Questões de Concurso Público Prefeitura de Pará de Minas - MG 2018 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 15 questões

Q1118222 Fonoaudiologia
Analise as seguintes afirmativas sobre os distúrbios de comunicação, especificamente da fala e da linguagem presentes na infância, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O distúrbio fonológico afeta a produção e / ou representação mental dos sons da fala e pode provocar grande impacto na articulação e no conhecimento internalizado da língua. ( ) Alteração no desenvolvimento da linguagem caracteriza-se por vocabulário pobre, dificuldade na combinação de palavras para formar frases, uso inadequado da linguagem, sintaxe pouco estruturada, dificuldade de compreensão, alterações gramaticais, fala ininteligível, dificuldade com conceitos abstratos e figurativos. ( ) A gagueira de desenvolvimento ou idiopática surge entre 18 meses e 7 anos, durante a fase de aquisição e desenvolvimento da linguagem, e caracteriza-se como um distúrbio crônico, com períodos cíclicos de fluência. ( ) A etiologia dos distúrbios da comunicação envolve somente fatores orgânicos e cognitivos.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1118223 Fonoaudiologia
Analise as seguintes afirmativas sobre a relação entre linguagem e cognição e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As habilidades expressivas e compreensivas estão fortemente relacionadas com a memória procedural. ( ) A atenção é relevante para a compreensão do discurso do interlocutor e possibilita selecionar respostas na expressão da linguagem. ( ) A função executiva está relacionada à linguagem, pois seus vários componentes cognitivos auxiliam na compreensão e expressão oral e escrita. ( ) A relação entre a linguagem e a cognição é comprovada somente em atividades em que é exigida a codificação, o armazenamento e a recuperação da informação.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1118224 Fonoaudiologia
Analise as seguintes afirmativas sobre o delineamento da terapia fonoaudiológica nas demências.
I. O delineamento da terapia fonoaudiológica dependerá de vários fatores, como socioambientais, atividades de vida diária, funções cognitivas, condições para novas aprendizagens e motivacionais. II. Entre os procedimentos da intervenção fonoaudiológica nas síndromes demenciais está a identificação da progressão dos sintomas e elaboração de uma conduta terapêutica visando a qualidade de vida do paciente e de sua família. III. Na terapia fonoaudiológica, a orientação ao cuidador deverá ser sistemática com informações sobre as melhores estratégias de comunicação.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q1118225 Fonoaudiologia
Analise o caso clínico a seguir. Adolescente do sexo masculino, 14 anos de idade, com queixa de dificuldades escolares com notas baixas, necessitando auxílio para realizar tarefas escolares e dificuldade de compreensão da leitura e da escrita. Em relação ao caso descrito, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1118226 Fonoaudiologia
São aplicações clínicas do exame de imitanciometria no diagnóstico otológico, EXCETO:
Alternativas
Q1118227 Fonoaudiologia
Sobre o potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE), é correto afirmar:
Alternativas
Q1118228 Fonoaudiologia
Analise o caso clínico a seguir. Idosa, 72 anos de idade, refere períodos de vertigens intensas, que duram alguns segundos, acompanhados de náuseas, iniciados há 20 dias. A primeira vez que as sentiu estava dormindo e acordou sonhando que caíra num poço. Os episódios seguintes foram desencadeados ao virar-se na cama, ao levantar-se e pendurar roupas no varal. Informa histórico de quedas devido à tontura, porém sem fraturas. Nega redução da acuidade tanto auditiva quanto visual. Com relação ao caso apresentado, é =afirmar:
Alternativas
Q1118229 Fonoaudiologia
Sobre a disfonia infantil, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1118230 Fonoaudiologia
Analise as afirmativas a seguir sobre os distúrbios de deglutição nos recém-nascidos. I. O diagnóstico fonoaudiológico das dificuldades de alimentação no recém-nascido deve buscar esclarecer os aspectos primários da alimentação, diferenciando-os daqueles que são compensatórios. II. Dificuldades respiratórias, como a apneia da alimentação, podem estar presentes. Assim, as alterações de deglutição e alimentação podem apresentar sintomas respiratórios, e problemas respiratórios podem ser agravados pela alimentação. III. O uso de sonda nasogástrica (SNG) ou orogástrica (SOG), apesar de bem toleradas pelo recém-nascido, pode desorganizar o mecanismo de alimentação oral levando a déficit na função da deglutição.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q1118231 Fonoaudiologia
Sobre a dificuldade de alimentação do idoso, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A duração da fase oral frequentemente é prolongada, e o trânsito oral, lentificado em decorrência das alterações nas estruturas envolvidas na deglutição. ( ) A proteção da via aérea inferior na fase faríngea fica comprometida em decorrência da cifose na coluna vertebral. ( ) Na fase esofágica, as mudanças no posicionamento e na peristalse esofágica podem explicar maior incidência de refluxo gastresofágico. ( ) Durante o transporte do alimento na fase faríngea, há redução da duração devido a alterações de causas mecânicas, como o divertículo faringoesofágico.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1118232 Fonoaudiologia
Considerando os diferentes quadros de disartria e suas características, assinale a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q1118233 Fonoaudiologia
As técnicas utilizadas no treinamento vocal apresentam objetivos específicos. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando a técnica vocal com seu resultado.
COLUNA I 1. Técnica do som basal 2. Técnica de sons fricativos 3. Técnica de vibração e sonorização de língua 4. Técnica da sobrearticulação
COLUNA II ( ) Melhora da qualidade vocal. ( ) Melhora da fala e do controle respiratório. ( ) Redução da tensão fonatória. ( ) Aumento da estabilidade vocal.
Assinale a sequência CORRETA.
Alternativas
Q1118234 Fonoaudiologia
São considerados músculos da mastigação, EXCETO:
Alternativas
Q1118235 Fonoaudiologia
São ações possíveis de serem desenvolvidas por fonoaudiólogos nas Unidades Básicas de Saúde obedecendo aos princípios do Sistema Único de Saúde brasileiro, EXCETO:
Alternativas
Q1118236 Fonoaudiologia
“A Promoção de saúde foi definida como o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle desse processo.” Carta de Ottawa, 1986. Sobre a atuação fonoaudiológica na promoção de saúde, é correto afirmar:
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: D
4: C
5: B
6: A
7: C
8: A
9: D
10: B
11: D
12: A
13: C
14: B
15: D