Questões de Concurso Público Prefeitura de Tangará da Serra - MT 2025 para Médico Ginecologista

Foram encontradas 35 questões

Q3175622 Medicina
O crescimento da população de idosos no Brasil tem sido sistemático e consistente, aumentando a demanda na Atenção Primária à Saúde. Nesse sentido, sobre a atenção à saúde do idoso, são, respectivamente, um problema de saúde, rastreamento positivo e plano de ação adequado:
I. Queda – resposta afirmativa – avaliar fatores intrínsecos tais como mobilidade, equilíbrio, propriocepção, hipotensão postural e fatores extrínsecos tais como calçados inapropriados, medicação e barreiras domiciliares.
II. Visão – queixa visual positiva ou incapacidade de ler além de 20/40 na Escala de Snellen – encaminhar ao oftalmologista.
III. Cognição – incapacidade de repetir todos os 3 nomes (ou palavras) depois de cinco minutos – como instrumento de avaliação, aplicar o Teste de Fagerström.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3175623 Medicina
Em relação a situações de emergência, reconhecimento, condutas ou manejo, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3176054 Medicina
Paciente nuligesta, 27 anos de idade, que deseja engravidar quer conhecer melhor o seu ciclo menstrual e período fértil. Não está em uso de contraceptivo hormonal há um ano e controlou os intervalos de seus ciclos nos últimos 6 meses, que variaram de 27 a 31 dias. Pelo método de Ogino-Knaus, qual é o período fértil dessa mulher?
Alternativas
Q3176055 Medicina
Constitui um marcador de endometriose profunda a presença de:
Alternativas
Q3176056 Medicina
Mulher de 35 anos, G2P2, teve a sua última menstruação há 4 meses. Quais exames devem ser solicitados na avaliação inicial?
Alternativas
Q3176057 Medicina
São causas de amenorreia hipotalâmica funcional, EXCETO:
Alternativas
Q3176058 Medicina
NÃO faz parte do mecanismo contraceptivo do DIU hormonal:
Alternativas
Q3176059 Medicina
Qual é o método contraceptivo de maior eficácia disponível atualmente?
Alternativas
Q3176060 Medicina
Mulher de 50 anos de idade, com última menstruação há 6 meses, refere fogachos, insônia, irritabilidade e diminuição da libido, com redução da qualidade de vida. Nega doenças crônicas e uso de medicações. Apresenta revisão ginecológica em dia, sem anormalidades. O diagnóstico e a conduta adequada são, respectivamente:
Alternativas
Q3176061 Medicina
Mulher de 25 anos de idade refere dismenorreia que vem piorando no último ano e dispareunia de profundidade. Os ciclos menstruais são regulares, de 28 a 30 dias de intervalo, e fluxo normal de 4 dias. Nuligesta, faz uso de preservativo como método anticoncepcional e tem parceiro único. No momento, não deseja engravidar. Solicitada ultrassonografia transvaginal que foi normal. Em relação ao caso, analise as assertivas abaixo:
I. Um exame ginecológico bem feito pode ajudar na suspeição diagnóstica.
II. Considerando a provável hipótese diagnóstica, pode-se prosseguir na investigação solicitando ressonância magnética da pelve ou ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal ou, ainda, fazer teste terapêutico com anticoncepcional combinado oral.
III. A melhor conduta é solicitar videolaparoscopia para diagnóstico e tratamento.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3176062 Medicina
Constituem contraindicação absoluta (categoria 4 da OMS) ao uso de anticoncepcional combinado oral:
I. Adenoma hepático. II. Uso de anticonvulsivantes. III. Cirurgia bariátrica. IV. Trombose venosa profunda prévia.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3176063 Medicina
São fatores de risco para câncer de mama:
I. Mamas densas na pós-menopausa. II. Obesidade na pós-menopausa. III. Terapia hormonal combinada por mais de 5 anos no climatério. IV. Uso prolongado de contraceptivo hormonal.
Quais estão corretos? 
Alternativas
Q3176064 Medicina
Entre os diferentes anticoncepcionais combinados orais, devemos escolher qual progestogênio na formulação com o etinilestradiol, por estar associado com o menor risco de trombose? 
Alternativas
Q3176065 Medicina
Mulher de 52 anos de idade, com menopausa aos 50 anos, sem uso de terapia hormonal, refere perda de urina quando tosse e quando faz o seu treino de musculação. Ao exame ginecológico, não se evidencia prolapso genital. Qual é a conduta mais adequada?
Alternativas
Q3176066 Medicina
Um casal está tentando engravidar há 18 meses sem sucesso. Ele com 38 anos, ela com 36 anos. Ambos são assintomáticos e sem doença crônica ou uso de medicações. Os ciclos menstruais são regulares, com intervalos entre 28 e 30 dias. Nega dismenorreia ou dispareunia. Entre os exames abaixo, qual pode ser dispensado em uma avaliação inicial?
Alternativas
Q3176067 Medicina
Mulher de 25 anos, usuária de DIU de cobre, com atraso menstrual de 20 dias, refere dor abdominal de início súbito, apresentando o sinal de Lafond. No momento, iniciou com pequeno sangramento vaginal. Ao exame, pressão arterial de 90/50 mmHg, frequência cardíaca de 110 bpm, temperatura axilar de 37°C e abdome com irritação peritoneal. Qual é o provável diagnóstico e conduta, respectivamente?
Alternativas
Q3176068 Medicina
Em relação ao uso do laser no trato genital inferior, analise as assertivas abaixo:
I. O laser de CO2 tem grande aplicabilidade nas doenças HPV induzidas, incluindo as neoplasias intraepiteliais da vulva e vagina.
II. O laser de CO2 pode ser utilizado para tratamento ablativo e excisional.
III. O laser fracionado tem boa aplicabilidade na síndrome geniturinária da menopausa, devido ao seu grande poder de ação sobre a mucosa e colágeno.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3176069 Medicina
Em relação à puberdade precoce central, analise as assertivas abaixo:
I. A causa mais comum é a idiopática.
II. A definição da origem central da puberdade precoce pode ser obtida pela dosagem do LH ou pelo teste de estímulo com hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH).
III. A idade óssea no momento do diagnóstico não tem relação com a altura final da paciente após o tratamento.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3176070 Medicina
Qual tratamento é considerado padrão-ouro na síndrome geniturinária da menopausa?
Alternativas
Q3176071 Medicina
Qual é a droga mais estudada e também a mais efetiva no tratamento da síndrome pré-menstrual severa?
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: B
5: B
6: D
7: A
8: C
9: D
10: C
11: A
12: D
13: B
14: A
15: C
16: A
17: D
18: C
19: B
20: A