Questões de Concurso Público IF-SP 2014 para Professor - Contabilidade
Foram encontradas 34 questões
CORRETA.
Custo Fixo => $38.900,00
Preço de venda por unidade => $12,25
Custo unitário variável => $8,17
Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE os campos em branco na sequência do quadro.
Diante dos dados apresentados, assinale a alternativa CORRETA.
A empresa resolve lançar o produto pelo valor maior. A área de custos questionou a decisão, entendendo que teria sido a escolha errada.
Com base no conceito de margem de contribuição, assinale a alternativa que explique
CORRETAMENTE por que a área de custos questionou a decisão.
Considerando-se essa classificação, analise as afirmativas, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Custos diretos são as matérias-primas, materiais de embalagem, componentes e outros materiais necessários à produção, ao acabamento e à apresentação final do produto.
( ) Mão de obra direta é o trabalho aplicado diretamente na confecção do produto, partes ou componentes ou na prestação de serviços.
( ) Custos indiretos são os custos que, por não serem perfeitamente identificados nos produtos ou serviços, não podem ser apropriados de forma direta para as unidades específicas, ordens de serviço ou produto, serviços executados, entre outros.
( ) Materiais indiretos são os materiais empregados nas atividades auxiliares de produção ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
“... para a apropriação de inúmeros custos de industrialização, há a necessidade de adoção de critérios escolhidos entre várias alternativas diferentes. A empresa pode distribuir os custos de manutenção em função de horas-máquina, valor do equipamento, média passada etc. Todos são métodos aceitos, mas não podem ser utilizados indiscriminadamente em cada período...". (Martins, 2006).
“... esse é um dos aspectos que a auditoria independente mais procura verificar, já que tem interferência direta e às vezes relevante nas peças de sua maior preocupação: balanço e demonstração do resultado..." (Martins, 2006).
A contabilidade de custos também adere aos princípios de contabilidade geralmente aceitos em razão de sua vinculação com a contabilidade financeira.
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o princípio contábil referenciado nas afirmativas acima.
Identificando-se as operações e lançamentos por números, temos os seguintes dados:
1. Aquisição de matéria-prima por $ 300.000.
2. Requisição, pelo Departamento A, de $ 100.000 de matéria-prima; de $ 20.000 pelo Departamento B.
3. Mão-de-obra direta apropriada aos três departamentos.
4. Lançamento da folha no valor de $75.000.
5. Lançamento da provisão para excesso de custo de mão-de-obra, no valor de $5.000,00.
6. Custos indiretos apropriados, segundo uma taxa predeterminada, aos três departamentos.
7. Lançamento dos custos indiretos reais.
8. Transferência da produção do Departamento A para a B.
9. Transferência da produção do Departamento B para a C.
10. Transferência da produção terminada no Departamento C para o depósito de produtos acabados.
11. Venda de produtos que custaram $212.000.
12. Encerramento da conta "ControIe de Custos Indiretos de Fabricação".
Observe que as saídas remanescentes nas Contas Departamentais representam o estoque final de produtos em processo em cada departamento. Assim, o “Departamento A" tinha $ 2.000 em processo no início do período, alocou fatores ao custo de $160.000 e transferiu produção ao “Departamento B" no valor de $159.000. Logo, o máximo que poderia ter transferido seria $160.000 mais $2.000 = $162.000. Por ter transferido apenas $159.000, ficou com produção em andamento no valor de $3.000. Aplicando-se o mesmo raciocínio aos demais departamentos, os estoques finais de produtos em elaboração seriam, respectivamente, de: “Departamento B", $500; “Departamento C, $1.300".
Considerando-se as operações e lançamentos e a sumarizada apresentação em razonetes, assinale a alternativa que apresenta o ponto fundamental para o custeamento de empresas de produção por processo.
Relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I quanto à terminologia praticada na contabilidade de custos.
COLUNA I
1. Perdas.
2. Despesas.
3. Desperdícios.
4. Custos.
5. Desembolsos.
COLUNA II
( ) Gastos anormais ou involuntários que não geram um novo bem ou serviço e, tampouco, receitas e são apropriados diretamente no resultado do período em que ocorrem.
( ) Saídas de dinheiro do caixa ou do banco.
( ) Gastos relativos aos bens e serviços (recursos) consumidos na produção de outros bens e serviços.
( ) Gastos relativos aos bens e serviços consumidos no processo de geração de receitas e manutenção dos negócios da empresa.
( ) Gastos incorridos nos processos produtivos ou de geração de receitas e que possam ser eliminados sem prejuízo da qualidade ou quantidade dos bens, serviços ou receitas geradas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Os custos fixos têm as seguintes características.
I. O valor total permanece constante dentro de determinada faixa da produção.
II. O valor por unidade produzida varia à medida que ocorre variação no volume de produção, por se tratar de um valor fixo diluído por uma quantidade maior.
III. A alocação aos produtos ou centros de custos é normalmente, feita de forma direta, sem a necessidade de utilização de critérios de rateios.
IV. A variação dos valores totais pode ocorrer em função de desvalorização da moeda ou por aumento ou redução significativa no volume de produção.
Considerando-se as principais características dos custos fixos, estão CORRETAS as afirmativas
Os custos indiretos só podem ser apropriados, por sua própria definição, de forma indireta aos produtos, isto é, mediante estimativas, critérios de rateio, previsão de comportamento de custos entre outros. Todas essas formas de distribuição contém, em menor ou maior grau, certo subjetivismo; portanto, a arbitrariedade sempre vai existir nessas alocações. Quanto à apropriação dos custos indiretos no quadro acima, qual critério de rateio foi utilizado?
Quanto à apropriação dos custos indiretos no quadro acima, qual critério de rateio foi utilizado?
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o método utilizado por empresas que trabalham com poucos itens em estoque, geralmente diferenciados e de valor unitário relevante.
( ) Custos diretos são as matérias-primas, materiais de embalagem, componentes e outros materiais necessários à produção, ao acabamento e à apresentação final do produto.
( ) Mão de obra direta é o trabalho aplicado diretamente na confecção do produto, partes ou componentes ou na prestação de serviços.
( ) Custos indiretos são os custos que, por não serem perfeitamente identificados nos produtos ou serviços, não podem ser apropriados de forma direta para as unidades específicas, ordens de serviço ou produto, serviços executados entre outros.
( ) Materiais indiretos são os materiais empregados nas atividades auxiliares de produção ou cujo relacionamento com o produto é irrelevante.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Para efeito de custeio de produtos, o direcionador deve ser o fator que determina ou influencia a maneira como os produtos "consomem" (utilizam) as atividades. Assim, o direcionador de custos será a base utilizada para atribuir os custos das atividades aos produtos.
Assinale a alternativa que DISTINGUE os dois tipos de direcionador.
Considerando-se as regras básicas para utilização da metodologia, analise as afirmativas, assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Avaliar a influência das atividades secundárias no produto final, ou seja, determinar se podem ser eliminadas ou pelo menos reduzidas. ( ) Levantar os custos e os recursos associados a cada atividade (custo/atividade).
( ) Identificar as atividades que agregam valor ao produto. Podem ser atividades de suporte (área de finanças, treinamento etc.) e atividades secundárias (passíveis de ser eliminadas ou reduzidas, sem afetar o produto final).
( ) Identificar os direcionadores de custos, que são os parâmetros para a adequada apropriação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
COLUNA I
1. Da realização da receita.
2. Da competência ou da confrontação entre despesas e receitas.
3. Do custo histórico como base de valor.
4. Consistência ou uniformidade.
5. Conservadorismo ou prudência.
COLUNA II
( ) Quando existem diversas alternativas para o registro contábil de um mesmo evento (todas válidas dentro dos princípios geralmente aceitos), deve a empresa adotar uma delas de forma consistente.
( ) Os ativos são registrados contabilmente pelo seu valor original de entrada.
( ) Deve-se reconhecer contabilmente o resultado (lucro ou prejuízo), apenas quando houver transferência do bem ou do serviço para terceiros.
( ) Quando houver dúvida para tratar determinado gasto como ativo ou redução do patrimônio líquido, deve-se optar pela forma de maior precaução, ou seja, pelo reconhecimento de uma despesa.
( ) Após o reconhecimento da receita, deduzem se dela todos os valores representativos dos esforços para sua consecução (despesas).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Em março, foram produzidas 100 unidades desse novo produto acabado.Cada par de calçado produzido consumiu 0,5kg de couro.Nesse processo produtivo, cada unidade produzida apresenta um custo de produção de R$ 20,00. Conforme antecipado pelas pesquisas do setor de marketing realizadas no período do processo produtivo, a totalidade das unidades produzidas desse novo calçado foi vendida em abril de X0, e resultaram em um faturamento total na ordem de R$ 5.000,00.
Assim, em conformidade com o princípio da competência e/ou princípio da confrontação da receita e da despesa, todos os fatos listados em sequência foram registrados pela contabilidade em março de X0, EXCETO: