Questões de Concurso Público CAU-MG 2019 para Assistente Administrativo e Financeiro
Foram encontradas 10 questões
“Era para ser uma noite diferente. O rapaz chegou em casa, pegou um pedaço de pizza e correu para a frente da TV para assistir a uma comédia no seu serviço de streaming favorito. Mas, poucos minutos depois, lá estava ele assistindo a outro filme de ação, como em todas as noites anteriores. Seria só uma coincidência? Na verdade, é mais um triunfo de uma sequência de linhas de código, repleta de complexos cálculos matemáticos, que é chamada de algoritmo.”
A respeito dos verbos destacados no trecho anterior, analise as afirmativas a seguir.
I. Os verbos destacados estão, respectivamente, no pretérito imperfeito (era); pretérito perfeito (chegou, pegou, correu) e presente (é), todos na terceira pessoa do singular.
II. A mudança dos verbos do pretérito para verbos no presente indica a transição entre a parte narrativa e a parte descritiva do texto.
III. Em “o rapaz chegou em casa”, observa-se o uso do modo subjuntivo do verbo ‘chegar’, que indica certeza em relação à ação descrita.
Está correto o que se afirma em
“Embora a vida tenha ficado mais fácil desde que eles apareceram – basta lembrar de como era pesquisar sobre qualquer assunto sem o Google –, há indícios de que esses softwares não sejam tão neutros e inofensivos quanto parecem.”
A relação que a conjunção destacada estabelece entre as orações é
Leia a tirinha a seguir.
Disponível em: <https://tinyurl.com/yy8j9nwl>. Acesso em: 25 abr. 2019.
A respeito do uso da crase nesse texto, é incorreto afirmar:
Leia o texto a seguir.
Disponível em: <https://tinyurl.com/y3pyyt4z>. Acesso em 25 abr. 2019.
Sobre os elementos que compõem o sentido dessa charge, analise as afirmativas a seguir.
I. A partir da análise dos elementos presentes na charge, é possível perceber uma crítica favorável à redução da maioridade penal.
II. A charge critica a cultura armamentista brasileira, presente, por exemplo, em clubes de tiro como o representado nesse texto.
III. Analisando os elementos verbais e não verbais da charge, é possível depreender duas possibilidades de sentido para a frase “reduz pra 16!”.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
“Eu conheci esse pedaço de Belo Horizonte, nele padeci, esperei, amei, tive dores de corno augustas, discuti e neguei. Conhecia todo mundo. Cada pedra das calçadas, cada tijolo das sarjetas, seus bueiros, os postes, as árvores. Distinguia seus odores e as cores de todas as horas. Ali vivi de meus dezessete aos meus vinte quatro anos. Vinte anos nos anos vinte. Vinte. Sete anos que valeram pelos que tinha vivido antes e que viveria depois. Hoje, aqueles sete anos, eles só existem na minha lembrança. Mas existem como sete ferretes e doendo sete vezes sete quarenta e nove vezes sete quarenta e três ferros pungindo em brasa”.
NAVA, Pedro. Beira Mar. São Paulo: Cia das Letras, 1976. p. 354.
No trecho destacado no texto anterior, o autor Pedro Nava utiliza uma figura de linguagem como recurso estético em sua narrativa. Trata-se de
I. O texto foca-se em temas da atualidade, que são trabalhados a partir do olhar do autor para eventos cotidianos, dos quais é extraída a história a ser narrada.
Portanto
II. trata-se de uma novela.
Assinale a alternativa correta.