Questões de Concurso Público CODEMIG 2018 para Auditor

Foram encontradas 9 questões

Q866863 Auditoria

Analise as afirmativas a seguir relativas à materialidade e ao risco de auditoria.


I. Risco de auditoria é o risco de o auditor expressar uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis apresentam distorções relevantes. Esse risco é derivado da combinação entre os riscos de distorção relevante e de detecção.

II. A materialidade e os riscos de auditoria devem ser levados em consideração durante a auditoria, exceto na avaliação do efeito de distorções não corrigidas, se houver, sobre as demonstrações contábeis e na formação da opinião no relatório do auditor independente.

III. Ao estabelecer a estratégia de auditoria, o auditor deve determinar a materialidade para as demonstrações contábeis. Ele deve obter segurança razoável mediante a obtenção de evidências suficientes e apropriadas para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q866864 Auditoria

A maior parte do trabalho do auditor para formar sua opinião consiste na obtenção e avaliação da evidência de auditoria, que é obtida por meio de procedimentos de auditoria.


A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação entre os procedimentos de auditoria e seus objetivos, conforme prescrito pela NBCT TA 500.


COLUNA I

1. Inspeção

2. Indagação

3. Confirmação externa


COLUNA II

( ) Fornecer evidências de auditoria que podem conter informações significativamente divergentes daquelas já obtidas, por exemplo, informações referentes à possibilidade de a administração burlar os controles.

( ) Fornecer evidências de auditoria a respeito da ausência de certas condições, por exemplo, a ausência de acordo paralelo (side agreement) que possa influenciar o reconhecimento da receita.

( ) Fornecer evidências de auditoria com graus variáveis de confiabilidade, dependendo de sua natureza e fonte e, no caso de registros internos e documentos, da eficácia dos controles sobre a sua produção.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Q866865 Auditoria
Para determinar se é apropriado usar evidência de auditoria da efetividade operacional dos controles obtida em auditorias anteriores e, caso afirmativo, a duração do período de tempo que pode decorrer antes de testar novamente o controle, o auditor deve considerar os seguintes aspectos, EXCETO:
Alternativas
Q866866 Auditoria
Com relação aos preceitos da NBC TA 501, sobre evidências de auditoria, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q866867 Auditoria

Procedimentos analíticos compreendem avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros, bem como o exame necessário de flutuações ou relações identificadas que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem significativamente dos valores esperados.


Com relação a esses procedimentos, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q866868 Auditoria

Analise as afirmativas a seguir relativas à obrigação de o auditor determinar a materialidade para a execução da auditoria com o objetivo de avaliar os riscos de distorções relevantes e determinar a natureza, a época e a extensão de procedimentos adicionais de auditoria.


I. A materialidade para execução da auditoria é fixada para reduzir a um nível adequadamente baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto nas demonstrações contábeis excedam a materialidade para as demonstrações contábeis como um todo.

II. A materialidade para execução da auditoria relacionada a um nível de materialidade determinado para classe específica de transações é fixada para reduzir a um nível adequadamente baixo a probabilidade de que as distorções não corrigidas e não detectadas em conjunto nessa classe específica de transações excedam o nível de materialidade para essa classe específica de transações.

III. A determinação de materialidade para execução de testes é um cálculo mecânico simples e não envolve o exercício de julgamento profissional. Tal determinação não se limita às expectativas do auditor, deve resultar de uma análise realizada (pelo auditor) na entidade, com o objetivo de estimar o risco a partir da natureza e extensão de distorções identificadas em auditorias anteriores.


Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Q866869 Auditoria
De acordo com a NBC TA 530, que trata da amostragem em auditoria, assinale a alternativa que não se caracteriza como um requisito para a definição da amostra, tamanho e seleção dos itens para teste.
Alternativas
Q866870 Auditoria
Com relação aos requisitos de independência para trabalhos de auditoria e trabalhos de revisão limitada ou especial, que são trabalhos de asseguração em que o auditor expressa conclusão sobre as demonstrações contábeis, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q866871 Auditoria

Analise as seguintes afirmativas sobre o planejamento da auditoria de demonstrações contábeis e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Certas divulgações podem conter informações obtidas fora do razão geral e dos razões auxiliares, que também podem afetar os riscos avaliados e a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria para tratar desses riscos.

( ) A determinação da natureza, da época e da extensão dos procedimentos de avaliação de risco, que não se relacionam com as divulgações, deve considerar tanto a ampla gama de informações quanto o nível de detalhes que possam estar incluídos nessas divulgações.

( ) A consideração das divulgações ao longo da execução dos trabalhos de auditoria ajuda o auditor a dar a devida atenção e planejar o tempo adequado para tratar essas divulgações da mesma forma que as classes de transações, de eventos e de saldos contábeis.

( ) Considerações preliminares podem ajudar o auditor a determinar os efeitos sobre a auditoria de divulgações significativas novas ou revisadas necessárias em decorrência de mudanças no ambiente, nas condições financeiras ou nas atividades da entidade.


Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: D
5: C
6: A
7: D
8: B
9: C