Questões de Concurso Público Prefeitura de Tangará da Serra - MT 2025 para Professor dos Anos Finais - Ciências Naturais

Foram encontradas 10 questões

Q3175499 Biologia
A evolução biológica é o processo de modificação das espécies ao longo do tempo, impulsionado por mecanismos como seleção natural, mutação, migração e deriva genética. Essas forças atuam sobre a variabilidade genética, promovendo adaptações e originando a diversidade de formas de vida observadas na natureza. Com base nas principais teorias evolutivas e seus mecanismos, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q3175500 Biologia
Nos ecossistemas, o fluxo de energia ocorre de forma unidirecional, partindo dos organismos produtores para os consumidores e decompositores. Esse fluxo é descrito pelos conceitos de produtividade primária e produtividade secundária. Além disso, a transferência de energia entre os níveis tróficos é limitada por diferentes processos, sendo expressa por medidas de eficiência. Em relação ao fluxo de energia nos ecossistemas, analise as assertivas abaixo:

I. A produtividade primária é a taxa na qual a energia química ou solar é capturada e convertida em ligações químicas pela quimiossíntese ou fotossíntese, respectivamente. Ela mostra quanta energia está disponível em um ecossistema.
II. A taxa de acúmulo de biomassa dos consumidores em determinada área é chamada de produtividade secundária líquida. Como ela depende da produtividade primária como fonte de energia, espera-se que um aumento na produtividade primária líquida cause um aumento da produtividade secundária líquida.
III. A quantidade de energia que se move de um nível trófico para o seguinte determina quanta energia ou biomassa pode existir em cada nível. A quantidade de energia transferida de um nível trófico para o superior depende de vários passos que ocorrem dentro de cada nível trófico e incluem consumo, assimilação e produção. A transferência de energia de um nível trófico para outro pode ser quantificada como o percentual de energia disponível que é transferido, uma medida de eficiência.

Quais estão corretas?
Alternativas
Q3175501 Biologia
São vesículas membranosas que contêm diversas enzimas hidrolíticas, com atividade máxima em pH ácido. Suas enzimas são sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e são responsáveis pela digestão das substâncias incorporadas na célula, por endocitose ou degradação de organelas envelhecidas da própria célula por autofagia. O trecho refere-se a qual organela celular?
Alternativas
Q3175504 Biologia
Constituído por um grupo de estruturas que circunda o tronco encefálico (incluindo o rinencéfalo, núcleos septais, giro do cíngulo, hipocampo, amígdala, hipotálamo e parte do tálamo). O sistema ________ assume funções de regulação das emoções como a dor, o prazer, a raiva, a fúria, o medo, a piedade e as sensações sexuais. Alguns autores o denominam de ‘cérebro emocional ou afetivo’. A maior parte dos aspectos involuntários emocionais é controlada por esse sistema.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3175506 Biologia
A compreensão dos ácidos nucleicos, como DNA e RNA, é fundamental para o entendimento dos processos de hereditariedade e síntese de proteínas nos organismos. Esses processos envolvem etapas distintas, como replicação, transcrição e tradução, e utilizam diferentes tipos de RNA, cada um com funções específicas. Considerando os processos de formação e as características estruturais e funcionais do DNA e dos diferentes tipos de RNA, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Replicação é o processo de formação de moléculas de RNA a partir de uma molécula molde de DNA. Diferentemente do processo de transcrição do DNA, na replicação apenas uma das moléculas de DNA participará do processo.
( ) O RNA ribossomal (rRNA) é a molécula de RNA, formada por um filamento simples, responsável pela transmissão da informação genética contida no DNA para os ribossomos, onde será traduzida em proteína.
( ) A molécula de RNA diferencia-se da molécula de DNA em alguns aspectos, são eles: a existência da base nitrogenada uracila (U) no lugar da base T do DNA; a pentose é a ribose que substitui a desoxirrobose do DNA; apresenta-se geralmente em fita simples e é menos estável que a molécula do DNA.
( ) O RNA transportador (tRNA) é a molécula responsável pelo transporte de aminoácidos para os ribossomos para serem utilizados na síntese protéica.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas
Q3175507 Biologia
Os moluscos ocupam uma grande variedade de habitats, desde os trópicos até os mares polares. Eles ocorrem a altitudes que excedem 7.000 m, em pequenos e grandes lagos, cursos d’água, em planícies lodosas litorâneas, em regiões sujeitas ao impacto de fortes ondas e em mar aberto, desde a superfície até profundidades abissais. Eles apresentam uma diversidade de hábitos de vida, incluindo alimentadores do fundo, cavadores, perfuradores e formas pelágicas. Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta corretamente a categoria taxonômica de Mollusca.
Alternativas
Q3175509 Biologia
As interações ecológicas desempenham papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas, podendo ser classificadas de acordo com os efeitos que exercem sobre as espécies envolvidas. Sobre o tema, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando tipos de interações ecológicas às suas respectivas definições.

Coluna 1
1. Parasitismo.
2. Competição.
3. Mutualismo.
4. Herbivoria.

Coluna 2
( ) Duas espécies compartilham os mesmos recursos limitados em um ambiente, o que pode reduzir a aptidão de ambas.
( ) Uma espécie vive dentro de outra, obtendo recursos e causando prejuízo ao organismo hospedeiro, mas raramente levando-o à morte imediata.
( ) Uma espécie obtém benefício ao se alimentar de outra, geralmente sem causar a morte do organismo explorado.
( ) Uma relação obrigatória na qual ambas as espécies envolvidas obtêm benefícios e dependem uma da outra para sua sobrevivência.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
Alternativas
Q3175510 Biologia
Alguns organismos se reproduzem assexuadamente pela produção de um embrião sem fertilização, em um processo conhecido como ____________. Na maioria dos casos, a prole gerada por esse mecanismo surge de ovos diploides, que não requerem qualquer contribuição genética do esperma. Esse processo evoluiu em plantas e diversos grupos de invertebrados, incluindo as pulgas-de-água, os afídios e as abelhas-do-cabo.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
Alternativas
Q3175513 Biologia
Quaisquer duas espécies tomadas ao acaso e comparadas vão apresentar algum grau de semelhança. Algumas semelhanças são funcionais, como a forma corporal observada entre golfinhos, tubarões e pinguins ou as asas de insetos e as de aves, que têm origem embrionária totalmente diferente. As semelhanças funcionais são ditas semelhanças __________, não evolutivas, e são indicadoras de um modo de vida semelhante entre os organismos que as portam, nos casos exemplificados, modo de vida aquático e aéreo, respectivamente. As semelhanças funcionais são reconhecidas como ____________ evolutiva, porque mostram como a seleção natural pode atuar sobre espécies pouco aparentadas, levando-as a desenvolverem semelhanças funcionais que melhor as adaptam ao meio.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima. 
Alternativas
Q3175514 Biologia
Os hormônios sexuais femininos desempenham papéis fundamentais na regulação do ciclo reprodutivo, promovendo alterações fisiológicas no corpo da mulher para possibilitar a fertilização, a implantação do embrião e a manutenção da gravidez. Considerando as principais funções dos hormônios sexuais femininos, analise as assertivas a seguir:

I. Os estrógenos estimulam o crescimento celular em diversas estruturas do organismo feminino, principalmente no endométrio, no miométrio e nas glândulas mamárias. Além disso, estimulam a contração da musculatura lisa nas trompas e no útero, facilitando a movimentação do oócito e dos espermatozoides para uma possível fertilização.
II. Na mulher, ocorre uma flutuação acíclica e dessincronizada na secreção dos hormônios sexuais (estrógenos, progesterona e androgênios) como resultado do ciclo ovariano – período entre duas ovulações sucessivas, que dura 28 dias.
III. A progesterona está envolvida, principalmente, na estimulação de secreções em tecidos alvos, como o endométrio e as mamas, além de reduzir a excitabilidade da musculatura uterina e das trompas.

Quais estão corretas? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: A
4: A
5: C
6: B
7: D
8: B
9: A
10: D