Questões de Concurso Público Prefeitura de Ervália - MG 2019 para Fonoaudiólogo
Foram encontradas 10 questões
I. A avaliação e o tratamento de recém-nascidos e lactentes são semelhantes à proposta de intervenção com adultos, portanto, não é necessário considerar peculiaridades inerentes a essas faixas etárias. II. Deve-se avaliar a alimentação do recém-nascido imediatamente antes da dieta por sonda, potencializando respostas motoras e de deglutição mais fidedignas. III. Deve-se utilizar o estímulo térmico gelado intraoral com critério, pois nos recém-nascidos prematuros e clinicamente instáveis esse estímulo pode produzir hipotermia.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Em relação aos distúrbios do equilíbrio analise as afirmativas a seguir.
I. A vertigem posicional paroxística benigna consiste em episódio vertiginoso único, repentino, intenso e incapacitante, com náuseas e vômitos. II. A neurite vestibular consiste em vertigem ao mudar a posição da cabeça, ao deitar-se para um lado ou para ambos os lados, ao levantar-se ou ao olhar para cima, sendo geralmente de curta duração e podendo ser acompanhada de náuseas e vômitos. III. O Hydrops endolinfático apresenta-se com crises de vertigens recorrentes, zumbidos, perda de audição e plenitude aural com queixa de piora da audição durante a crise.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Paciente do sexo feminino, 56 anos de idade, professora aposentada, queixa-se de dificuldades para entender as pessoas, relata zumbido, tontura e dores de cabeça. Foi encaminhada para avaliação audiológica completa, cujos resultados encontram-se a seguir.
Audiometria tonal e vocal: limiares dentro da normalidade bilateralmente (média de 500, 1 000 e 2 000 Hz). Índice percentual de reconhecimento de fala (IPRF) rebaixado à esquerda (56% para monossílabos; 64% para dissílabos).
Emissões otoacústicas transientes e por produtos de distorção (EOA): presentes à direita e esquerda.
Timpanometria: curva do tipo A bilateralmente.
Potencial evocado de tronco encefálico (PEATE): presença de ondas I, III e V a 110 dB NPS em ambas as orelhas; aumento das latências absolutas das ondas III e V à esquerda; intervalos interpicos I-III e I-V aumentados à esquerda; diferença interaural I-V maior que 0,4 milissegundos.
Em relação ao caso clínico apresentado, assinale a
alternativa correta.
Sobre a linguagem no envelhecimento, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) As habilidades de linguagem são afetadas de forma diferente na senescência e, juntamente com o declínio gradual das acuidades auditiva e visual, poderão comprometer a comunicação. ( ) Nas síndrome demenciais, as alterações de linguagem estão relacionadas com as alterações das funções cognitivas, principalmente a memória. ( ) No envelhecimento, a vertente expressiva da linguagem deteriora-se mais rapidamente que a vertente compreensiva. ( ) A dificuldade de acesso lexical presente na senescência faz com que o idoso produza um discurso prolixo com muitas palavras e pouca informação.
Assinale a sequência correta.
( ) A saída máxima não deve exceder o limiar de desconforto do usuário de AASI. ( ) O ganho funcional é a avaliação subjetiva do desempenho do AASI, testado em campo livre. ( ) As perdas auditivas devem ter indicação de protetização, independentemente do tipo, grau e configuração das mesmas. ( ) Os moldes promovem a fixação da orelha à prótese retroauricular e têm influência direta no resultado acústico da protetização.
Assinale a sequência correta.
( ) A mandíbula do bebê é levemente retraída quando comparada à do adulto. ( ) Devido à diminuição do espaço intraoral, a língua do bebê apresenta menor mobilidade. ( ) A língua, o palato mole, a faringe e a laringe são mais rebaixadas no bebê, o que facilita a respiração nasal durante a deglutição. ( ) Nos bebês, o hioide é formado por cartilagem, enquanto nos adultos o hioide tem constituição óssea.
Assinale a sequência correta.
Em relação à atuação do fonoaudiólogo na promoção de saúde analise as afirmativas a seguir.
I. As ações do fonoaudiólogo no serviço público de saúde devem ser definidas pelo próprio profissional por meio de critérios marcadamente clínicos e relacionados à prática clínica individual. II. O fonoaudiólogo deve atender aos pacientes com problemas de fala, linguagem, voz e motricidade oral na unidade básica de saúde, já que este é o local mais apropriado para tratar os problemas de saúde dos usuários do SUS. III. O trabalho do fonoaudiólogo com o objetivo de prevenção deve ter como expectativa maior o tratamento dos agravos fonoaudiológicos, observados por um prisma assistencial que percebe a saúde do indivíduo e da comunidade como a ausência de doença. IV. O fonoaudiólogo deve participar da elaboração de programas comunitários que venham ao encontro dos interesses e das necessidades daquela comunidade.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s).
I. A lavagem com água e sabão é indicada quando as mãos estiverem sujas ou quando houver qualquer contato com artigo ou equipamento contaminado. II. A higienização constante das mãos pode causar ressecamento, eczema e rachaduras na pele, os quais aumentam o risco de infecção para o paciente e para o fonoaudiólogo. III. O álcool 70% é um excelente germicida, de ação rápida, que provoca a morte microbiana por até 3 horas e, por isso, substitui a lavagem das mãos. IV. A higienização das mãos deve preceder o uso de luvas, mas após usá-las não é necessário higienizar as mãos novamente, uma vez que as luvas constituem barreiras protetoras à contaminação.
Estão corretas as afirmativas.