Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Bárbara - MG 2018 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 10 questões

Q1106936 Fisioterapia

A primeira metade da fase de apoio durante a marcha é a frenagem, que tem início com uma fase de aplicação de carga ou de contato inicial do calcanhar terminando na fase intermediária de apoio (até pé plano). A respeito dessa fase, numere a coluna II de acordo com a coluna I, fazendo a relação entre os músculos do membro inferior envolvidos na deambulação e a finalidade da ação muscular.


COLUNA I

1. Glúteo médio e mínimo

2. Tensor da fáscia lata

3. Quadríceps

4. Dorsiflexores


COLUNA II

( ) Controle da flexão do quadril.

( ) Controle do abaixamento do pé até a flexão plantar.

( ) Controle da queda da pelve contralateral.

( ) Controle da flexão do joelho.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1106937 Fisioterapia

Assinale a alternativa que indica um dos aspectos biofísicos e fisiológicos da terapia com estimulação elétrica nervosa transcutânea convencional (TENS convencional).

Alternativas
Q1106938 Fisioterapia

O teste de Lachman é utilizado na avaliação da instabilidade anterior uniplanar do joelho. O sinal positivo nesse teste indica que uma determinada estrutura pode apresentar lesão.

Essa estrutura é

Alternativas
Q1106939 Fisioterapia

Analise as afirmativas a seguir relativas aos princípios de prescrição de exercícios para escoliose.


I. Exercícios simétricos não devem ser tentados.

II. Se um grupo muscular ou um músculo dentro de um grupo é mais forte que seu antagonista ou sinergista, esse músculo ou grupo deve ser alongado, e o antagonista ou sinergista mais fraco e mais longo deve ser fortalecido e apoiado para proporcionar equilíbrio nessa região.

III. Os exercícios que promovem a flexibilidade da coluna vertebral precisam ser evitados sem exercícios de compensação ou um suporte capaz de promover um encurtamento dos oponentes e o fortalecimento para manter as correções.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q1106940 Fisioterapia

Considere um paciente queixando-se de perda da supinação do antebraço, da extensão do punho, da extensão dos dedos e incapacidade para realizar a preensão e abduzir o polegar que foi avaliado por um fisioterapeuta.


O nervo provavelmente lesado, de acordo com essas perdas funcionais, é o nervo

Alternativas
Q1106941 Fisioterapia

A habilidade para continuar a prover programas de promoção de saúde, bem-estar e aptidão física dependerá do reconhecimento pelo fisioterapeuta das barreiras ao exercício.


São barreiras ambientais comuns aos exercícios em idosos, exceto:

Alternativas
Q1106942 Fisioterapia

Como algumas lesões musculoesqueléticas podem necessitar de um período de pouco ou nenhum exercício ou mesmo repouso no leito, é importante que o fisioterapeuta conheça os efeitos deletérios que o descondicionamento e o repouso no leito exercem sobre a função cardiovascular.

São efeitos do descondicionamento por repouso no leito sobre a função cardiovascular durante o exercício aeróbico de pico, exceto:

Alternativas
Q1106943 Fisioterapia

Analise as seguintes afirmativas sobre os exercícios após o reparo cirúrgico de uma laceração do manguito rotador e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) Se os músculos supraespinhal ou infraespinhal foram reparados, inicialmente, deve-se evitar alongamento no final da amplitude em rotação interna.

( ) Se o músculo subescapular foi reparado, inicialmente, deve-se evitar alongamento no final da amplitude em rotação interna.

( ) Se o músculo deltoide foi desinserido e reparado, inicialmente, deve-se evitar extensão, adução e adução horizontal do ombro no final da amplitude.

( ) Não permitir a flexão ou a adução ativa do cotovelo até que o paciente possa levantar o braço sem erguer o ombro.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1106944 Fisioterapia

As posturas de neurodesenvolvimento promovem benefícios durante o tratamento das crianças com disfunções neurológicas.


São benefícios da postura de decúbito ventral sobre os cotovelos, exceto:

Alternativas
Q1106945 Fisioterapia

As discrepâncias de comprimento dos membros inferiores podem ser causadas por alterações no comprimento ósseo e na mecânica ou disfunção articular.

Uma causa de encurtamento do comprimento do membro inferior é

Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: C
5: C
6: B
7: B
8: A
9: C
10: C