Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Rosa - RS 2025 para Assistente Social
Foram encontradas 28 questões
I. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão.
II. Inexiste qualquer nova questão social, o que se deve investigar é a emergência de novas expressões da questão social.
III. A análise de conjunto que a teoria social de Marx oferece revela que a questão social está elementarmente determinada pelo traço próprio e peculiar da relação capital/trabalho: a exploração.
Quais estão corretas?
( ) A instrumentalidade é sinônimo de instrumentação técnica, tem a ver com uma propriedade da profissão, construída e reconstruída no processo histórico do Serviço Social.
( ) À medida que os profissionais utilizam, criam, adequam às condições existentes, transformando-as em meios/instrumentos para a objetivação das intencionalidades, suas ações passam a ser portadoras de instrumentalidade.
( ) Por possibilitar o atendimento das demandas e o alcance de objetivos (profissionais e sociais), constitui-se uma possibilidade concreta de reconhecimento social da profissão.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
São princípios fundamentais do referido Código de Ética do/a Assistente Social
I. Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes – autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.
II. Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional.
III. Zelo pela observância dos princípios e diretrizes deste Código, fiscalizando as ações dos Conselhos Regionais e a prática exercida pelos profissionais, instituições e organizações na área do Serviço Social.
IV. Aprimoramento profissional de forma contínua.
Quais estão corretos?
I. O exercício da profissão de assistente social requer prévio registro nos Conselhos Regionais que tenham jurisdição sobre a área de atuação do interessado nos termos desta lei.
II. A designação profissional de assistente social é privativa dos habilitados na forma da legislação vigente.
III. A duração do trabalho do assistente social é de 30 (trinta) horas semanais.
IV. São alteradas as denominações do atual Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) e dos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS), para, respectivamente, Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS).
Quais estão corretas?
I. As entidades governamentais e não governamentais de atendimento à pessoa idosa serão fiscalizadas pelos Conselhos da Pessoa Idosa, Ministério Público, Vigilância Sanitária e outros previstos em lei.
II. As entidades de atendimento que descumprirem as determinações desta Lei ficarão sujeitas, sem prejuízo da responsabilidade civil e criminal de seus dirigentes ou prepostos, à determinadas e previstas penalidades.
III. Constituem obrigações das entidades de atendimento fornecer vestuário adequado, se for pública, e alimentação suficiente, e também oferecer instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade.
Quais estão corretas?
I. Zelar pelo efetivo respeito aos direitos e garantias legais assegurados à pessoa idosa, promovendo as medidas judiciais e extrajudiciais cabíveis.
II. Requisitar força policial, bem como a colaboração dos serviços de saúde, educacionais e de assistência social, públicos, para o desempenho de suas atribuições.
III. Instaurar a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária e a vigilância socioassistencial, que objetiva analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias.
Quais estão corretas?
( ) Consideram-se barreiras qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros.
( ) Considera-se discriminação em razão da deficiência toda forma de distinção, restrição ou exclusão, por ação ou omissão, que tenha o propósito ou o efeito de prejudicar, impedir ou anular o reconhecimento ou o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais de pessoa com deficiência, incluindo a recusa de adaptações razoáveis e de fornecimento de tecnologias assistivas.
( ) Em situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência será considerada vulnerável, devendo o Poder Público adotar medidas para sua proteção e segurança.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A proteção social básica apreende o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.
II. O equipamento recomendado para a realização do serviço socioassistencial trata-se da unidade.
III. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos.
( ) A pesquisa assume um papel decisivo na conquista de um estatuto acadêmico que possibilita aliar formação com capacitação, condições indispensáveis tanto a uma intervenção profissional qualificada, quanto à ampliação do patrimônio intelectual e bibliográfico da profissão.
( ) A pesquisa garante o estatuto de maioridade intelectual para a profissão, tendo em vista que possibilita o Serviço Social adquirir uma ciência e teoria próprias.
( ) Mais do que uma postura, o caráter investigativo é constitutivo de grande parte das competências/atribuições profissionais, o que se verifica nos processos de trabalho que são exclusivos do(a) assistente social que atuam frente às questões sociais.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O Conjunto CFESS-CRESS compreende que o uso do nome social é direito: assistentes sociais devem respeitar o nome social de pessoas usuárias dos serviços e ter seu uso respeitado nos espaços sócio-ocupacionais.
II. É importante destacar que travestis e transexuais, por vezes, também se autoidentificam como pessoas trans ou transgêneros. Existem diversas discussões a respeito das terminologias, que são mais amplas, envolvendo diferentes formas de expressão/identidade de gênero.
III. O desrespeito ao uso do nome social, bem como utilizar propositalmente o pronome (ela/ele, dela/dele) contrariando a identidade e escolha das pessoas, configuram-se como violências ao ferir o direito de livre expressão da singularidade da existência humana.
IV. O nome social é um nome diferente do que consta no registro civil da pessoa, tem uma relação com a expressão/identidade de gênero e corresponde à forma como cada indivíduo se reconhece, é reconhecido, identificado e denominado em sua comunidade e inserção social.