Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Bárbara - MG 2018 para Turismólogo
Foram encontradas 10 questões
( ) A demanda potencial refere-se àqueles que viajarão em alguma data futura, se passarem por alguma mudança nas circunstâncias de suas vidas. ( ) A demanda protelada é a demanda adiada por causa de um problema no âmbito da oferta, como a falta de capacidade de hospedagem ou pelas condições meteorológicas. ( ) A demanda efetiva é o número admissível de participantes do turismo ou aqueles que estão viajando acrescido daqueles que ainda viajarão. ( ) A categoria sem demanda é formada por aqueles que simplesmente não desejam viajar ou não têm condições para tal.
Assinale a sequência correta
I. A superestrutura representa todas as formas de construção acima ou abaixo do solo necessárias para uma área habitada, tendo uma ampla comunicação com o mundo exterior como uma base para a atividade turística. II. A carência de infraestrutura adequada pode impedir o crescimento do turismo. A infraestrutura não costuma gerar renda e é tratada como investimento público na maioria dos empreendimentos públicos. III. A sazonalidade é um grande problema para o desenvolvimento infraestrutural, e a maioria das construções é planejada para atender a uma porcentagem da carga de pico, em vez do próprio pico.
Estão corretas as afirmativas
( ) Compete ao COMTUR/SB elaborar, implementar e monitorar o Plano Municipal de Turismo. ( ) O COMTUR/SB se reunirá, ordinariamente, duas vezes por ano, respeitando o intervalo de, no mínimo, 90 dias entre cada sessão. ( ) O COMTUR/SB será responsável por elaborar, anualmente, até o mês de agosto, Proposta Orçamentária e Plano de Utilização de recurso para o FUMTUR/SB. ( ) Fundações vinculadas à administração pública estadual, municipal e federal poderão obter recursos do FUMTUR/SB.
Assinale a sequência correta.
I. Constituem-se em instrumentos de gestão do Sistema Municipal de Cultura – SMC: Plano Municipal de Cultura – PMC; Sistema Municipal de Financiamento à Cultura – SMFC; Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais– SMIIC; Programa Municipal de Formação na Área da Cultura – PROMFAC. II. A elaboração do Plano Municipal de Cultura – PMC e dos Planos Setoriais de âmbito municipal é de responsabilidade da Secretaria de Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara, que desenvolve Projeto de Lei a ser submetido à Prefeitura Municipal de Santa Bárbara. III. Os Planos Municipais de Cultura devem conter: diagnóstico do desenvolvimento da cultura; diretrizes e prioridades; objetivos gerais e específicos; estratégias, metas e ações; prazos de execução; resultados e impactos esperados; recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis e necessários; mecanismos e fontes de financiamento; indicadores de monitoramento e avaliação. IV. O Plano Municipal de Cultura de Santa Bárbara – PMC tem duração quinquenal e é um instrumento de planejamento tático que organiza, regula e norteia a execução da Política Municipal de Cultura na perspectiva do Sistema Municipal de Cultura – SMC.
Estão corretas as afirmativas
COLUNA I 1. Zona turística 2. Área turística 3. Centro turístico 4. Complexo turístico 5. Núcleo turístico 6. Corredores turísticos
COLUNA II ( ) Referem-se a todos os agrupamentos com menos de dez atrativos turísticos de qualquer hierarquia e categoria, que estão isolados no território. ( ) São as vias de conexão entre as zonas, as áreas, os complexos, os centros, entre outros. ( ) São as partes em que se pode dividir uma zona e que devem estar dotadas de atrativos turísticos contíguos. ( ) É a maior unidade de análise e estruturação do universo espacial turístico de um país. ( ) São conformações pouco frequentes que dependem da existência de um ou mais atrativos da mais alta hierarquia, cuja visitação, associada à de outros que os complementem, supõe uma permanência igual ou superior a três dias. ( ) É todo conglomerado urbano que conta em seu próprio território com atrativos turísticos de tipo e hierarquia suficientes para motivar uma viagem turística.
Assinale a sequência correta.
( ) A empresa turística não trabalha com estoque em decorrência da imaterialidade de sua produção. ( ) Os serviços turísticos oferecidos, mas não demandados são, como qualquer serviço, perecíveis no tempo. ( ) O produto turístico final, no sentido macroeconômico, é um conjunto de prestações de serviços singulares, muito variados de um lado e nunca idênticos de outro. ( ) A qualidade do produto turístico é potencializada pela multiplicidade de contatos diretos entre as empresas envolvidas direta e indiretamente com a viagem e o cliente. Isso acaba por facilitar e evitar problemas na administração do turismo. ( ) A lei da utilidade marginal decrescente é inaplicável ao fenômeno turístico.
Assinale a sequência correta.
I. O subsistema Ecológico tem como principal elemento a contemplação e o contato com a natureza. Sua análise leva em consideração fatores como: espaço turístico natural e urbano e seu planejamento territorial; atrativos turísticos e consequências do turismo sobre o meio ambiente. II. O subsistema Econômico tem uma importância fundamental, uma vez que o turismo, visto como atividade econômica, compreende uma série de serviços que são oferecidos ao turista. O conjunto destes serviços, colocados efetivamente no mercado, constitui a cadeia de sua produção, distribuição, consumo e valor. III. O subsistema Cultural é estudado com o objetivo de analisar e delimitar os elementos componentes do patrimônio cultural de cada localidade, permitindo seu manuseio responsável e efetiva utilização turística. IV. O subsistema Social representa, em linhas gerais, o estudo das implicações psicossociais do fenômeno turístico sobre as comunidades, tanto emissora quanto receptora.
Estão corretas as afirmativas