Questões de Concurso Público Prefeitura de Lagoa Santa - MG 2019 para Psicólogo
Foram encontradas 6 questões
( ) O psicólogo no CRAS deve promover e fortalecer vínculos socioafetivos, de maneira que as atividades de atendimento proporcionem paulatinamente independência dos benefícios oferecidos e fomentem a autonomia na perspectiva da cidadania.
( ) Na prática profissional, o psicólogo deve pautar-se em referenciais teóricos, técnicos e éticos. Sendo assim, é essencial manter-se informado e atualizado em nível teórico e técnico, acompanhando as resoluções que norteiam o exercício.
( ) A prática profissional do psicólogo junto a políticas públicas de assistência social é a de um profissional da área social produzindo suas intervenções em serviços, programas e projetos assegurados pela proteção social básica, a partir de um compromisso ético e político de garantia dos direitos dos cidadãos ao acesso à atenção e proteção da assistência social.
( ) O psicólogo deve atuar nos settings convencionais, em espaços adequados e viáveis ao desenvolvimento da ação, nas instalações do CRAS.
Assinale a sequência correta.
Um menino de 5 anos de idade veio ao serviço de saúde encaminhado, por meio de relatório escolar, com solicitação de acompanhamento psicológico. Na entrevista com a mãe, ela relatou que o menino apresenta dificuldades em se relacionar com os colegas e que, desde os dois anos de idade da criança, vem observando padrões estranhos nas brincadeiras e na comunicação, como não responder ao próprio nome. Quando o menino ainda tinha três anos de idade, foi levado pelo pai para realizar um diagnóstico de surdez, mas a deficiência auditiva foi descartada.
A mãe relatou também que, depois que se separou do marido, há dois anos, ficou com a guarda dos filhos e todos foram morar na casa da avó materna. Desde essa época, percebeu que esses comportamentos do filho se acentuaram. A mãe foi chamada pela escola porque o menino está com dificuldades na interação social com os colegas, não participando das brincadeiras imaginativas, demostrando ausência de interesse por seus pares e não fazendo amizades. A orientadora da escola e a professora relataram que o rendimento do menino nas tarefas escolares vem caindo bastante porque ele passa a maior parte do tempo escolar enfileirando carrinhos e atento às rodas do brinquedo, e que a criança está apresentando sofrimento extremo quando a professora altera a rotina do dia.
Considerando as características relatadas pela mãe e pelas profissionais da escola e os critérios diagnósticos apresentados no DSM V para a classificação dos transtornos, é correto afirmar que a criança apresenta um quadro de
Sobre esse tema, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as descrições dos delírios aos seus tipos correspondentes.
COLUNA I 1. Delírio de grandeza 2. Delírio místico ou religioso 3. Delírio de influência ou controle 4. Delírio persecutório ou de perseguição
COLUNA II ( ) O indivíduo pensa ser muito especial e favorecido de capacidades e poderes. O sujeito acredita que pode tudo, que tem poderes mentais, místicos, além de conhecimentos superiores ou especiais. ( ) O indivíduo acredita estar em comunhão permanente com um novo messias. ( ) O indivíduo acredita que é vítima de um complô e está sendo perseguido por pessoas conhecidas ou desconhecidas, tais como vizinhos, polícia, pais, esposa ou marido, chefe ou colegas. ( ) O indivíduo vivencia intensamente o fato de estar sendo comandado ou influenciado por força, pessoa ou entidade externa.
Assinale a sequência correta.