Questões de Concurso Público Prefeitura de Ervália - MG 2018 para Psicólogo

Foram encontradas 4 questões

Q1733119 Psicologia
Considere o caso hipotético a seguir. Uma mulher, 62 anos de idade, viúva e mãe de 5 filhos, foi encaminhada ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de seu bairro por sua filha mais velha de 35 anos de idade, considerando o seu estado de saúde: costumava beber todos os dias, tinha delírios e alucinações e se tornava muito agressiva com as pessoas.
Considere as seguintes prerrogativas de tratamento para um paciente.
I. ser tratado com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde. II. ser tratado em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis. III. ter direito à presença médica, em qualquer tempo, para esclarecer a necessidade ou não de sua hospitalização involuntária. IV. ter garantia de sigilo nas informações prestadas; ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração.
Dado esse contexto e considerando os direitos concernentes às pessoas portadoras de transtorno mental e / ou que fazem uso de álcool e outras drogas, é prerrogativa do tratamento para essa paciente
Alternativas
Q1733120 Psicologia
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário por meio de uma equipe multiprofissional, responsável pelo atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.
Considerando a importância da entrevista inicial feita pelo psicólogo da equipe do CAPS, assinale a conduta que deve ser realizada.
Alternativas
Q1733122 Psicologia
O Serviço de Residência Terapêutica – SRT é um programa do SUS que vem se concretizando como alternativa viável para um grande número de pessoas que estão há anos internadas em hospitais psiquiátricos, por não contarem com suporte adequado da comunidade. Considerando a importância do trabalho interdisciplinar, são objetivos do SRT, exceto:
Alternativas
Q1733123 Psicologia
Considere o caso hipotético a seguir.
Um homem, 45 anos de idade, morava sozinho e sempre era visto andando nas ruas do bairro como um maltrapilho. Segundo os vizinhos, ele não tinha nenhum parente próximo. Era conhecido na comunidade local pelo comportamento agitado, às vezes era visto gritando ou conversando sozinho, outras vezes andando cabisbaixo, aparentando muito sofrimento. Foi encaminhado por uma vizinha para um atendimento no CAPS. Ao chegar no CAPS, foi acolhido pela psicóloga para um atendimento.
Considerando a importância do acolhimento no CAPS, a atitude correta a ser tomada pela psicóloga é
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: B
4: C