Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Bárbara - MG 2018 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 10 questões
Considere o seguinte caso:
Paciente do sexo masculino, 8 anos de idade, operado aos 3 anos de fissura transforame unilateral, ausência de sequela cirúrgica, em fase final de correção ortodôntica, com quadro de respiração oral funcional. Durante a anamnese, verificou-se que a criança utiliza líquido nas refeições para facilitar a função mastigatória. Em relação à fala, apresenta substituição /t/ → /p/, /d/ → /b/, /s/ → /f/ e /z/ → /v/ em todas as emissões. A criança apresenta ainda hipernasalidade de grau moderado com escape aéreo nasal de 2 cm no espelho de Glatzel durante as emissões.
Em relação às estratégias que deverão ser utilizadas no processo terapêutico fonoaudiológico da criança, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Utilizar a abordagem fonológica para as alterações de fala.
( ) Direcionar o fluxo aéreo oral por meio do sopro e posteriormente em fonemas, sílabas, palavras, até automatizar na conversa espontânea.
( ) Realizar o exercício de inflar as bochechas para se obter pressão intraoral e ativar o fechamento do esfíncter velofaríngeo.
( ) Deve-se aguardar o término do tratamento ortodôntico para iniciar a abordagem dos distúrbios miofuncionais orais.
Assinale a sequência correta.
Em relação à avaliação fonoaudiológica do paciente com disfagia orofaríngea, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Paciente com dificuldade na modulação vocal, especialmente para atingir sons agudos, pode apresentar alteração na elevação laríngea e, consequentemente, possibilidade de aspiração.
( ) Durante a anamnese, o relato de uso de espessante para o líquido indica necessariamente dificuldade de propulsão oral.
( ) Blue dye test visa determinar a competência das vias aéreas e ter uma ideia se o paciente está aspirando. Para tanto, o procedimento pode ser utilizado em qualquer paciente com disfagia, desde que esteja colaborativo e com a cognição preservada.
( ) Tosse após a deglutição pode indicar presença de resíduo alimentar em qualquer região da cavidade oral e / ou faringe.
Assinale a alternativa correta.
Considere o caso hipotético a seguir.
Um adolescente com 14 anos de idade, apresentando histórico de uso prolongado de mamadeira durante a infância, quadro de respiração oral crônica por rinite alérgica e mordida aberta anterior.
As características esqueléticas e / ou miofuncionais esperadas para o caso são
No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o desenvolvimento de ações para o alcance do atendimento integral pelos fonoaudiólogos e demais profissionais da saúde pode requerer a referência do paciente a um nível de maior complexidade tecnológica dentro de uma rede de atenção.
Considerando as diversas atividades realizadas pelo fonoaudiólogo no SUS, numere a coluna II de acordo com a coluna I, fazendo a relação entre os níveis de atenção à saúde e os procedimentos realizados.
COLUNA I
1. Atenção primária
2. Atenção secundária
3. Atenção terciária
COLUNA II
( ) Realização de potenciais evocados auditivos de curta latência.
( ) Atendimento a pacientes disfágicos no leito.
( ) Capacitação de agentes comunitários de saúde.
Assinale a sequência correta.
Analise as seguintes afirmativas relacionadas à avaliação audiológica na infância e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Os instrumentos de avaliação auditiva utilizados nos programas de triagem auditiva neonatal são apenas objetivos e, por isso, independem da resposta da criança.
( ) A integridade anatomofisiológica do sistema auditivo, tanto em sua porção periférica quanto central, constitui um pré-requisito para aquisição e desenvolvimento normal da linguagem.
( ) As respostas de atenção sonora e reflexo cócleo-palpebral devem ser encontradas em todas as crianças de 1 mês de idade que não possuam alterações auditivas.
( ) Espera-se que uma criança de 3 meses de idade localize lateralmente o som de qualquer instrumento.
Assinale a sequência correta.
Os aparelhos de amplificação sonora individual (AASI), conhecidos como próteses auditivas, são opções para o tratamento dos diferentes tipos de perda auditiva e podem ser usados em bebês com poucos meses de idade até idosos.
Em relação à indicação, seleção e adaptação de AASI,
é correto afirmar que
Analise o caso clínico a seguir.
Paciente do sexo masculino, 65 anos de idade, advogado atuante, apresenta há três semanas zumbido constante em ambos os ouvidos e episódios de vertigem. Relata perda auditiva progressiva há aproximadamente cinco anos, dificuldade de reconhecimento de fala em ambientes ruidosos e desconforto diante de sons intensos.
Na avaliação audiológica do paciente foram constatados limiares de reconhecimento de fala (LRF/SRT) em 50 dBNA, timpanometria tipo A e presença de reflexos acústicos em ambas as orelhas.
Com base nos dados apresentados, considere as afirmativas a seguir.
I. Os resultados da avaliação audiológica apresentados são coerentes com as queixas do paciente.
II. A perda auditiva do paciente é provavelmente neurossensorial.
III. O paciente apresenta perda auditiva de grau severo, segundo a classificação de Davis e Silverman (1970).
IV. A presença concomitante de zumbido, tontura (vertigem) e perda auditiva sugere provável comprometimento tanto auditivo como vestibular.
V. O desconforto a sons intensos associado à perda auditiva sugere que o problema tenha predominantemente origem retrococlear.
Estão corretas as afirmativas
Considere o seguinte resultado da audiometria, de acordo com Davis e Silverman (1970):
Perda auditiva mista de grau severo à direita e neurossensorial de grau profundo à esquerda.
Os achados imitanciométricos compatíveis com o resultado audiométrico descrito são