Questões de Concurso Público Prefeitura de Tangará da Serra - MT 2025 para Engenheiro Agrônomo
Foram encontradas 40 questões
I. A monda é uma das formas mais eficientes de controle, sendo amplamente utilizada em países como EUA, Alemanha e França.
II. A rotação de princípios ativos é a maneira mais eficiente de se controlar, por via química, plantas daninhas indesejáveis e que competem com plantas em lavouras comerciais de grãos.
III. A rotação e a diversificação de culturas é uma prática importante no controle de plantas daninhas.
IV. A erradicação da infestação de plantas daninhas implica a completa remoção, para uma determinada área, de todas as plantas jovens e adultas.
Quais estão INCORRETAS?
Coluna 1
1. Guanxuma.
2. Caruru.
3. Picão-preto.
4. Fedegoso ou mata pasto-liso.
5. Corda de viola.
Coluna 2
( ) Ipomea sp.
( ) Senna obtusifolia.
( ) Bidens pilosa.
( ) Amaranthus sp.
( ) Sida rhombifolia.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. É um processo de desagregação, transporte e deposição de partículas de solo.
II. A desagregação de partículas se dá tanto pelo impacto dos manejos com arado e grade como pela ação das gotas de chuva diretamente sobre o solo, sendo o primeiro fator o de maior impacto no processo.
III. As três fases podem ocorrer de forma concomitante, de modo que é relativamente fácil de se distinguir cada um dos processos.
IV. A perda de solo pode ocorrer por diferentes razões, entre elas a erosão do solo e a retirada dos terraços.
Quais estão INCORRETAS?
I. Assim como a cultura da soja, o milho responde bem em qualquer latitude e altitude, sendo que as condições de clima mais bem adaptadas à cultura são aquelas com dias e noites quentes, longas e com alta taxa de transpiração.
II. Quanto mais longo for o ciclo do genótipo escolhido, maiores são as chances de menor produtividade, uma vez que quanto mais longo o ciclo, menor é a disponibilidade de recursos do meio para manter a expectativa de produtividade alta.
III. Os nutrientes nitrogênio e potássio são os dois com maior demanda de extração pela cultura.
IV. No que se refere à exportação de nutrientes via grão, os mais requeridos são o fósforo, o nitrogênio e o enxofre.
Quais estão corretas?
I. Sob o ponto de vista da termodinâmica, o solo é um sistema aberto, cuja troca de energia e matéria com o ambiente é amplamente influenciada pelos sistemas de manejo.
II. O solo pode ser considerado a matriz principal que coordena, em certo nível, os processos dissipativos e ordenativos da transformação da energia em matéria.
III. A incidência de radiação solar na superfície do solo intensifica os processos dissipativos, aumentando a entropia e diminuindo a entalpia.
IV. Independentemente do sistema de manejo adotado, quando maiores os fluxos de energia e matéria para o sistema, maiores serão os processos ordenativos no sistema.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Tubulina.
2. Fotossistema II.
3. EPSPS.
4. Protox.
5. Caroteno.
Coluna 2
( ) Clomazone, mesotrione e tembotrione.
( ) Atrazine, diuron e metribuzin.
( ) Pendimethalin e trifluralin.
( ) Fomasafen, Carfentrazone e Saflufenacil.
( ) Glyphosate.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Os principais métodos de manejo são o biológico, o químico, o genético, o cultural e o físico.
II. Os fungos são o grupo de maior relevância em doenças de plantas cultivadas.
III. Em muitos casos, o controle químico é a única medida eficiente e economicamente viável para garantir altas produtividades e qualidade da produção.
IV. Ambiente, hospedeiro e patógeno compõem o tripé para entendimento de como se desenvolve uma doença em plantas.
Quais estão corretas?
( ) A concentração de nutrientes dos adubos orgânicos é geralmente média, a alta o que implica em utilizar doses maiores do que aquelas dos fertilizantes minerais.
( ) Embora apresentem concentrações média a alta, a disponibilidade imediata para as plantas é baixa, devido à necessidade de eles serem mineralizados no solo para se tornarem disponíveis às plantas.
( ) Além de fonte de nutrientes às plantas, os adubos orgânicos podem contribuir para o acúmulo de Matéria Orgânica no Solo (MOS), favorecendo a atividade biológica e a agregação do solo, melhorando a estrutura física.
( ) Os teores de matéria seca, carbono e de macro e micronutrientes dos adubos orgânicos podem apresentar grande variabilidade, dependendo da origem do material.
( ) Considerado um adubo orgânico, um bom dejeto líquido de suínos apresenta teor de matéria seca maior do que 8%.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Coluna 1
1. Potássio.
2. Magnésio.
3. Ferro.
4. Zinco.
Coluna 2
( ) Faixas brancas ou amareladas entre a nervura principal e as bordas. As folhas novas que se desenrolam na região do crescimento são esbranquiçadas. Os internódios são curtos.
( ) Clorose internerval em toda a extensão da lâmina foliar, permanecendo verde apenas as nervuras.
( ) Amarelecimento nas margens das folhas mais velhas, seguido de amarelecimento entre as nervuras dando aspecto de estrias.
( ) Clorose nas pontas e margens das folhas mais velhas, seguida por secamento, necrose e dilaceração do tecido.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. O monitoramento da ferrugem da soja é realizado por meio de coletores de esporos instalados em lavouras e análise das condições meteorológicas local.
II. Para uma doença se instalar e se desenvolver não basta o tripé da doença, mas sim as condições ambientais favoráveis.
III. Quanto maior a pressão de inóculo de um determinado patógeno, maior é a severidade da doença em campo.
IV. O uso de aplicações calendarizadas associadas ao monitoramento das áreas é uma estratégia eficiente para controle de doenças em plantas.
Quais estão corretas?
I. A temperatura do ar e o fotoperíodo são fatores que definem a floração da cultura, ou seja, a mudança do estádio vegetativo-reprodutivo.
II. Referente ao fotoperíodo, os materiais em campo podem ser classificados como de dias curtos, longos e neutros.
III. Materiais de dias curtos florescem em fotoperíodos menores do que um máximo crítico.
IV. Semeaduras no início da janela definida pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) podem ser com materiais do Grupo de Maturação Relativa (GMR) menor, ao passo que semeaduras mais para o fim da janela definida pelo ZARC requerem materiais com GMR maior.
Quais estão corretas?
I. A CTC efetiva é a CTC do solo analisado, expressa em cmolc/dm3 , sendo calculada pelo somatório do alumínio trocável e a soma dos cátions trocáveis, denominada soma de bases ou valor S.
II. A obtenção do índice SMP, utilizado por exemplo para a determinação da quantidade de calcário a ser aplicado no solo, baseia-se no pH de equilíbrio da suspensão de solo com uma solução tampão de pH 7,5.
III. A acidez potencial de um solo é estimada pelo índice SMP.
IV. As determinações dos teores de cobre e zinco “disponíveis” se dá por espectrometria de absorção atômica no extrato KCl 1 mol/L.
Quais estão corretas?
I. É obrigatório para a compra e a venda de defensivos agrícolas.
II. Só pode ser assinado por um engenheiro agrônomo.
III. Deve conter, de forma transcrita, as mesmas informações trazidas pela bula dos defensivos agrícolas que se deseja usar.
IV. Pode ser emitido a qualquer tempo depois da aquisição do defensivo agrícola.
Quais estão INCORRETAS?
I. Entre os macronutrientes primários, os de maior demanda pela cultura são o nitrogênio e o potássio.
II. É uma cultura que tem seu potencial de uso especificamente para produção de grãos.
III. Quanto maior o espaçamento entre linhas, maior é a resposta produtiva dos materiais disponíveis no mercado, sendo que o melhor espaçamento entre linhas é de 100 cm.
IV. Em função da sua elasticidade e rusticidade, é uma cultura que não exige investimentos em fertilizantes e corretivos de solo.
Quais estão INCORRETAS?
Coluna 1
1. Nitrogênio.
2. Boro.
3. Magnésio.
4. Zinco. 5. Ferro.
Coluna 2
( ) A falta deste nutriente rapidamente inibe o crescimento vegetal e, em persistindo a deficiência, a maioria das espécies mostra clorose, sobretudo nas folhas mais velhas.
( ) A sua deficiência causa necrose preta de folhas jovens e gemas terminais. Em algodão, a ausência gera o desenvolvimento de estrias nos pecíolos.
( ) Um dos principais sintomas da falta deste nutriente é a clorose entre as nervuras foliares, ocorrendo, primeiro, nas folhas mais velhas, devido a sua mobilidade.
( ) A principal característica de sua deficiência é a redução no crescimento internodal, e, como resultado, a planta apresenta um hábito de crescimento rosetado. Em espécies como o milho, as folhas mais velhas podem tornar-se cloróticas entre as nervuras.
( ) Os sintomas inicialmente aparecem nas folhas jovens, sendo a clorose o principal sintoma. Em condições de deficiência extrema ou prolongada, as nervuras tornam-se cloróticas, podendo levar a folha a ficar branca.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Independentemente da cultura que se deseja semear, a velocidade de semeadura tem pouca ou nenhuma interferência na construção do potencial produtivo das culturas.
II. Quanto menor a profundidade de semeadura, maior são as chances de rápida emergência e estabelecimento pleno da quantidade de sementes dispostas na área.
III. Independentemente da velocidade de operação do conjunto trator-semeadora, há possibilidade de ajustes na rotação dos mecanismos dosadores delas, garantindo uma boa dosagem de sementes.
IV. A observância de uma semeadura com muitas falhas ou duplas na linha de semeadura pode estar atrelada ao mecanismo condutor de semente do local de dosagem até o solo.
Quais estão corretas?
I. Embalagens que contenham líquidos devem ter uma tríplice lavagem, ou seja, devem ser lavadas três vezes com água limpa; a água de lavagem deve ser adicionada ao tanque de pulverização.
II. As embalagens de produtos granulados ou pós molháveis não devem sofrer a tríplice lavagem.
III. As embalagens plásticas contendo líquidos após a tríplice lavagem devem ser guardadas temporariamente em local apropriado, devidamente identificado, até a adequada destinação final.
IV. Ao lidar com embalagens, é obrigatório o uso de equipamento de proteção individual.
Quais estão corretas?
Coluna 1
1. Móvel.
2. Imóvel.
Coluna 2
( ) Potássio.
( ) Ferro.
( ) Cálcio.
( ) Fósforo.
( ) Magnésio.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
I. Durante a manipulação de agrotóxicos, preparo de calda ou aplicação dos produtos, é obrigatório o uso de equipamento de proteção individual recomendado.
II. Após a utilização de agrotóxicos, remover as roupas protetoras para lavagem com sabão em pó e amaciante seguido de tomar banho com bastante sabão e água fria.
III. A mistura de mais de um produto em tanque não é permitida, a não ser que haja autorização ou indicação do detentor da formulação.
IV. Mantenha afastadas das áreas tratadas as crianças, os animais e pessoas desprotegidas, durante e após a aplicação dos agrotóxicos.
Quais estão INCORRETAS?