Questões de Concurso Público Prefeitura de Ervália - MG 2018 para Professor Docente para Ensino Fundamental e Médio - CESU (Sociologia e Filosofia)
Foram encontradas 7 questões
COLUNA I 1. Status 2. Papéis sociais 3. Conjunto de status 4. Conjunto de papéis 5. Rede de status
COLUNA II ( ) Trata-se de um comportamento esperado de uma pessoa que ocupa um certo status, pois, quando se comporta de acordo com esse status, toma-se consciência de normas e outros sistemas de símbolos; e, então, molda-se esse comportamento de forma que preencha as necessidades e personalidade, assim como as particularidades de uma situação. ( ) Os status são ligados uns aos outros, de forma que os papéis sociais são afetados pelos status, ao mesmo tempo em que, contrariamente, o status de um indivíduo tem efeito em papéis sociais desempenhados por outros status. ( ) Trata-se de um complexo de posições que cada pessoa ocupa, o qual marca as estruturas às quais pertencem e os sistemas de cultura aos quais estão ligados os indivíduos. ( ) Trata-se do lugar que se ocupa em um sistema de posições interligadas e, ao conhecer esse lugar, sabe-se onde se está localizado e o que se espera dele. ( ) Trata-se de uma totalidade de comportamentos a serem desempenhados por todos aqueles que estão inseridos na estrutura social.
Assinale a sequência correta.
I. O Iluminismo foi um movimento intelectual que engendrou uma forma de pensar mais sistemática sobre as mudanças ocorridas na sociedade, com vistas ao rompimento com a influência da religião, da tradição e do dogma do pensamento intelectual. II. No século XVIII, os antigos sistemas feudais começaram a abrir caminho para o trabalho autônomo que promovia a indústria nas áreas urbanas, novas formas de governo começaram a desafiar o poder das monarquias. Assim, as instituições da sociedade foram alteradas para sempre. III. A Revolução Francesa acelerou o pensamento sistemático sobre o mundo social, sobretudo por ter sido uma revolução violenta, que teve o poder de derrubar o velho regime, deixando questionamentos sobre como a sociedade poderia ser reconstruída a fim de evitar eventos dramáticos, como foi a Revolução de 1 789.
Estão corretas as afirmativas
I. Os indivíduos são portadores concretos e imediatos de toda a realidade histórica e de tudo o que neles há, como instinto, interesse, fim, inclinação, estado ou movimento psíquico, ou seja, tudo que é capaz de originar ação sobre outros ou a recepção de suas influências. Tudo isso, então, é o que compõe o conteúdo ou a matéria da sociação, PORQUE II. o início da sociação se dá quando a coexistência isolada dos indivíduos utiliza formas determinadas de cooperação e de colaboração, presentes no conceito geral da interação. Os indivíduos constituem a unidade dentro da forma que é sociação e é dentro dessa forma, realizada de diversas maneiras, que os indivíduos realizam seus interesses, tangíveis ou ideais, momentâneos ou duradouros, conscientes ou inconscientes, impulsionados casualmente ou induzidos telelogicamente. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
I. Uma das características mais distintivas do sistema econômico das sociedades modernas é a existência de uma divisão do trabalho extremamente complexa: o trabalho passou a ser dividido em um número enorme de ocupações diferentes nas quais as pessoas se especializam. II. As mulheres que trabalham fora historicamente se concentraram em ocupações mal remuneradas, que envolvem atividades de rotina. Muitos desses empregos são extremamente marcados pelo gênero. Apesar da igualdade formal em relação aos homens, as mulheres ainda passam por diversas situações de desigualdade no mercado de trabalho. III. Há quem fale na “morte das carreiras” e no advento do trabalhador de portfólio – aquele que possui e apresenta diferentes habilidades, afirmando que tem condições de se deslocar prontamente de um emprego para outro. Assim, por qualquer ângulo que seja observada, a flexibilização do trabalho é considerada uma prática benéfica à sociedade.
Estão corretas as afirmativas
COLUNA II ( ) “A solidariedade social é forte, inclina fortemente os homens entre si, coloca-os em frequente contato, multiplica as ocasiões que têm de se relacionarem. [...] Quanto mais solidários são os membros de uma sociedade, mais relações diversas sustentam, seja entre si, seja com o grupo tomado coletivamente, porque se os seus encontros fossem raros eles não dependeriam uns dos outros, senão de maneira frágil e intermitente”. (Quintaneiro, 2002, p. 81) ( ) “As camadas mais baixas do proletariado – as mais instáveis do ponto de vista econômico, de muito difícil aceso às concepções racionais – e as camadas da pequena burguesia – em decadência proletária ou em constante indigência e ameaçadas de proletarização – são presa fácil de missões religiosas, sobretudo as que adquirem forma mágica ou mágico-orgiástica [...] Sem dúvida é mais fácil que prosperem sobre esse solo os elementos emotivos do que os racionais de uma ética religiosa”. (Quintaneiro, 2002, p. 133) ( ) “Um primeiro pressuposto de toda existência humana e, portanto, de toda história [...] (é) que os homens devem estar em condições de poder viver a fim de “fazer história”. Mas, para viver, é necessário, antes de mais nada, beber, comer, ter um teto onde se abrigar, vestir-se etc. o primeiro fato histórico é, pois, a produção dos meios que permitem satisfazer essas necessidades, a produção da própria vida material; trata-se de um fato histórico; de uma condição fundamental de toda a história, que é necessário, tanto hoje como há milhares de anos, executar, dia a dia, hora a hora, a fim de manter os homens vivos”. (Quintaneiro, 2002, p. 32)
Assinale a sequência correta.