Questões de Concurso Público Prefeitura de Ibirité - MG 2016 para Professor - Artes

Foram encontradas 8 questões

Q1109383 Educação Artística
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), Arte é uma área de conhecimento com conteúdos próprios, e o Ensino da Arte pressupõe a articulação de três campos conceituais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente esses três campos conceituais.
Alternativas
Q1109386 Educação Artística
“O ensino da arte no século XXI configura-se diante de mudanças significativas. Evidencia-se um maior compromisso com a cultura, com a história e com a sociedade, objetivando possibilidades de conhecer, fruir, interagir e compreender manifestações artísticas que dialogam com realidades sociais, urbanas, comunitárias. Na busca de identificar tendências e alternativas consistentes na Arte-Educação, desponta a Arte Relacional ou Estética Relacional – desenvolvida pelo francês Nicolas Bourriau –, como proposta contemporânea no ensino da arte, pois os seus conceitos suscitam possibilidades significativas e instigantes no âmbito educacional e comunitário.” (ROMANO, 2012) Sobre as premissas da Arte Relacional, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1109387 Educação Artística
Conforme a proposta geral do Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a Arte tem função tão importante quanto os demais conteúdos do currículo escolar. Considerando as funções da educação em Arte, descritas nos PCNs (1997), analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Representa um momento de terapia e recreação para os alunos. ( ) Favorece o aluno a relacionar-se de forma criadora com as outras disciplinas do currículo. ( ) Tem a finalidade de desenvolver habilidades manuais dos alunos. ( ) Propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1109388 Educação Artística
“A compreensão do significado de desenhar é fundamental no ensino e aprendizagem da arte. O desenho é reconhecido comumente como desenho gráfico, mas seu significado vai além, identifica-se, originariamente, com a palavra desígnio e está ligada a projetar (lançar para a frente). Desenhar é designar, escolher, ir além. A essência do desenho desígnio possibilita que os alunos sejam capacitados a influir na maneira de viver, no jeito de designar seus projetos de vida, e encaminhar-se para emancipação humana, apontando para o caminho da liberdade. A consciência do desenho desígnio se manifesta na vida do professor e do aluno concomitantemente. A mudança de visão ocasiona transformação em outras áreas da vida das pessoas e não apenas na produção artística. Desenhamos nossa vida ou somos desenhados por ela.” (SOARES. In: ROSENTHAL; RIZZI, 2013) Sobre a relação com o desenho – desígnio – conceituado pela autora, analise as afirmativas a seguir. I. Os estudantes repetem desenhos estereotipados, por se sentirem seguros com imagens aceitas por professores e pela sociedade, para não ter que pensar, ou por fuga da realidade. II. A nutrição estética do professor amplia as possibilidades de compreensão e partilhamento com os estudantes. Se o professor for capaz de designar suas escolhas, desenhar sua vida, provavelmente será apto a colaborar para que os seus alunos façam o mesmo. III. É importante criar situações de observação e diálogo sobre o entorno, estimular o olhar, possibilitar experimentações individuais e coletivas, com materiais variados, proporcionar leitura de imagens e apreciação de formas, marcas ou representações significativas para os alunos, como meio de expressão e pesquisa. IV. Eleger o aluno que “faz os cartazes”, o que “sabe desenhar”, etc., comumente reconhecido com “habilidade artística” ou “talentoso”, representa uma atitude discriminatória do professor, que pode inibir a expressão dos outros alunos.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q1109389 Educação Artística
“O enfoque multiculturalista é elemento de forte tendência na educação, e a arte é um poderoso e privilegiado veículo do multiculturalismo. A contextualização de produtos e valores estéticos é a via de desenvolvimento da atitude multicultural. Sem o exercício da contextualização, corre-se o risco de limitar a pluralidade cultural a uma abordagem aditiva, amplamente criticada por sociólogos, antropólogos e arte-educadores. A abordagem multiculturalista aditiva é entendida como a atitude de apenas adicionar tópicos relativos a outras culturas ou da cultura dominante, em nome da Arte, como fruto de condicionamentos pedagógicos, equívocos conceituais ou desconhecimento sobre a perspectiva multicultural.” (ROMANO, 2012) São abordagens multiculturalistas aditivas, EXCETO:
Alternativas
Q1109390 Educação Artística
São atividades, procedimentos e objetivos adequados à dança na educação escolar, EXCETO:
Alternativas
Q1109391 Educação Artística
“Aprender a fazer e a conhecer arte é aprender a produzir e a ler arte, cabendo ao professor a tarefa de articular essas ações. Os projetos na escola podem firmar-se como propostas interdisciplinares, que resultam em boas transformações na dinâmica escolar, como os temas transversais que são ampliados pelas perspectivas dos vários campos do conhecimento. [...] Mais do que uma técnica ou uma estratégia sujeita a regras predeterminadas, os projetos refletem uma atitude pedagógica fundamentada numa concepção de educação que valoriza a construção do conhecimento.” (MARTINS; PICOSQUE; GUERRA, 2009) Considerando que o projeto representa outra forma de planejar, ensinar / aprender arte, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1109392 Educação Artística
Considerando-se o conhecimento artístico como produção e fruição, as formas artísticas apresentam uma síntese subjetiva de significações construídas por meio de imagens poéticas (visuais, sonoras, corporais, ou de conjuntos de palavras, como no texto literário ou teatral). A forma artística é antes uma combinação de imagens que são objetos, fatos, questões, ideias e sentimentos, ordenados não pelas leis da lógica objetiva, mas por uma lógica intrínseca ao domínio do imaginário (PCN: arte / Secretaria de Educação Fundamental-Livro 06 - Brasília: MEC/SEF, 1997, p. 35-37). Conforme o conceito apresentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em relação ao conhecimento artístico como produção e fruição, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: D
5: A
6: C
7: B
8: A