Questões de Concurso Público Prefeitura de Porto Alegre - RS 2025 para Auditor Fiscal da Receita Municipal - Bloco II

Foram encontradas 10 questões

Q3178754 Auditoria
Assinale a alternativa correta quanto à documentação de auditoria e demais disposições da NBC TA 230 (R1) – Documentação de Auditoria.
Alternativas
Q3178755 Auditoria
A NBC TA 300 (R1) – Planejamento da Auditoria de Demonstrações Contábeis destaca que o objetivo do auditor é planejar a auditoria de forma a realizá-la de maneira eficaz. Assinale a alternativa correta de acordo com a referida Norma.
Alternativas
Q3178756 Auditoria
Nos termos da NBC TA 320 (R1) – Materialidade no Planejamento e na Execução da Auditoria, a determinação de materialidade é uma questão de julgamento profissional do auditor e é afetada por sua percepção acerca das necessidades de informações por parte dos usuários das demonstrações contábeis. Analise as assertivas abaixo sobre a determinação da materialidade no contexto de auditoria:
I. A determinação da materialidade no planejamento da auditoria busca estabelecer um limite de valor abaixo do qual não há risco de distorções nos lançamentos contábeis.
II. No estabelecimento da estratégia global de auditoria, o auditor deve determinar a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo, desconsiderando circunstâncias específicas da entidade em que as decisões econômicas dos usuários possam ser influenciadas por distorções relevantes de materialidade inferior em classes específicas de transações.
III. No planejamento, para a determinação da materialidade das demonstrações contábeis como um todo, pode ser aplicada uma porcentagem a um de seus elementos, considerado como referencial, por exemplo, o total do patrimônio líquido.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q3178757 Auditoria
Nos termos da NBC TA 520 – Procedimentos Analíticos, os procedimentos analíticos envolvem a avaliação das informações contábeis, considerando relações entre dados financeiros e não financeiros, bem como a análise de variações ou de relações inconsistentes. Sendo assim, assinale a alternativa correta sobre o uso de procedimentos analíticos em auditoria.
Alternativas
Q3178758 Auditoria
Um auditor foi designado para analisar as contas a receber de uma empresa, buscando verificar a existência dos créditos, os valores e os prazos de recebimento. Para tanto, o auditor analisou contratos de vendas realizadas e encaminhou cartas a alguns clientes devedores da empresa auditada, buscando confirmar as informações. Considerando o caso exposto, assinale a alternativa que indica os procedimentos de auditoria empregados pelo auditor.
Alternativas
Q3178759 Auditoria
De acordo com o disposto na Instrução Normativa SMF nº 06/2023, da Secretaria Municipal da Fazenda, no que se refere à Nota Fiscal de Serviços Eletrônica – NFS-e de padrão nacional (NFS-e Nacional), analise as assertivas abaixo:
I. O Microempreendedor Individual (MEI) estabelecido no Município de Porto Alegre é desobrigado da emissão da NFS-e Nacional.
II. A NFS-e Nacional somente poderá ser substituída dentro do prazo de 180 dias da sua emissão e exclusivamente no caso de o serviço não ter sido prestado.
III. As informações prestadas pelo sujeito passivo na NFS-e Nacional constituem declaração espontânea e instrumento hábil e suficiente para a exigência do imposto que não tenha sido recolhido.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q3178760 Auditoria
Uma auditora fiscal, durante trabalho de auditoria em uma empresa, examinou registros contábeis na conta de passivo circulante referente a fornecedores e observou comportamento anômalo nos saldos da conta analítica referente a um fornecedor específico. Ao analisar, um a um, os lançamentos da conta em questão, a auditora constatou que, a partir de determinado mês, não foram registrados débitos na conta, fazendo o seu saldo aumentar ao longo do período. A auditora solicitou à empresa as notas fiscais referentes às compras realizadas junto ao fornecedor em questão, bem como os extratos bancários, para verificar a movimentação de pagamentos. Na análise das notas fiscais, ela verificou que os valores estavam compatíveis com os créditos realizados na conta referente ao fornecedor. Contudo, na análise da movimentação bancária, a auditora identificou pagamentos ao fornecedor relativos a valores que ainda constavam no passivo da empresa. Considerando o caso hipotético exposto, analise as assertivas abaixo:
I. A auditora realizou testes de detalhes e utilizou o procedimento de inspeção.
II. A auditora aplicou testes de controle, utilizando a observação e o recálculo como procedimentos de auditoria.
III. Como resultado da auditoria, pode ser caracterizada a ocorrência de passivo fictício e de omissão receitas por parte do contribuinte auditado.
Quais estão corretas? 
Alternativas
Q3178761 Auditoria
Durante os trabalhos de auditoria em uma sociedade empresária, um auditor constatou que o lucro apurado na demonstração do resultado do exercício estava subavaliado. Assinale a alternativa que indica uma possível causa desse efeito no resultado da sociedade empresária auditada.
Alternativas
Q3178762 Auditoria
Nos termos da NBC TA 550 – Partes Relacionadas, em determinadas circunstâncias, a natureza do relacionamento e transações com partes relacionadas podem dar origem a riscos de distorção relevante nas demonstrações contábeis, superiores àqueles que decorrem de transações com partes não relacionadas. Assim, o auditor deve atingir entendimento suficiente dos relacionamentos e transações com partes relacionadas. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta parte relacionada da entidade que reporta, considerando que a estrutura de relatório financeiro aplicável não estabelece nenhuma exigência ou estabelece exigências mínimas para partes relacionadas. 
Alternativas
Q3178763 Auditoria
Com base na NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria, assinale a alternativa correta sobre o tamanho e a seleção da amostra de auditoria.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: E
5: A
6: C
7: E
8: A
9: D
10: B