Questões de Concurso Público IPSEMG 2013 para Técnico - Enfermagem
Foram encontradas 25 questões
Considerando as vias de administração dos medicamentos, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A administração intradérmica (ID) é empregada para fins de diagnóstico, quando testam alergias ou reação para tuberculose.
( ) A via endovenosa (EV) é utilizada para administrar soluções aquosas e oleosas garantindo rápida absorção através de uma veia.
( ) A primeira via de acesso para administração intramuscular (IM) é o músculo vasto lateral e depois o glúteo.
( ) A via subcutânea (SC) permite a administração de medicamentos cujo volume pode variar de 0,1 ml a 2,0 ml.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Considerando a informação anterior, calcule quantos ml deverão ser administrados para que a dose em cada horário seja de 125 mg e assinale a alternativa CORRETA.
Qual a quantidade de ml deverá ser administrada para que a dose seja a prescrita?
Considerando a inaloterapia, analise as afirmativas e assinale a alternativa INCORRETA.
Considerando a importância da atuação do técnico de enfermagem, na observação dos sinais vitais dos pacientes, analise as afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) No lactente e, sobretudo, no recém-nascido prematuro, os movimentos respiratórios podem ser irregulares, arrítmicos, intermitentes e ainda com alternância de profundidade.
( ) A elevação da temperatura pode ocorrer pela excitação, superalimentação, desidratação e pode ser avaliada em vários locais: boca, axila, orelha e reto.
( ) A frequência dos batimentos por minutos nos lactentes gira em torno de 50 a 80 bmp, sendo considerada bem menor do que nos adolescentes e adultos, cuja média é de 80 a 160 bmp.
( ) A pressão arterial varia de acordo com a idade da criança e está intimamente ligada ao seu peso e altura, sendo rotineiramente mais observada quando a criança apresenta problemas cardíacos e renais dentre outros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Considerando a importância do conhecimento das características peculiares de cada etapa de vida, para melhor compreender a criança e o adolescente hospitalizado e lhes prestar melhor assistência, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.
COLUNA I
1. Recém-nascido e lactente.
2. Pré-escolar.
3. Escolar.
4. Adolescente.
COLUNA II
( ) Já desenvolve a linguagem, a observação e a indagação. Tem grande atividade motora e a relação com a mãe é muito intensa, em função de suas limitações na comunicação, no controle corporal e mental.
( ) Etapa da criatividade e aprendizagem, em que se obtém grande independência física e psicológica. Sofre com a hospitalização por ver diminuída a oportunidade de manter o relacionamento familiar e com as pessoas significativas.
( ) Período em que se busca a identificação de papéis e com grande curiosidade intelectual. Valoriza sua imagem corporal e pode se sentir ameaçado pelo abandono. Pode encarar a doença como punição por sensações não dominadas, ou quebra de regras impostas por seus pais e sociedade.
( ) Nessa fase, é importante a satisfação das necessidades biológicas e do contato corporal. A internação pode comprometer as relações familiares e diminuir a responsabilidade da mãe/responsável quanto ao cuidado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Considerando os conhecimentos necessários ao técnico de enfermagem para prestar assistência ao paciente com drenagem torácica, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
Considerando os conhecimentos necessários para prestar os cuidados de enfermagem ao paciente que recebe terapia venosa, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) São consideradas complicações potenciais da instalação do cateter central a trombose, a flebite, os problemas renais e hepáticos, a infecção local e os processos alérgicos entre outros.
( ) Ao selecionar o local da punção venosa, deve-se considerar os seguintes fatores: condição da veia, tipo do líquido ou medicamento a ser infundido, idade e tamanho do paciente e habilidade do profissional para realizar a punção entre outras.
( ) Os curativos transparentes permitem a avaliação do sítio de inserção quanto à presença de complicações e deve-se ter cuidado com o uso de esparadrapo aplicado ao redor do membro pelo risco de ele atuar como um torniquete, impedindo o fluxo sanguíneo.
( ) Ao detectar a infiltração de uma terapia venosa ou da infusão de um medicamento, o profissional de enfermagem deve rapidamente preparar uma compressa úmida de calor, aplicar sobre o local e, depois, comunicar ao médico para avaliação da interrupção da terapia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Considerando o contexto descrito anteriormente, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
Considerando os conhecimentos necessários para prestar os cuidados de enfermagem ao paciente com diabetes, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as assertivas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A cetoacidose diabética (CAD) pode provocar sinais e sintomas, como dor abdominal, náuseas, vômitos, hálito com odor de fruta e, se não for tratada, alteração no nível de consciência, coma e morte.
( ) O diabetes tipo 2 está associado à intolerância lenta e progressiva a glicose e, quando começa a se manifestar, o paciente pode apresentar febre intensa, poliúria, polidpsia e alteração no nível do ferro sanguíneo entre outros.
( ) O Diabetes Melito Gestacional (DMG) refere-se a qualquer grau de intolerância a glicose com início durante a gravidez, e a hiperglicemia ocorre devido à secreção de hormônios placentários, que provocam resistência a insulina.
( ) A adesão ao tratamento (capacidade de seguir a prescrição medicamentosa, a dietoterapia e a prática de exercícios físicos), estilo de vida, fatores culturais, psicossociais e econômicos são fatores que podem influenciar a vida do paciente com diabetes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Considerando a importância desse conhecimento para que o técnico de enfermagem ministre a insulina ao paciente com diabetes, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.
COLUNA I
1. Insulina de ação rápida.
2. Insulina de ação intermediária.
COLUNA II
( ) Na sua utilização, é importante inverter o frasco e rolar lentamente entre as mãos antes de aspirar a solução.
( ) É ministrada pelo técnico de enfermagem, após prescrição médica sendo utilizada principalmente para tratamento da cetoacidose.
( ) É cristalina e também conhecida como insulina regular.
( ) Tem aparência leitosa e seu tempo de ação é maior.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Considerando que os profissionais de saúde devem estar capacitados e habilitados para atender às necessidades dos pacientes idosos, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
Considerando a informação anterior, calcule em quantos ml o medicamento deverá ser diluído para que 01 ml seja correspondente à dose prescrita de 500.000 UI e assinale a alternativa CORRETA.
Considerando a necessidade de o técnico de enfermagem conhecer os problemas mais comuns para prestar uma assistência adequada ao recém-nascido, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
Considerando o disposto na Lei nº 8.080, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
Considerando essa informação, analise as alternativas abaixo e assinale a INCORRETA.
Considerando as responsabilidades e deveres dos profissionais de enfermagem descritas no Código de Ética Profissional, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Comunicar ao COREN e aos órgãos competentes fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.
( ) Disponibilizar seus serviços profissionais à comunidade em casos de emergência, epidemia e catástrofe, mediante vantagens pessoais.
( ) Assegurar à pessoa, família e coletividade assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência.
( ) Garantir a continuidade da assistência de enfermagem em condições que ofereçam segurança, à exceção em caso de suspensão das atividades profissionais decorrentes de movimentos reivindicatórios da categoria.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Considerando os dispositivos da Lei nº 8.080, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.
COLUNA I
1. Vigilância sanitária.
2. Vigilância epidemiológica.
3. Saúde do trabalhador.
4. Sistema Único de Saúde.
COLUNA II
( ) Conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
( ) Conjunto de atividades que se destina, por meio das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
( ) Conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, das administrações direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
( ) Conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde .
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Em relação às atribuições específicas do técnico de enfermagem, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
Considerando as aplicações quentes e frias, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.