Questões de Concurso Público Prefeitura de Pará de Minas - MG 2018 para Engenheiro de Trânsito

Foram encontradas 11 questões

Q1118147 Engenharia de Transportes e Trânsito
Analise as seguintes afirmativas sobre polos geradores de tráfego e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Polos geradores de tráfego são empreendimentos de grande porte que atraem ou produzem um elevado número de viagens, causando reflexos negativos na circulação viária em seu entorno, podendo prejudicar a acessibilidade de uma região. ( ) No desenvolvimento de estudos de impacto devido à instalação de polos geradores de tráfego, pode ser solicitada pelo município a elaboração de medidas compensatórias. ( ) Os parâmetros de definição dos tipos de empreendimentos que se caracterizam como polos geradores de tráfego ou empreendimentos de impactos são estipulados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1118148 Engenharia de Transportes e Trânsito
Uma pesquisa de contagem volumétrica foi realizada em um trecho de uma via expressa que contém três faixas de tráfego de mesma mão direcional, no período de 07h as 09h. As seguintes quantidades de veículos por faixa foram obtidas:
• Faixa da direita: 373 veículos; • Faixa central: 312 veículos; • Faixa da esquerda: 355 veículos.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o fluxo de tráfego desse trecho de via.
Alternativas
Q1118149 Engenharia de Transportes e Trânsito
Moderadores de tráfego são medidas de engenharia implantadas com o objetivo de reduzir a velocidade dos veículos e propiciar maior segurança na circulação de pedestres e ciclistas. Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os tipos de dispositivos de controle e moderação de tráfego a seu respectivo conceito.
COLUNA I 1. Pontos de estrangulamento 2. Rotatória 3. Sonorizadores
COLUNA II ( ) Interseção em círculo que objetiva limitar a velocidade e organizar os fluxos de tráfego, reduzindo conflitos entre veículos. ( ) Pequenas áreas elevadas de um lado ao outro da pista de rolamento, projetadas para alertar os motoristas e incentivá-los a desacelerar devido à existência de uma situação de perigo. ( ) Redução da largura da seção transversal da via, nos dois sentidos de circulação simultaneamente, implantada para redução da velocidade dos veículos, aumento da segurança e reorganização do espaço viário.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1118151 Engenharia de Transportes e Trânsito
Para a elaboração do projeto de sinalização semafórica para a travessia de pedestres em áreas escolares, admite-se como velocidade de travessia das crianças um valor igual a 1 m/s e adota-se um fator de segurança e um fator de aglomeração de 2 segundos, cada. Considerando uma escola municipal localizada em uma via coletora de 12 metros de largura, a alternativa que apresenta o tempo de verde correto para essa travessia é:
Alternativas
Q1118152 Engenharia de Transportes e Trânsito
Sobre o posicionamento na via do sinal de regulamentação R-2, “Dê a preferência”, é correto afirmar:
Alternativas
Q1118153 Engenharia de Transportes e Trânsito
Na elaboração dos projetos e na implantação da sinalização de trânsito, é necessário assegurar que princípios básicos sejam seguidos para garantir a real eficácia dos sinais de trânsito. A esse respeito, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os princípios básicos à sua respectiva função, conforme estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
COLUNA I 1. Legibilidade 2. Legalidade 3. Clareza 4. Suficiência
COLUNA II ( ) Transmitir mensagens de fácil compreensão. ( ) Ser lida em tempo hábil para a tomada de decisão. ( ) Permitir fácil percepção do que realmente é importante, com quantidade de sinalização compatível com a necessidade. ( ) Obedecer ao Código de Trânsito Brasileiro e legislação complementar.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1118154 Engenharia de Transportes e Trânsito
Sobre os dispositivos e equipamentos de sinalização de trânsito temporária, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1118156 Engenharia de Transportes e Trânsito
Determinados fatores influem na capacidade e nos volumes de serviço das vias com fluxo ininterrupto, podendo ser classificados como fatores físicos e fatores de tráfego. São considerados fatores de tráfego, EXCETO:
Alternativas
Q1118157 Engenharia de Transportes e Trânsito
Considerando os conceitos de velocidade utilizados na engenharia de tráfego, é correto afirmar:
Alternativas
Q1118160 Engenharia de Transportes e Trânsito
De acordo com a Organização Pan-americana da Saúde, a velocidade excessiva e inadequada é o fator mais importante que contribui para o problema das lesões causadas pelo trânsito, enfrentado por muitos países. Para reverter esse cenário, é recomendado que as orientações existentes para definir os limites de velocidade sejam revistas com o objetivo de garantir maior segurança viária. Nesse sentido, são fatores que devem ser considerados na definição dos limites de velocidade das vias, EXCETO:
Alternativas
Q1118161 Engenharia de Transportes e Trânsito
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. Um pedestre tem cerca de 80% de chances de ser morto se atropelado por um veículo a 50 km/h,
PORQUE
II. na maioria das colisões graves e fatais, as lesões se devem a cargas e acelerações superiores às que o corpo pode tolerar. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: A
5: C
6: B
7: B
8: A
9: C
10: D
11: A