Questões de Concurso Público HRTN - MG 2019 para Médico Plantonista - Clínico
Foram encontradas 20 questões
I. As causas pré-renais são a etiologia mais comum, respondendo por 40–80% dos casos.
II. Hipercalcemia e hiperfosfatemia são alterações típicas dessa condição, causando segmento QT longo no eletrocardiograma.
III. Os aminoglicosídeos, a vancomicina e a anfotericina B causam insuficiência renal através de necrose tubular aguda.
Estão corretas as afirmativas
( ) Quando se encontra um ritmo taquicárdico e irregular, a fibrilação atrial é a hipótese mais provável.
( ) Na fibrilação atrial ocorre déficit de pulso, isto é, a frequência cardíaca é maior que a frequência de pulso.
( ) A variação da intensidade de B2 pode ser observada nos focos da base.
( ) Pode ser auscultado o desaparecimento periódico de B1, graças à ausência de contração ventricular eficaz.
Assinale a sequência correta.
I. A gravidez é considerada uma situação específica, na qual há indicação absoluta para tratamento de bacteriúria assintomática.
II. Pacientes com lesão da medula espinhal, apesar de apresentarem alta prevalência de infecção sintomática, não devem ser tratados, pois a bacteriúria tende a recorrer rapidamente, após o tratamento.
III. A cateterização vesical intermitente, além de mais incômoda, está associada a índices maiores de infecção do trato urinário. Sempre que possível, deve ser substituída pela sonda vesical de demora.
IV. A presença de piúria no sedimento urinário é considerada diagnóstica de infecção do trato urinário.
Estão corretas as afirmativas
COLUNA I
1. Lesão aguda da mucosa gastroduodenal 2. Síndrome de Mallory-Weiss 3. Úlcera duodenal 4. Úlcera gástrica 5. Varizes gástricas
COLUNA II
( ) Hipertensão porta
( ) Infecção pelo H. pylori
( ) Sepse
( ) Uso de anti-inflamatórios
( ) Vômitos incoercíveis
Assinale sequência correta.
I. O infarto agudo do miocárdio, ao levar à falência intrínseca do coração, com redução do débito cardíacoecomprometimento daperfusãotecidual, é a principal causa de choque cardiogênico.
II. O choque séptico é definido pela ocorrência de sepse grave associada a sinais de baixa perfusão tecidual que não regridem com adequada reposição de líquidos ou com necessidade de medicação vasoconstritora.
III. A pulsoterapia com corticosteroides na sepse grave é útil, pois reduz a possibilidade de insuficiência adrenal, muito comum nos doentes sépticos, além de diminuir os riscos da resposta inflamatória sistêmica.
Estão corretas as afirmativas
Nesse contexto e considerando o diagnóstico de síndrome de consolidação pulmonar, é correto afirmar que não faz(em) parte dessa síndrome
Durante partida de tênis, uma jovem de 27 anos de idade subitamente apresentou palpitações, tontura e desconforto retroesternal. Levada ao pronto-atendimento hospitalar, constatou-se: PA = 86/56 mmHg; bulhas rítmicas, taquicárdicas, sem sinais de insuficiência cardíaca à ausculta precordial e ausculta respiratória normal. Estava consciente, com boa perfusão capilar, sem sudorese. O eletrocardiograma mostrou taquicardia supraventricular com FC = 176/min, complexos QRS estreitos, intervalos RR regulares.
Assinale a alternativa que apresenta o tratamento inicial mais adequado.
I. Na faixa etária dos três aos 50 anos, as meningites mais frequentes são causadas por Streptococcus pneumoniae e por Neisseria meningitidis.
II. Na meningite bacteriana aguda, os pacientes apresentam febre, cefaleia e meningismo, em geral sem sinais de disfunção cerebral, tais como alteração do nível de consciência, que são mais frequentes nas meningites não infecciosas e viróticas.
III. Na suspeita de meningite por herpes vírus, a pesquisa do genoma viral no líquor cerebroespinhal através da reação em cadeia de polimerase (PCR) permite, muitas vezes, o diagnóstico etiológico e, consequentemente, o tratamento.
Estão corretas as afirmativas
I. O tratamento com anticoagulantes é fundamental nessas doenças e deve ser iniciado imediatamente, por via parenteral, mesmo antes dos resultados dos exames solicitados para a confirmação.
II. O uso de medicamentos fibrinolíticos está contraindicado em pacientes com neoplasia do sistema nervoso central ou que tenham sofrido hemorragia digestiva até 30 dias antes.
III. Na gravidez, o anticoagulante mais indicado é a heparina de baixo peso molecular, pois pode ser aplicada apenas uma vez ao dia, e os riscos de plaquetopenia e de osteoporose são menores do que com a heparina não fracionada.
Estão corretas as afirmativas