Questões de Concurso Público Prefeitura de Lagoa Santa - MG 2018 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 10 questões

Q1116422 Terapia Ocupacional
Considerando a prática da terapia ocupacional em cuidado com familiares e cuidadores, nos casos de diagnóstico de demência em entes familiares, e os diferentes níveis cognitivos utilizados no Modelo Reconsiderado de Incapacidades Cognitivas (CPT) de Katz (2014), analise as afirmativas a seguir.

I. No
nível 5.0, o declínio funcional vai de leve a moderado e o indivíduo pode apresentar declínio da capacidade de autoiniciação. A família muitas vezes sofre um momento de crise.
II. No
nível 4.0, o declínio funcional é moderado, a pessoa é dependente de rotinas e ambientes familiares, e as atividades perigosas requerem supervisão ou restrição, o que altera definitivamente o ritmo familiar.
III. No
nível 3.0, o declínio funcional vai de moderado a grave, é necessária assistência total para todas as atividades básicas de vida diária (ABVD), com indicação de internação em casas de repouso.

Estão corretas
as afirmativas
Alternativas
Q1116423 Terapia Ocupacional
Considerando as alterações da capacidade de desempenho frequentemente encontradas no contexto hospitalar, que interferem na funcionalidade e participação social do idoso, analise as afirmativas a seguir.

I. A
imobilidade, geralmente associada a idosos frágeis, acima de 75 anos de idade, pode ser tratada com intervenções restauradoras, reduzindo progressivamente o tempo de permanência da pessoa no leito, e ser associada à cinesioterapia, objetivando mudanças das posições básicas do corpo com ou sem utilização de tecnologias assistivas de suporte postural.
II. As
quedas decorrentes de alterações na atenção e no equilíbrio, culminando em fraturas de quadril, têm como consequências funcionais para o idoso o abandono de atividades significativas, a modificação de hábitos e estilo de vida e as limitações da mobilidade, principalmente para atividades fora de casa.
III. Nos cuidados paliativos, sistema de apoio para que o idoso viva tão ativamente quanto possível até sua morte, pode haver tratamento com intervenções restauradoras das funções do corpo com aumento da amplitude de movimento, força muscular e percepção sensorial para facilitar a movimentação ativa e a realização de atividades significativas.

Estão corretas
as afirmativas
Alternativas
Q1116424 Terapia Ocupacional
Considerando o raciocínio clínico ou profissional em terapia ocupacional, identificamos uma combinação de conhecimento e de experiência que determina um processo contínuo de evolução e suas caraterísticas.
Sobre
o raciocínio clínico no processo de intervenção, analise as afirmativas a seguir.

I. O
principiante usa o raciocínio de procedimento com base nas normas, sem habilidade de se adequar à situação, e o raciocínio narrativo para estabelecer relações sociais, mas que não informa significativamente a atuação profissional.
II. O competente percebe as situações como um todo, combina de forma criativa diferentes abordagens de diagnóstico e de procedimentos e é mais habilidoso ao negociar os recursos, para atender às necessidades do cliente com sofisticação.
III. O
especialista clínico tem um processo intuitivo rápido, profundamente internalizado e baseado na ampla variedade de casos que permitem a prática com menor rotina de análise e que promovem satisfação com o desempenho ocupacional a longo prazo.

Estão corretasas afirmativas
Alternativas
Q1116425 Terapia Ocupacional
A fadiga aparece com sintomas de diminuição na motivação, percepção, atenção, escolha e tomada de decisão, afetando a participação do indivíduo em todas as dimensões cotidianas.A fadiga proveniente de alterações das funções do sistema nervoso central (SNC) está relacionada à diminuição da quantidade de unidades motoras disponíveis ou à redução da frequência de disparos elétricos nas unidades motoras, diferentemente da fadiga periférica, que, além dos eventos neurais, pode estar relacionada a disfunções mecânicas e energéticas, estas últimas diretamente envolvidas com o sistema respiratório.
Sobre a fadiga e a intervenção terapêutica ocupacional, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) A
capacidade aeróbica depende das funções cardíacas e respiratórias que, quando estimuladas, provocam modificações no estado momentâneo e, em longo prazo, com treinamento dosado, contínuo e progressivo, aumenta o ventrículo direito.
(   ) Na
abordagem educativa, voltada para o condicionamento físico com força de resistência lenta e progressiva, a intervenção baseia-se no controle diário da fadiga através do registro das atividades fatigantes em uma ficha de controle para o redimensionamento do cotidiano.
(   ) As
evidências da literatura científica apontam para o procedimento de conservação de energia como uma intervenção benéfica para pessoas com degenerações progressivas, quando essa conservação é programada a partir de orientações gerais e dirigidas.
(   ) Para as disfunções cardiovasculares e respiratórias, o aumento da capacidade aeróbica ou de força de resistência física ainda está sem registros de evidências na literatura como atividade que interfere diretamente no cotidiano e no bem-estar geral.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1116426 Terapia Ocupacional
Considerando as possíveis mudanças na população de desabrigados e a identificação de evidências que fundamentam os serviços de terapia ocupacional para desabrigados e clientes em vulnerabilidade social, de acordo com o capítulo “Não há lugar como o lar: serviços de terapia ocupacional para pessoas desabrigadas”, de autoria de Schultz-Krohn (2011), assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) O
uso de ambientes afirmativos, suporte e incentivo sistemático aos desabrigados pela terapia ocupacional facilita a autoeficácia e ajuda os clientes a desenvolver habilidades importantes para o desempenho de seus papéis ocupacionais.
(   ) Killeen apud Schultz-Krohn (2011) documenta que pais que eram considerados com bom desempenho, em um aspecto importante para o filho, tem mais chance de criarem hábitos de elogiar as ações específicas dos pais.
(   ) Com
base na análise de atividades do terapeuta ocupacional é possível identificar trabalhos manuais para crianças desabrigadas e propiciar a participação em vendas de artesanato em feiras da comunidade.
(   ) A
criação de um ambiente que reconheça as habilidades atuais do cliente e encoraje sistematicamente o desenvolvimento de novas habilidades é uma base da prática da terapia ocupacional como alternativa das circunstâncias negativas.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1116427 Terapia Ocupacional
Tendo em vista o relacionamento no vínculo terapêutico, considere os princípios de ética, segundo Tickle-Degnen (2013), e assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

(   ) Princípio
4: os profissionais de terapia ocupacional devem atingir e continuamente manter altos padrões de competência com capacidade de examinar criticamente o conhecimento atual para a prática.
(   ) Princípio
3: os profissionais de terapia ocupacional devem demonstrar preocupação com as suas próprias crenças e com as crenças do receptor, buscando um alinhamento cultural e de valores.
(   ) Princípio 2: os profissionais de terapia ocupacional devem tomar medidas para assegurar a segurança do receptor e evitar impor ou infligir danos como sentimentos negativos aos clientes.
(   ) Princípio
1: os profissionais de terapia ocupacional devem respeitar os receptores para assegurar seus direitos, sugerindo, rejeitando ou recusando objetivos e prioridades conflitantes durante o estabelecimento do vínculo.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1116428 Terapia Ocupacional
Os fatores psicobiológicos, segundo o documento Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional, Domínio e Processo (Cavalcanti et al., 2015), citado por White (2011), referem-se às funções do corpo e resultam das interconexões anatômicas e fisiológicas entre o cérebro e as estruturas corporais, à medida que negociam com os ambientes externos e internos.
Considerando
a regulação dos sistemas corporais e do comportamento e os sistemas psicobiológicos, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1116429 Terapia Ocupacional
A brinquedoteca deve ser um espaço para incentivar a criança a brincar em ambiente lúdico onde possa explorar, sentir e experimentar diferentes brinquedos e brincadeiras.
Sobre
o planejamento com a organização de brinquedoteca hospitalar, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando as ações de planejamento com a população atendida e a especificidade dos materiais.

COLUNA I
1. Segurança de brinquedos e materiais
2.
Recursos humanos
3. Higienização de brinquedos e materiais

4. Perfil sociodemográfico

COLUNA II
(   ) Considerar
a faixa etária, patologias mais frequentes, se são doenças crônicas ou não, tempo médio de internação, procedência, entre outros fatores determinantes da escolha dos materiais e atividades propostas.
(   ) Considerar
a responsabilidade e dedicação exclusiva para a organização de rotinas, horários, materiais, bem como o vínculo com pacientes e familiares.
(   ) Considerar
a totalidade dos brinquedos e materiais factíveis de serem lavados com água e sabão, fricção com álcool 70% e acondicionamento em caixas plásticas com tampas.
(   ) Considerar a conformidade de brinquedos e materiais com as normas oficiais de qualidade e a respectiva faixa etária indicada pelo fabricante.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1116430 Terapia Ocupacional

Relacione as órteses com a finalidade de preensão que proporcionam.
COLUNA I
Imagem associada para resolução da questão


COLUNA II
( ) Preensão em três pontas com a tala curta para oposição que posiciona o polegar em oposição aos dedos indicador e médio.
( ) Preensão
lateral ou preensão em chave com a tala curta para oposição que posiciona o polegar em oposição lateral ao dedo indicador.
( ) Preensão
de ponta com bloqueio interfalangeano para polegar e indicador que mantém a articulação interfalangeana em leve flexão para auxiliar a preensão de ponta.
( ) Uma “bolha” para alívio de preensão sobre o estiloide ulnar, confeccionada com plástico moldado sobre um coxim colocado sobre o estiloide.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1116431 Terapia Ocupacional
Relacione os domínios do Modelo Funcional Ocupacional (MFO) de Latham, C.A. Trombly (2013) apresentados na COLUNA I com os domínios da Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional, Domínio e Processo (EPTO) traduzido e publicado por Cavalcanti et al.(2015) apresentados na COLUNA II, associando semelhanças.

COLUNA I
1. O
MFO tem o domínio competência e satisfação com os papéis de vida e com o desempenho de suas tarefas.
2. O MFO tem o domínio competência no desempenho de atividades e hábitos de tarefas dos papéis ocupacionais.
3. O MFO tem o domínio papéis de autodesenvolvimento que aumentam as habilidades, propriedades, ou outras aquisições pessoais.
4. O
MFO tem o domínio papéis de autorrealização que contribuem para o sucesso e a satisfação pessoal.

COLUNA II

(    ) O
EPTO tem como domínio correspondente ao MFO a exploração e a participação em jogos e lazer, além da participação social com família, colegas, amigos e comunidade.
(   ) O
EPTO tem como domínio correspondente ao MFO os padrões de desempenho.
(   ) O EPTO tem como domínio correspondente ao MFO as necessidades, interesses e participação em educação formal e informal, além de interesses profissionais até o desempenho no emprego ou trabalho voluntário.
(   ) O
EPTO tem como domínio correspondente ao MFO as áreas de ocupação.

Assinale a sequência correta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: D
5: C
6: A
7: D
8: B
9: A
10: B