Questões de Concurso Público Prefeitura de Pará de Minas - MG 2018 para Médico Clínico Geral
Foram encontradas 15 questões
I. A tomografia computadorizada do encéfalo geralmente permite diferenciar o AVC isquêmico do hemorrágico.
II. Hemorragia intracerebral espontânea em pacientes sem evidência angiográfica de anomalia vascular está geralmente associada ao uso de anti-inflamatórios não hormonais.
III. 5 a 10% dos ataques isquêmicos transitórios precedem um AVC em até 90 dias.
Estão corretas as afirmativas:
( ) Autoanticorpos contra as células das ilhotas pancreáticas estão frequentemente presentes.
( ) Candidíase vaginal costuma ser a manifestação inicial.
( ) Há forte influência genética e a obesidade é o fator ambiental mais importante.
( ) Hiperosmolaridade e hipercetonemia decorrentes do acúmulo de glicose e de ácidos graxos causados pela deficiência absoluta de insulina.
( ) Hiperglicemia acima de 200 mg/dL, poliúria, polidipsia, polifagia e emagrecimento.
Assinale a sequência CORRETA.
COLUNA I
1. Cancro mole (cancroide)
2. Condiloma acuminado
3. Donovanose (granuloma inguinal)
4. Linfogranuloma venéreo
5. Vaginose bacteriana
COLUNA II
( ) Chlamydia trachomatis
( ) Haemophilus ducreyi
( ) Calymmatobacterium granulomatis
( ) Múltiplos agentes
( ) Papilomavírus humano
Assinale a sequência CORRETA.
Mulher jovem, hígida, apresentou subitamente, durante uma partida de tênis, palpitações, tontura e desconforto retroesternal. Levada ao pronto atendimento, constatou-se: PA = 85/60 mmHg; FC = 190/min; ritmo cardíaco em dois tempos, bulhas rítmicas, ausculta respiratória normal. O eletrocardiograma mostrou taquicardia supraventricular.
Assinale a alternativa que indica corretamente o tratamento inicial mais adequado.
COLUNA I
1. Adenocarcinoma gástrico
2. Cirrose hepática
3. Síndrome de Mallory-Weiss
4. Úlcera péptica duodenal
5. Úlcera péptica gástrica
COLUNA II
( ) Anorexia, emagrecimento
( ) Anti-inflamatórios não hormonais
( ) Infecção pelo Helicobacter pylori( ) Varizes esofagianas
( ) Vômitos incoercíveis, alcoolismo
Assinale a sequência CORRETA.
I Nitroglicerina sublingual e morfina são os dois medicamentos mais eficazes e seguros no tratamento da dor do IAM.
II O uso de captopril e valsartana associados é superior ao uso de cada uma das drogas separadamente e provoca menos efeitos colaterais.
III Pacientes que fizeram uso de inibidores da fosfodiesterase nas 24 horas anteriores ao IAM não devem receber nitratos.
Estão corretas as afirmativas: