Questões de Concurso Público HRTN - MG 2019 para Médico Plantonista - Neurocirurgia
Foram encontradas 20 questões
( ) No adullto, a taxa de produção liquórica é de 0,3 mL/minuto, havendo um total de aproximadamente 150 mL de volume liquórico no corpo.
( ) A taxa de formação liquórica é independente da pressão intracraniana, mesmo em casos de hipertensão intracraniana, nos quais o fluxo sanuíneo cerebral esteja reduzido.
( ) Em um adulto normal, a taxa de linfócitos, monócitos ou polimorfonucleares no líquor é de 0 – 5 células por mm3 .
( ) A troca do volume liquórico é feita em torno de três vezes ao dia.
Assinale a sequência correta.
( ) Constituem suspeitas clínicas de fratura de côndilo occipital pelo menos mais que uma das seguintes condições: trauma fechado de alta energia, presença de lesões craniocervicais associadas e presença de paralisia de nervos cranianos.
( ) As fraturas de C1 podem ser do tipo I: envolvendo um único ponto do arco de C1; do tipo II: fratura da massa lateral do atlas (Jefferson) e do tipo III: fratura explosão do arco de C1.
( ) Quanto ao uso da ressonância nuclear magnética, as sequências T2WI STIR são as mais úteis para mostrar lesões discais e ligamentares.
( ) A fratura do odontoide do tipo III é a fratura mais comum do axis.
Assinale a sequência correta.
I. À época do início dos sintomas, 70% são múltiplas na ressonância nuclear magnética de encéfalo.
II. O meduloblastoma é o tumor mais comumente responsável por disseminação extraneural e pode se espalhar para pulmões, medula óssea, linfonodos e abdome.
III. Em adultos, o câncer de pulmão e de mama, juntos, são responsáveis por mais de 50% dos casos de metástases cerebrais.
Estão corretas as afirmativas
I. As hérnias de disco torácicas ocorrem usualmente abaixo de T8, sendo frequentemente calcificadas.
II. As hérnias discais extremo-laterais ocorrem mais comumente ao nível de L4L5, sendo o segundo nível mais comum L3L4. Sendo assim, as raízes mais frequentemente acometidas são a de L4, seguida (em frequência) da raiz de L3.
III. Nas hérnias discais torácicas, os sintomas de apresentação mais comuns são as alterações sensitivas e motoras, sendo menos frequente o quadro álgico.
Estão corretas as afirmativas