre si.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas dos trechos acima.
I. As crianças devem receber as informações sobre os tratamentos propostos, seus efeitos e resultados, de maneira apropriada e acessível, para que possam ser efetivamente incluídas no processo de tomada de decisão dos seus cuidados em saúde.
II. A vulnerabilidade específica da criança pode ser utilizada como argumento para impedir sua participação nos cuidados em saúde. Diante disso, é aceitável que as(os) profissionais desconsiderem na criança a faculdade de participar ativamente dos seus cuidados.
III. O direito à participação nos cuidados em saúde contemplam as crianças e abarcam o direito de ser ouvido, de ter sua percepção, vontade e preferências respeitadas, em suma, ser verdadeiramente envolvido na tomada de decisão acerca dos assuntos afetos ao seu corpo e a sua saúde.
Quais estão corretas?