Questões de Concurso Público Prefeitura de Pará de Minas - MG 2018 para Biomédico
Foram encontradas 15 questões
A determinação de resistência insulínica (RI) é um critério fundamental para determinação da base fisiopatológica de condições metabólicas alteradas que configuram a síndrome metabólica (SM), importante fator de risco para o desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares. Com relação ao diagnóstico de RI, analise as asserções a seguir.
I. O padrão-ouro para determinação de RI avalia a ação da insulina exógena por meio do teste de clamp euglicêmico hipersinulinêmico (EHC), mas é pouco utilizado na prática clínica,
PORQUE
II. o índice de HOMA mede a correlação entre a insulinemia e a glicemia, podendo ser facilmente adaptado na clínica de avaliação do paciente.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Uma paciente do sexo feminino, 27 anos de idade, procura um ginecologista devido a um fluxo menstrual intenso, superior a 8 dias. A paciente apresenta pele e mucosas pálidas, fraqueza, dores de cabeça constantes e relata ter sofrido pequenos desmaios. O médico responsável suspeita que o quadro clínico da paciente pode ter gerado uma anemia e solicita um eritrograma. O resultado apresentado pela paciente foi: hemoglobina: 8 g/dL (valor de referência: 12 a 16 g/dL); hematócrito: 22% (valor de referência: 35% a 45%). Durante a análise da lâmina de esfregaço sanguíneo, o analista observou presença de 5% de reticulócitos. Em situações de anemia, sabe-se que o valor de reticulocitose deve ser corrigido.
Para essa paciente, o valor da porcentagem de reticulócitos deve ser:
Com a informação difundida na mídia em 2017, uma senhora, de 52 anos de idade e com solicitação para dosagem de perfil lipídico, resolveu ir ao laboratório para coleta de material biológico às 15 horas. A paciente em questão é conhecida, do ponto de vista clínico, com quadro clinicolaboratorial de dislipidemia secundária. Durante a dosagem do nível de triglicérides, o resultado encontrado foi de 420 mg/dL. Ao verificar o resultado (repetido e confirmado), o analista clínico propõe algumas vias para a liberação dos demais resultados do perfil lipídico (colesterol total, HDL e LDL).
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. Libera o resultado de perfil lipídico normalmente, utilizando método de Friedewald para cálculo de colesterol LDL.
II. Não libera o resultado do colesterol LDL, sugerindo ao médico solicitação da dosagem direta da lipoproteína.
III. Libera o resultado do perfil lipídico normalmente, utilizando a fórmula de Martin para o cálculo de LDL. IV. Libera o resultado do perfil lipídico normalmente utilizando a dosagem direta do colesterol LDL.
De acordo com o Consenso Brasileiro para Normatização da Determinação do Perfil Lipídico (2017), estão corretas as afirmativas:
A reação leucemoide benigna é uma condição de leucocitose reacional excessiva, geralmente de origem mieloide, que representa uma resposta exacerbada da medula óssea frente a uma condição patológica. Nessas situações, a contagem de leucócitos pode estar acima de 50.000/mm3 , com presença de grande quantidade de células imaturas. Essa reação pode produzir quadro clínico semelhante à leucemia mieloide crônica, o que pode dificultar o diagnóstico clínico laboratorial.
Com relação a essas duas situações clínicas leucocitose reacional excessiva e leucemia mieloide crônica, assinale a alternativa CORRETA.
Um paciente de 75 anos de idade, sexo masculino, com doença de Alzheimer, diagnosticado há 8 anos, dá entrada em um serviço de urgência de sua cidade. Ao exame clínico, apresenta forte dor de cabeça, aumento da frequência cardíaca, tontura e fraqueza. O paciente mora sozinho e é acompanhado apenas por um cuidador de idosos na parte da manhã. Foram solicitados alguns exames laboratoriais para avaliação do caso (dosagem plasmática).
Sódio: 157 mmol/dL
Valor de referência: 135 a 145 mmol/L
Potássio: 4,9 mmol/L
Valor de referência: 3,0 a 5,1 mmol/L
Cloro: 120 mEq/L
Valor de referência: 97 a 106 mEq/L
Creatinina: 1,3 mg/dL
Valor de referência: 0,7 a 1,20 mg/dL
Ureia: 60 mg/dL
Valor de referência: 15 a 45 mg/dL
Considerando a avaliação laboratorial dos resultados apresentados, analise as afirmativas a seguir.
I. O paciente apresenta início de disfunção
renal com alteração dos níveis de eletrólitos
causados pela diminuição da taxa de filtração
glomerular (TFG).
II. A elevação dos níveis dos eletrólitos apresentados no exame se devem ao início de um processo de desidratação, sem correlação clara com disfunção do sistema renal.
III. O valor de ureia apresentado revela uma resposta do controle volêmico do paciente, que é causada pela alteração da função renal.
IV. O paciente apresenta processo de lesão renal evidenciado pelas alterações dos eletrólitos dosados no sangue.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
A icterícia é uma manifestação clínica importante, relacionada ou não à doença hepática, e que geralmente ocorre quando o nível de bilirrubina total está próximo à 2 mg/dL no sangue. A avaliação das porções direta e indireta da bilirrubina é de fundamental importância para que se esclareça a condição fisiopatologia do paciente e, consequentemente, seu diagnóstico. Sobre a avaliação laboratorial das bilirrubinas, analise as afirmativas a seguir.
I. Pacientes que apresentam infarto pulmonar apresentam aumento de bilirrubina total e direta.
II. Em situações de anemia hemolítica congênita, o paciente geralmente apresenta aumento expressivo da porção não conjugada da bilirrubina.
III. A intoxicação com chumbo é uma das situações clínicas ligadas ao amento da bilirrubina total e indireta.
IV. Em casos de reações transfusionais, ambas as porções da bilirrubina estarão alteradas.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
A presença de alterações tireoidianas é situação comum na prática clínica, e o auxílio da avaliação laboratorial é de extrema importância, já que grande parte das manifestações clínicas são sutis, o que dificulta o diagnóstico clínico.
A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA.
O conhecimento acerca da interpretação fisiopatológica dos resultados da análise química da urina e as condições que podem levar a um resultado falso-positivo e / ou falso-negativo são de fundamental importância para a liberação de um laudo fidedigno à condição clínica do paciente para a tomada de decisão clínica.
A respeito desse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Um paciente de 13 anos de idade, sexo masculino, passando muito mal, foi atendido no hospital de pronto-atendimento da sua cidade. O paciente tinha hálito de cetona. O médico rapidamente solicitou uma gasometria arterial e dosagem de glicose. O valor da glicemia foi de 420 mg/dL. O resultado da gasometria foi:
Com relação à situação clínica apresentada, analise as asserções a seguir.
I. O paciente apresenta quadro de acidose metabólica causada, provavelmente, por uma cetoacidose diabética,
PORQUE
II. o nível de glicose alto e a diminuição do bicarbonato são os responsáveis pelo quadro fisiopatológico do paciente, nesse caso.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa
CORRETA.
Um paciente chega ao laboratório para realização de alguns exames laboratoriais, entre eles, o exame de urina. Todas as condições pré-analíticas foram respeitadas, como solicitado pelo laboratório. A análise química da urina, realizado por meio de fita reagente, apresenta o seguinte resultado.
• Cor: Amarelo escuro
• Aspecto: Transparente
• Densidade: 1.010
• pH: 6,0
• Proteínas: Traços
• Glicose: Normal
• Cetona: Positivo +
• Bilirrubina: Negativo
• Urobilinogênio: Negativo
• Nitrito: Negativo
• Leucócito: Ausente
Esse perfil pode estar relacionado à condição clínica de um paciente:
O tratamento adequado de amostras biológicas enviadas ao setor de microbiologia é fundamental para a rápida identificação de bactérias com potencial patogênico e sua resistência e / ou sensibilidade a antibióticos. Por esse motivo, as amostras biológicas devem ser distribuídas em diferentes meios de cultura relacionados com o crescimento do possível micro-organismo infectante. Considerando esse assunto, observe a tabela a seguir.
Legenda: + = cresce no meio; +/– = algumas espécies do grupo podem não crescer bem no meio; – = não cresce no meio.
A partir da análise dessa tabela, assinale a alternativa CORRETA
Observe as figuras a seguir.
Os fungos das figuras 1, 2 e 3 podem ser identificados, respectivamente, como:
Analise o gráfico a seguir que representa a avaliação do controle interno da qualidade de um analíto X durante o tempo de 10 dias. Esse gráfico é interpretado de acordo com as regras múltiplas de Westgard (13s / 22s / R4s / 10x ,).
Com base na análise desse gráfico, assinale a alternativa
CORRETA.
Alterações dos níveis de hormônio de crescimento (HC) podem ocorrer de maneira conjunta a outros problemas hipofisários ou de forma isolada. Várias consequências clínicas podem ocorrer devido à alteração, já que o HC tem efeito direto sobre rotas metabólicas importantes. A respeito da avaliação laboratorial do HC, avalie as afirmativas a seguir.
I. A dosagem de CH é um dos critérios laboratoriais obrigatórios para determinação de hipoprodução (nanismo) ou hiperprodução (gigantismo).
II. A dosagem de IGF-1 é um excelente parâmetro laboratorial para estabelecimento de diagnósticos relacionados a distúrbios na produção de HC.
III. A dosagem de HC urinário pode ser aplicada como critério laboratorial de diagnóstico, em todas as faixas etárias de avaliação.
Com relação aos seus conhecimentos sobre o assunto, está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):