Questões de Concurso Público DMAE - MG 2019 para Engenheiro Agrônomo

Foram encontradas 13 questões

Q1146662 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Considere que um profissional foi contratado para fazer o manejo das sub-bacias hidrográficas do rio Uberabinha e, para isso, decidiu adotar em uma área a técnica dos cordões de vegetação em contorno. Para saber a distância entre cada cordão de vegetação, deve-se calcular a declividade do terreno. Com o auxílio de um ajudante, ele foi a campo utilizando um nível de mangueira e obteve as informações apresentadas na imagem a seguir: leitura do nível da bolha em 20 cm na régua 1 e de 140 cm na régua 2, e distância horizontal entre a régua 1 e a régua 2 de 20 m.


Imagem associada para resolução da questão


Nesse contexto, qual a declividade do terreno em porcentagem?

Alternativas
Q1146665 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Analise a afirmativa a seguir.


Em relação à tecnologia de aplicação de produtos fitossanitários, a ________ consiste em ajustar os componentes da máquina às características da cultura e dos produtos a serem utilizados.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna anterior.

Alternativas
Q1146666 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A interpretação de mapas pedológicos e do sistema de classificação de solos é de fundamental importância para a tomada de decisões sobre usos agrícolas e não-agrícolas dos solos. Em se tratando de usos não-agrícolas, os mapas de solos são documentos importantes no planejamento de cidades, ou em planos diretores, indicando locais para o estabelecimento de espaços para instalação de aterros sanitários, cemitérios, áreas para recreação, áreas para construção de lagoas de decantação, traçado de dutos, cabos e outras estruturas de aço, planejamento inicial de obras como alocação de estradas, entre outros.
Sobre a interpretação pedológica para fins de uso não agrícolas dos solos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Lagoas de decantação são tanques rasos construídos para armazenar esgoto enquanto se processa a decomposição aeróbica do liquido e dos sólidos. É recomendando que o fundo da lagoa de decantação e os diques sejam bastante permeáveis, desta forma, solos muito arenosos, como os Neossolos Quartarênicos e os Neossolos Regolíticos são considerados ideais para este uso.
( ) Solos de textura argilosa, com argila de atividade alta, são, em geral, muito plásticos e pegajosos quando molhados, dificultando a caminhada, além de apresentarem limitações com relação à permeabilidade. Desta forma, não é recomendado o uso desses solos para locais de recreação como acampamentos, piquenique, parquinho de diversões, etc.
( ) A corrosão de dutos, cabos e outras estruturas de aço não revestidos nos solos é baseada em alguns fatores como resistividade, acidez total, drenagem interna e textura do solo. Baseado nisso, pode-se afirmar que solos onde os teores de sais são elevados e a drenagem reduzida como nos Planossolos Nátricos os riscos de corrosividade dessas estruturas são elevados.
( ) Para a construção de aterros sanitários, deve-se evitar solos rasos que dificultam a escavação como os Neossolos Litólicos e solos que sofrem influência do lençol freático para evitar contaminações como alguns Plintossolos Háplicos.
( ) Os Gleissolos, de maneira geral, pela presença do lençol freático próximo ou muito próximo à superfície do terreno e pela situação em planícies aluviais sujeitas a inundações, não são adequados para o estabelecimento de cemitérios, aterros sanitários, lagoas de decantação, áreas para acampamento e recreação.
Assinale a sequência correta
Alternativas
Q1146667 Engenharia Agronômica (Agronomia)
No âmbito do Estado de Minas Gerais, as ações administrativas para promover o licenciamento, fiscalização e controle ambientais já há algum tempo são delegadas aos municípios que possuem gestão ambiental mediante convênio, conforme Decreto nº 46.937, de 21 de janeiro de 2016. É atribuição originária do município promover o licenciamento ambiental das atividades ou empreendimentos que causem ou possam causar impacto ambiental de âmbito local listados na DN 213/17 e cumpridos os requisitos desta norma, bem como inseridas no SIMMA. Para os municípios que desejarem assumir o licenciamento, deverá ser respeitada uma série de critérios, dentre eles, que o impacto gerado se restrinja apenas ao seu território. Além disso, é necessário que estes possuam órgão ambiental capacitado e conselho municipal de meio ambiente.
Disponível em: <meioambiente.mg.gov.br/noticias/13- informativo/3053-regularizacao-ambienta-municipal>. Acesso em: 14 jan. 2020.

De acordo com a DN Copam 213/2017, assinale a alternativa na qual o empreendimento ou atividade não é passível de licenciamento pelo órgão ambiental municipal ficando ainda essa tipologia sob a responsabilidade do órgão ambiental estadual responsável.

Alternativas
Q1146668 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Considere que um profissional foi acionado para instruir um pequeno agricultor no município de Uberlândia a fazer a calibração do pulverizador costal para aplicação de inseticida em uma lavoura de milho. A bula do inseticida recomenda a aplicação de 50 mL de produto para cada 100 L de água. Para determinar o volume de aplicação, seguiram-se os seguintes procedimentos:
Demarcou-se uma área de 10mx10m(100m2) na cultura. O pulverizador, com capacidade de 20 L, foi abastecido somente com água e o nível foi marcado no tanque. O pulverizador foi colocado nas costas e a área marcada foi pulverizada. Após a aplicação, o pulverizador foi retirado das costas e mediu-se a quantidade de água necessária para reabastecer o tanque do pulverizador até a marca feita anteriormente, com recipiente graduado. Repetiu-se essa operação por mais duas vezes e calculou-se a média do gasto de água. A média de volume de calda gasto para fazer essa aplicação de calibração foi de 2 L para os 100 m2.
Qual será o volume do produto inseticida gasto para pulverizar um talhão de 10 hectares?
Alternativas
Q1146669 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A irrigação é um processo fundamental para o desenvolvimento e produtividade da agricultura, pois seu manejo adequado permite melhorar significativamente os resultados da produção. O sucesso de uma plantação está relacionado a um eficiente projeto de irrigação, que priorize a sustentabilidade por meio do não desperdício de água, e de uma tecnologia que atinja os resultados desejados com bom custo-benefício. Na escolha do método de irrigação a ser usado, devem-se considerar alguns pontos como a uniformidade da superfície do solo, tipo de solo, quantidade e qualidade da água, clima, cultura a ser irrigada e o manejo da irrigação.
Com relação a essa afirmativa e aos métodos de irrigação disponíveis, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1146670 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Segundo Gallo et. al (2002), o bicho-minheiro (Leucoptera coffeella) pode reduzir significativamente a produtividade do cafeeiro. Esse prejuízo resulta da redução da capacidade fotossintética pela destruição e, principalmente, pela queda das folhas. A tomada de decisão quanto ao controle químico deve se basear no nível de controle conforme preconiza o Manejo Integrado de Pragas (MIP).
Com base nesse contexto, assinale a alternativa correta
Alternativas
Q1146671 Engenharia Agronômica (Agronomia)

Sendo o ambiente um bem público, sua manutenção, além da diminuição da poluição, é do interesse de todos. Os impactos dos poluentes oriundos das atividades industriais têm gerado mudanças no meio ambiente e causado desastres climáticos e ecológicos. A gestão ambiental surgiu para tratar da atuação das atividades industriais, visando estabelecer mecanismos de prevenção e controle que possam conter os efeitos causados durante o ciclo de vida econômico do produto.


Sobre a gestão ambiental empresarial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q1146672 Engenharia Agronômica (Agronomia)

São vários os fatores que causam a degradação do solo, sendo que alguns deles causam degradação direta e outros contribuem para que esta ocorra. A erosão, por exemplo, tem como causa direta a ação da água e / ou do vento. Essa ação é possível devido às ações antrópicas (desmatamento, corte de encosta etc) e / ou naturais (declividade, textura do solo, etc). O projeto GLASOD (Global Assessment of Human-induced Soil Degradation) quantificou o impacto das atividades humanas prejudiciais ao solo e classificou-as em cinco grandes categorias.


Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta o(s) impacto(s) descrito(s) na primeira categoria definida pelo projeto GLASOD.

Alternativas
Q1146673 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O Brasil se destaca na produção de grãos de milho. Todavia, para se ter boa produtividade, é necessário amplo conhecimento sobre a cultura.


Em relação às doenças que acometem a cultura do milho, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q1146674 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O modelo de desenvolvimento adotado desde a Revolução Industrial trouxe impactos significativos na qualidade de vida dos seres humanos. Desde então, o crescimento econômico tem ocorrido de forma desordenada, sem planejamento e à custa de níveis crescentes de poluição e degradação ambiental. A consciência crítica sobre o modo de vida e a interferência no meio ambiente devem ser repensados por meio da reflexão sobre as ações do homem.
Considerando o tema educação ambiental, sociedade e ambiente, uma forma de desenvolver o pensamento crítico em relação ao meio ambiente é
Alternativas
Q1146675 Engenharia Agronômica (Agronomia)
Diante da grande expansão das áreas irrigadas no Brasil, torna-se primordial o uso de técnicas que possibilitam o adequado manejo da água no sistema solo-planta-atmosfera. A capacidade de infiltração do solo limita a quantidade de água aplicada em projetos de irrigação, uma vez que a velocidade de infiltração varia de um valor máximo, quando o solo está seco, a um valor mínimo, depois de saturado.
Imagem associada para resolução da questão

Disponível em: <http://Ineg.pt/download/3056/fig3.jpg>. Acesso em: 14 jan. 2020.

Considerando a movimentação de água no perfil do solo, conforme a imagem, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1146676 Engenharia Agronômica (Agronomia)

O balanço hídrico refere-se à contabilização da água no solo, e sua representação gráfica tem como objetivo a determinação dos períodos com excedentes ou deficiências deste recurso visando auxiliar as necessidades agrícolas, além da compreensão do ciclo hidrológico local. Na imagem a seguir, é apresentado o balanço hídrico climatológico normal anual da cidade de Ribeirão Preto – SP.


Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: <http://www.leb.esalq.usp.br/aulas/lce306/MeteorAgricola_Apostila2007.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2020 (Adaptação)


Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: B
4: C
5: A
6: D
7: C
8: A
9: A
10: A
11: C
12: D
13: B