Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberaba - MG 2016 para Especialista de Serviços Públicos - Engenheiro Ambiental

Foram encontradas 13 questões

Q1112044 Engenharia Ambiental e Sanitária
Em relação à cadeia trófica e à cadeia alimentar, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1112045 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre as fórmulas utilizadas para o cálculo das perdas de carga contínuas em hidráulica, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A fórmula de Darcy-Weisbach, quando associada ao valor adequado de f, pode ser utilizada para qualquer fluido incompressível, vale dizer, líquidos e gases, estes últimos quando escoam em condições tais que possam ser considerados como incompressíveis ( ) O emprego da fórmula de Hazen-Williams é recomendado para canalizações de diâmetro a partir de 50 milímetros até 500 milímetros. ( ) O emprego das fórmulas de Fair-Whipple-Hsiao é recomendado a canalizações de maior diâmetro, acima de 50 milímetros. ( ) A fórmula de Flammant é recomendada pelos fabricantes de tubos de PVC para o cálculo das perdas nas canalizações construídas com seus materiais.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1112046 Engenharia Ambiental e Sanitária
No que diz respeito à autodepuração dos cursos d’água receptores de despejos orgânicos, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Primeira zona, denominada zona de decomposição ativa: tão logo a carga orgânica é lançada no curso d’água, ela é atacada pelos microrganismos com grande intensidade. ( ) Segunda zona, denominada zona de degradação: o intenso ataque ocorrido na fase anterior tem, como consequência, a degradação da qualidade do curso d’água. ( ) Terceira zona, denominada zona de recuperação: após a fase de intenso consumo de matéria orgânica e de degradação do ambiente aquático, inicia-se a etapa de recuperação. ( ) Quarta zona, denominada zona de águas limpas: as águas apresentam-se novamente limpas, voltando a ser atingidas as condições normais anteriores à poluição, pelo menos no que diz respeito ao oxigênio dissolvido, à matéria orgânica e aos teores de bactérias e, provavelmente, de organismos patogênicos.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1112047 Engenharia Ambiental e Sanitária
No que diz respeito ao tratamento da água para sistemas de abastecimento público, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O tratamento de água consiste em submetê-la a uma sucessão de processos que permitam purificá-la quimicamente, o que a torna adequada ao consumo humano. ( ) A filtração lenta é um método de tratamento da água adotado principalmente para comunidades de pequeno porte, cujas águas dos mananciais apresentam elevados teores de turbidez e cor. ( ) As águas de superfície são as que mais necessitam de tratamento, porque se apresentam com qualidades físicas e bacteriológicas impróprias. ( ) As águas que possuem partículas finamente divididas em suspensão e partículas coloidais necessitam de um tratamento químico capaz de propiciar sua deposição, com baixo período de detenção. Esse tratamento é realizado provocando-se a coagulação.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1112048 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre o tratamento de efluentes sanitários, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1112049 Engenharia Ambiental e Sanitária
A respeito da poluição atmosférica, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1112050 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre as tecnologias de tratamento de resíduos sólidos, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A incineração do lixo não é um tratamento eficaz, pois reduz pouco o seu volume e não assegura que o resíduo se torne inerte. ( ) O material reciclável que se encontra misturado no lixo domiciliar, separado em uma usina de reciclagem através de processos manuais e eletromecânicos, permite obter eficiências entre 30% a 60% em peso. ( ) A primeira fase do processo de compostagem aeróbia, chamada de “bioestabilização”, caracteriza-se pela redução da temperatura da massa orgânica que, após ter atingido temperaturas de até 65° C, estabiliza-se na temperatura ambiente. ( ) A forma de tratamento dos resíduos da construção civil mais difundida é a segregação (ou “limpeza”), seguida da trituração e da reutilização na própria indústria da construção civil.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1112051 Engenharia Ambiental e Sanitária
No que diz respeito ao saneamento ambiental, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1112052 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre os sistemas de abastecimento de água, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1112053 Engenharia Ambiental e Sanitária
No que diz respeito às redes de esgotamento sanitário, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q1112054 Engenharia Ambiental e Sanitária
A respeito do gerenciamento de resíduos sólidos, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1112055 Engenharia Ambiental e Sanitária
No que diz respeito à drenagem urbana, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1112056 Engenharia Ambiental e Sanitária
Sobre a saúde humana, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: C
4: A
5: D
6: B
7: A
8: A
9: D
10: B
11: D
12: A
13: D