Questões de Concurso Público Prefeitura de Marau - RS 2025 para Médico Veterinário

Foram encontradas 10 questões

Q3208336 Veterinária
Em relação às enfermidades denominadas cinomose canina, rinotraqueíte infecciosa bovina e doença de Newcastle, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As enfermidades citadas são causadas por vírus.
( ) As três doenças apresentam potencial zoonótico.
( ) Só há vacina disponível para o controle e prevenção da cinomose canina.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3208337 Veterinária
Muitas espécies de bactérias do gênero Staphyloccocus apresentam uma variedade de fatores de virulência responsáveis por causar infecções e intoxicações alimentares. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:
I. Staphylococcus pseudointermedius está amplamente associado aos casos de piodermite em cães.

II. A epidermite exsudativa dos suínos é uma infecção causada pelo Staphylococcus hyicus

III. Surtos de intoxicação alimentar são produzidos após a ingestão de enterotoxinas produzidas e liberadas pelo Staphylococcus aureus durante sua multiplicação no alimento.
IV. Staphylococcus são bactérias esféricas, Gram-positivas, catalase positivas, imóveis e não esporuladas.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q3208338 Veterinária
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o nome do artrópode à doença por ele transmitida, tendo em vista que, para um deles, não há associação correta.

Coluna 1
1. Rhipicephalus (B.) microplus. 2. Dermatobia hominis. 3. Amblyomma sculptum (A. cajennense). 4. Aedes aegypti.
Coluna 2
( ) Febre maculosa.
( ) Tristeza parasitária bovina.
( ) Berne.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3208339 Veterinária
As doenças pulmonares podem ocorrer em pequenos ruminantes de todas as idades e raças. Na sua origem estão frequentemente envolvidos diferentes agentes, como bactérias, vírus e parasitos, que, associada ou isoladamente, quando encontram condições favoráveis, podem ser a causa de grandes prejuízos econômicos aos criadores. Assinale a alternativa que apresenta o tipo de agente causal de doenças como adenomatose pulmonar ovina, maedi-visna e artrite encefalite caprina.
Alternativas
Q3208340 Veterinária
Mamona é uma planta tóxica para bovinos, cujo efeito ocorre tanto pelo consumo das folhas, como das sementes. A intoxicação causada pelo consumo das folhas evidencia um quadro agudo de alteração neuromuscular. Ocorre eructação excessiva acompanhada por sialorreia. A intoxicação pelas sementes varia de aguda a subaguda, com fraqueza, apatia e diarreia sanguinolenta. O nome científico da mamona é:
Alternativas
Q3208341 Veterinária
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando algumas classificações das zoonoses, tais como o sentido de transmissão e o ciclo de manutenção do agente etiológico, às doenças citadas.
Coluna 1
1. Ciclozoonose. 2. Metazoonose. 3. Zoonose direta.
Coluna 2
( ) Raiva.
( ) Leishmaniose.
( ) Brucelose.
( ) Hidatidose.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3208342 Veterinária
De acordo com uma pesquisa sobre a produção da pecuária municipal, realizada pelo IBGE em 2023, o efetivo do rebanho de galináceos no município de Marau era de mais de 5 milhões de cabeças. Entre os problemas sanitários nesses animais, estão os impactos representados pelos ectoparasitos. Estresse, transmissão de agentes causadores de outras doenças, anemia em diferentes graus (causada pelo nível de infestação dos ectoparasitos hematófagos), redução no consumo de alimentos e baixa resposta imune estão associados ao parasitismo. Um dos ectoparasitas das galinhas mais citados na literatura é o Dermanyssus gallinae, classificado como:
Alternativas
Q3208343 Veterinária
A patogenia e a sintomatologia da fasciolose nos ruminantes variam de acordo com a fase de desenvolvimento do parasito no ______________, carga parasitária e espécie do hospedeiro definitivo envolvido. A primeira etapa da patogenia corresponde às lesões causadas pela migração dos(as) ________________ no parênquima ________________. A segunda corresponde à presença dos vermes adultos nos ductos biliares. 

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q3208344 Veterinária
Considerando a grande proximidade e o contato físico do cão com o homem, o controle sanitário desse animal assume importância não apenas para a saúde do próprio cão, mas também para a saúde humana. Doenças parasitárias como a dipilidiose, causada pelo Dipylidium caninum, merecem destaque na medicina veterinária e na saúde pública. Em relação a essa doença e seu agente, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Artrópodes como pulgas e piolhos são hospedeiros intermediários do D. caninum.
( ) D. caninum é classificado como um cestódeo.
( ) A doença pode ocorrer no cão quando esse animal for picado por uma pulga ou por um piolho infectado com o parasito.
( ) O parasito adulto apresenta o corpo segmentado e achatado no sentido dorsoventral.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3208345 Veterinária
Entre as diferentes espécies do gênero Brucella abaixo citadas, assinale a alternativa que apresenta aquela que NÃO é considerada uma espécie causadora de infecção classificada como zoonose.
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: C
4: A
5: B
6: D
7: C
8: A
9: B
10: E