Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Bárbara - MG 2018 para Médico - Ginecologista Obstetra
Foram encontradas 10 questões
O monitoramento do crescimento fetal é um dos aspectos clínicos mais relevantes no cuidado prestado à gestação complicada por doenças maternas que cursam com fluxo placentário inadequado. O menor aporte de nutrientes, de forma persistente e progressiva ao longo da gravidez, determina eventos de adaptação fetal que podem ser identificados por meio da propedêutica ultrassonográfica.
Ordene os achados listados a seguir, iniciando pela repercussão fetal mais incipiente do crescimento intrauterino restrito, progredindo para aquela que se manifesta mais tardiamente.
1. Assimetria entre o diâmetro da cabeça em relação ao abdome fetal
2. Centralização de fluxo arterial fetal
3. Oligodrâmnio
Assinale a sequência correta.
No geral, a infecção pelo zika vírus manifesta-se como doença febril aguda e autolimitada. Assim, para um controle mais efetivo da doença, ações preventivas são indispensáveis somadas à notificação quando do diagnóstico precoce na gestante e no reconhecimento oportuno da infecção fetal.
A esse respeito, é correto afirmar que
Considere que, em uma consulta de pré-natal na unidade básica de saúde, uma gestante com histórico de duas cesarianas prévias manifeste a intenção de realizar uma cirurgia plástica abdominal. Uma vez que ela não tem expectativas de tentar um parto por via vaginal, argumentou ser vantagem a realização de dermolipectomia associada à cesariana, facilitando a recuperação no pós-parto.
Baseado nas alterações fisiológicas da gravidez, parto e puerpério, a orientação correta será
A sobrevida em cinco anos para o câncer do colo do útero é estimada em 61% no Brasil (2005 a 2009). Ações de prevenção primárias ou secundárias voltam-se ao fator de risco mais importante, a infecção do colo pelo papiloma vírus humano.
Em relação à disseminação do câncer de colo uterino, analise as afirmativas a seguir.
I. O tumor progride precocemente por via hemática para os ossos, levando a sintomas específicos, desde sua fase inicial.
II. O câncer cresce localmente atingindo vagina, tecidos paracervicais e paramétrios.
III. A disseminação à distância ocorre principalmente por via linfática, envolvendo inicialmente os linfonodos pélvicos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Em consequência dessa evolução, pode-se esperar
A crise hipertensiva na gestação é uma condição grave, associada ao aumento significativo do risco materno e fetal. Entre os fármacos anti-hipertensivos de primeira linha para uso hospitalar, destacam-se aqueles que são considerados os mais seguros para o concepto.
É medicamento anti-hipertensivo contraindicado na crise hipertensiva materna, por seus efeitos fetais indesejáveis,
A oferta de um atendimento eficaz, em situações de urgência e emergência, é um desafio que demanda ações institucionais, estrutura adequada, fluxos assistenciais e que, também, envolve atitudes da equipe médica. O atendimento à mulher que sofreu violência assume características especiais, dadas as questões sociais como a desigualdade de gênero e a agressão doméstica.
É papel do médico ginecologista nesse contexto, exceto:
A dor pélvica crônica é aquela que tem duração superior a seis meses. Por definição do Colégio Americano de Ginecologista e Obstetras (2004), é a que possui caráter contínuo ou intermitente, mas não cíclico, levando a repercussões individuais e sociais decorrentes de incapacidade física ou psicológica.
São reconhecidas como doenças ou condições de saúde causadoras da dor pélvica crônica em mulheres, exceto:
Estimam-se que os leiomiomas estejam presentes em 25 a 35% das mulheres em idade reprodutiva, afetando muitas vezes sua qualidade de vida, tamanha podem ser suas repercussões, como dor pélvica e sangramento anormal. Além disso, é possível que tenham impacto na fertilidade, excluídas outras causas, e na própria gestação se ocorrer.
São efeitos atribuíveis aos miomas, na fertilidade ou associados às complicações obstétricas, exceto:
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define critérios de elegibilidade dos métodos contraceptivos, apoiando a escolha daquele mais seguro e adequado para cada mulher.
Considere que uma paciente do sexo feminino de 17 anos de idade comparece à unidade básica de saúde em busca de um contraceptivo hormonal oral. Em seu histórico, queixa-se de enxaqueca sem aura no período menstrual, é nuligesta e seus ciclos menstruais são regulares e com cólicas. Informa ser tabagista desde os 15 anos de idade. As demais condições atuais e pregressas de risco para uso de contraceptivo hormonal são negativas. Interprete a categoria da OMS para os critérios de elegibilidade de métodos contraceptivos para essa situação específica, informados no quadro a seguir.
O contraceptivo oral indicado será