Questões de Concurso Público INB 2018 para Analista de Comunicação

Foram encontradas 15 questões

Q917096 Comunicação Social
Analise as seguintes afirmativas sobre o jornalismo empresarial e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O Brasil somente se familiarizou com o jornalismo empresarial 100 anos depois de seu início nos Estados Unidos. ( ) O crescimento do jornalismo empresarial no Brasil não tem relação com o crescimento das Relações Públicas. ( ) O atraso no surgimento de jornais de empresa no Brasil se deve em parte à lentidão com que avanços tecnológicos nas artes gráficas e editoriais chegaram ao país. ( ) Na época da criação do jornalismo empresarial, eram os próprios funcionários de escalões inferiores responsáveis por escrever, diagramar e até imprimir as publicações em mimeógrafos.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q917097 Comunicação Social
Leia o trecho do livro A cultura da convergência, de Jenkins (2008, p. 41), a seguir.
“A convergência das mídias é mais do que apenas uma mudança tecnológica. A convergência altera a relação entre tecnologias existentes, indústrias, mercados, gêneros e públicos.”
Segundo o autor, assinale a alternativa que não apresenta aspectos que se referem à convergência.
Alternativas
Q917098 Comunicação Social
Com relação à notícia e à reportagem, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q917100 Comunicação Social
No livro Ética, jornalismo e nova mídia, o autor, Caio Tulio Costa, faz referência ao pensador belga Luc de Brabandere elencando as diferenças entre ética e moral.
A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os elementos ética e moral a suas respectivas características.
COLUNA I
1. Ética 2. Moral
COLUNA II
( ) Supõe julgamento, valor. É individual e tem abordagem sistêmica. ( ) O espaço será todo lugar e tempo sempre. Persegue a justiça. ( ) É precedida pelo ensaio e pelo erro. Distingue o bom e o mau. ( ) Vem do eu, do interior de cada um. Logicamente se encontra contradição.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q917101 Comunicação Social
Com relação à assessoria de imprensa no Brasil e às ideias de Jorge Duarte (2003), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q917102 Comunicação Social
Analise as afirmativas a seguir relativas às boas práticas do mercado digital.
I. A verba de comunicação deve contemplar todas as ações, como custos associados à produção de um site, manutenções mensais, presença em redes sociais, produções de peças de mídia e vídeos, por exemplo. II. É importante ter claramente qual é o objetivo do negócio e da estratégia de comunicação da empresa. É necessária a mudança na cultura interna das empresas que atrelam seus investimentos (no âmbito digital) somente em campanhas de produtos / serviços ou lançamentos. III. É importante entender em detalhes qual é o público-alvo da marca, com as tradicionais informações (idade, sexo, classe social / econômica) e outras comportamentais. É valido também ter acesso a pesquisas que podem ajudar nesse entendimento.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q917103 Comunicação Social
Analise as seguintes afirmativas sobre as diferenças e semelhanças entre notícia e informação jornalística e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A notícia e a informação jornalística contêm, em geral, os mesmos graus de profundidade no trato do assunto. Ambas são ricas em trama de relações entre os universos de dados. ( ) A notícia independe, em regra, das intenções dos jornalistas; a informação jornalística decorre de intenção, de uma “visão jornalística” dos fatos. ( ) A notícia típica se refere à emergência de um fato novo, de sua descoberta ou revelação; a informação típica dá conta de um estado de arte, isto é, da situação momentânea em determinado campo de conhecimento. ( ) A notícia trata de um fato. Já a informação trata de um assunto determinado ou não por fato gerador de interesse.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q917104 Comunicação Social
Leia o trecho a seguir, extraído do capítulo “Estratégias de conteúdo para meios digitais”, de Elizabeth Saad Corrêa.
“Por volta desse ano, a maioria das empresas informativas criou operações digitais como unidades e redações independentes. Elas tinham orçamentos generosos e um horizonte de lucratividade entre três e cinco anos. Empregaram jornalistas on-line que vinham com ideias radicais (e às vezes perigosas) acerca do breaking news na web. Neste período, arautos da notícia on-line acusavam o establlishment da mídia como publicadores de conteúdos pouco interessantes e sustentadores de um julgamento próprio sobre o tipo de notícia adequado à mídia impressa”.
Em relação a esse trecho, a autora aponta que essa transformação aconteceu por volta do ano de:
Alternativas
Q917105 Comunicação Social
Dentro de uma agência de comunicação existem dois tipos de função: as chamadas atividades-fim, que lidam diretamente com a propaganda como o planejamento, atendimento, criação e mídia; e as atividades-meio, como tráfego, serviços de arquivo e documentação artística, gestão administrativa e contábil. Tais atividades dão suporte às atividades-fim.
A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando o tipo de atividade a suas atribuições, conforme descrito por Armando Sant’anna et al. em seu livro Propaganda – teoria, técnica e prática.
COLUNA I
1. Atendimento / contato 2. Planejamento 3. Criação
COLUNA II
( ) No passado,era a área responsável por pesquisas. Hoje tem a liderança do pensamento estratégico do time da agência. É responsabilidade desse profissional a geração dos insights criativos que deverão balizar a campanha e apontar o norte a ser seguido. ( ) Costuma-se dizer que esse profissional de uma agência desempenha uma dupla função: em relação aos clientes que lhe são destinados representando a agência; em relação aos serviços internos da agência, representando os clientes. Esse profissional, ainda, conhece os principais fundamentos da comunicação e as principais características dos mercados onde as marcas ou os produtos atuam. ( ) Esse profissional tem destaque dentro da agência. É ele que busca manter pertinente o público-alvo ao perfil da marca. Ele busca dar sentido inovador e gerar na mente do público empatia pela marca.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q917106 Comunicação Social
Com relação ao conceito de entrevista e às ideias de Nilson Lage (2002), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q917107 Comunicação Social
Como aponta Ramón Salaverría (2005), autor citado por Elizabeth Saad Corrêa no documento Jornalismo e convergência: ensino e práticas profissionais, existem diferentes dimensões da convergência e sua vinculação aos grandes conglomerados multimídia. A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as dimensões elencadas a suas correspondências.
COLUNA I
1. Dimensão empresarial 2. Dimensão tecnológica 3. Dimensão profissional 4. Dimensão comunicativa
COLUNA II
( ) Corresponde à revolução instrumental experimentada nos últimos anos, especialmente quanto à adoção de sistemas de gestão de conteúdo e à proliferação de novos dispositivos de recepção digital. ( ) Considera o trabalho do jornalista, deixando-o cada vez mais vertical (capacidade de utilização de multiplataformas), com maiores responsabilidades e protagonismo (multitarefa ao longo do processo de produção informativa). ( ) Se dá por meio da abertura de novos horizontes de expressão jornalística: uma retórica jornalística multimídia. ( ) Dá conta da proliferação midiática sob uma mesma marca institucional, bem como os modos que se coordenam sob os pontos de vista econômico e editorial.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q917108 Comunicação Social
“A noticiabilidade trata-se de um conjunto de requisitos relativos aos acontecimentos – do ponto de vista das rotinas de produção e da ideologia profissional dos jornalistas – que lhe conferem as características básicas de uma notícia” (Jorge Duarte, 2006).
São critérios de noticiabilidade, EXCETO:
Alternativas
Q917109 Comunicação Social
Com relação às técnicas de descrição e valorização de ângulos, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando a modalidade a seu respectivo conceito, conforme descrito por Francisco Gaudêncio Torquato do Rego em seu livro Jornalismo empresarial.
COLUNA I
1. Descrição pictórica 2. Descrição topográfica 3. Descrição cinematográfica
COLUNA II
( ) Consiste na ênfase dada a determinados aspectos de um objeto, pessoa ou situação. Sobressai a massa e / ou volume. ( ) É a técnica mais dinâmica de descrição, pois permite constantes trocas de tempos e espaços. ( ) Técnica descritiva que consiste em apresentar o objeto, situação ou pessoa, por meio de detalhes.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q917112 Comunicação Social
Com relação ao planejamento editorial de um jornal de empresa e às ideias de Francisco Gaudêncio Torquato do Rego (1987), assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q917115 Comunicação Social
Com relação às fontes, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Respostas
1: C
2: C
3: B
4: A
5: D
6: D
7: D
8: A
9: D
10: B
11: C
12: A
13: C
14: A
15: B