Questões de Concurso Público Prefeitura de Lagoa Santa - MG 2019 para Relações Pública

Foram encontradas 15 questões

Q2034564 Relações Públicas
Desde 1980, principalmente em função dos efeitos decorrentes do fenômeno da globalização, tem ocorrido noBrasil um processo de perda de identidade corporativa. O avanço tecnológico pós 1990 impactou fortemente o país, principalmente no que concerne a esse atributo. Sobre a formação da identidade, da imagem e da reputação das empresas sediadas no Brasil, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando a década ao contexto histórico do processo de modernização.
COLUNA I
1. Década de 1980 2. Década de 1990 3. Anos 2000 / 2005 4. 2005 aos dias atuais
COLUNA II
( ) Processo contínuo de mudanças; mundo do negócio regido pelas leis de mercado, dirigidas e orientadas por grandes grupos econômicos. Era da sociedade e dos indivíduos sem pertencimento. ( ) As preocupações, que no início dessa década eram voltadas à durabilidade do produto, agora se centram em sua qualidade, com a criação dos Centros de Controle de Qualidade (CQCs). ( ) Reconstrução da cultura e identidade organizacional. Fortalecimento da área de Recursos Humanos; nova visão de comunicação, em busca de um novo conceito empresarial, visando à construção de uma identidade, imagem e reputação positivas. ( ) Reestruturação das empresas, com a implementação dos processos de certificação ISO e dos programas de Qualidade Total; valorização das relações de consumo e foco no cliente.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q2034565 Relações Públicas
Assinale a sequência que apresenta os elementos básicos compreendidos pelo processo de comunicação de uma organização, em sua ordem correta:
Alternativas
Q2034566 Relações Públicas
A grande imprensa é considerada um público relevante para as organizações, devido à sua atuação como agente multiplicador de opinião. O relacionamento com a imprensa se constitui, portanto, em uma das formas de se fazer relações públicas com finalidades institucionais e se efetiva de variadas formas.
Assinale a alternativa que apresenta ferramentas de relacionamento de uma organização com a imprensa.
Alternativas
Q2034567 Relações Públicas
O gerenciamento e a coordenação de um processo conjunto de comunicação requerem uma comunicação integrada de marketing, planejamento de comunicação que reconhece o valor agregado de um plano abrangente, capaz de avaliar os papéis estratégicos de diversas disciplinas de comunicação e combiná-las a fim de oferecer clareza, coerência e o máximo impacto, por meio da integração coesa de mensagens criteriosas. Embora a propaganda seja um elemento central num programa de C.I.M, ela não é o único.
São formas essenciais do gerenciamento integrado de comunicação, exceto:
Alternativas
Q2034568 Relações Públicas
Sobre os estudos de identidade organizacional, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2034569 Relações Públicas
Sobre o panorama da comunicação organizacional, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) O termo comunicação organizacional é relativamente antigo e remonta à década de 1950. ( ) Alguns autores e entidades entendem que o termo comunicação organizacional é sinônimo da expressão comunicação empresarial.
( ) A comunicação organizacional é uma disciplina que estuda de que forma se processa o fenômeno da comunicação nas organizações, considerando o contexto da sociedade global. Ela analisa o sistema, o funcionamento e o processo de comunicação entre a organização e seus públicos. ( ) A comunicação organizacional e as relações públicas atuam no mesmo espaço, com conceitos distintos, porém, com fins semelhantes: a criação e a manutenção de comunicação de um sistema de comunicação excelente para as organizações.
Assinale a sequência correta:
Alternativas
Q2034570 Relações Públicas
Sobre a gestão de marketing, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2034571 Relações Públicas
A gestão das relações com os stakeholders deve considerar que as organizações e seus públicos estratégicos interagem dinamicamente e negociam constantemente, buscando um equilíbrio. Essa relação, portanto, não é estabelecida pelas partes diretamente envolvidas nessa interação (organizações e stakeholders), sofre a interferência do mercado, da cultura e, ainda, pode ser mediada pela imprensa também refém dos mesmos fatores condicionantes.
Com base na situação descrita, avalie as proposições a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O relacionamento com a imprensa sempre foi entendido como indispensável para criar e consolidar a imagem e a reputação das organizações. Porém, o contexto atual em que se inserem as organizações – globalização, boom das redes sociais, concorrência predatória, politização das relações comerciais, etc. – e a própria imprensa, com a consolidação do formato digital de divulgação de informações e a grande segmentação, modificaram-se, de forma drástica, nas duas últimas décadas. Assim, as estratégias de interação entre os dois lados não são mais adequadas ou suficientes, uma vez que essa alteração define uma nova lógica de relacionamento.
PORQUE
II. a imprensa tem perdido, substancialmente, peso e importância como mediadora das relações entre as organizações e os demais stakeholders. A comunicação virtual tem permitido que as empresas potencializem canais alternativos para a interação com seus públicos de interesse. Dessa forma, a imprensa não se constitui mais como a única nem como a mais eficiente instância de mediação.
Sobre o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2034572 Relações Públicas
A interação entre públicos e organizações está condicionada à visibilidade na rede. A visibilidade inicial proposta pelo consumidor transforma-se numa interação dentro das possibilidades da rede social. Esta é uma das características da comunicação em rede, se comparada à comunicação tradicional. Esses processos de visibilidade e interação eram restritos antes do advento da internet, pois sujeitos e organizações tinham menos possibilidades de contato. Entretanto, mesmo quando esse relacionamento era estabelecido, ele se dava apenas entre as duas instâncias, não sendo público para os demais.
Com base na situação descrita, avalie as proposições a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As organizações sempre puderam tornar suas ações visíveis por meios tradicionais de comunicação. Com a gama de possibilidades que a internet trouxe, principalmente no que se refere à participação dos públicos nos processos de comunicação, a visibilidade ganhou outra dimensão e passou a proporcionar interação, que, quando bem-feita, gera, consequentemente, visibilidade. Em outras palavras, os públicos, na medida em que se manifestam e interagem com organizações, aumentam a visibilidade das empresas.
PORQUE
II. por meio da visibilidade proporcionada pela rede, os sujeitos conferem sentidos às organizações, os quais se convertem em valores, como autoridade e reputação, e passam a ser buscados por todas elas. Por isso, é preciso refletir não apenas sobre a transposição de ações de um meio para outro, mas também sobre como as características da internet influenciam nas rotinas de comunicação de sujeitos, meios e organizações.
Sobre o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2034573 Relações Públicas
O planejamento estratégico (PE), quando bem formulado, pode trazer grandes melhorias para o processo administrativo / organizacional, sendo aplicável em qualquer tipo de organização. Além disso, é uma excelente forma de fundamentação e subsídios para um posterior planejamento de relações públicas.
Sobre o PE, é incorreto afirmar:
Alternativas
Q2034574 Relações Públicas
O planejamento de eventos constitui uma atividade de grande interesse para as organizações, uma vez que propicia a participação direta de todos os públicos em suas realizações. Trata-se, também, de um excelente meio de comunicação dirigida aproximativa. KUNSCH, Margarida M.K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. 4. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Summus, 2003. p.102.
Assinale a alternativa que apresenta as três atividades principais que envolvem a execução dos eventos, segundo essa autora. 
Alternativas
Q2034575 Relações Públicas
O relacionamento de uma empresa com os stakeholders e com a sociedade em geral pressupõe mais do que a sua presença nas redes sociais. Ele presume a troca de informações entres esses agentes, bem como a geração de conteúdo relevante para todas as partes.
Com base nesse texto, analise as afimativas a seguir.
I. As mídias sociais não foram concebidas como espaços para que as organizações, de forma unilateral, divulguem seus atos, realizações, produtos ou serviços, mas para estabelecer conversas, promover debates, de maneira natural, se firmando como um elemento a mais em um grupo ou roda de amigos. II. Ao decidirem atuar nas redes sociais, as organizações precisam, efetivamente, se adaptar à etiqueta, ao código de conduta e às normas que governam o relacionamento dos que frequentam esses ambientes. III. Muitas empresas se postam nas mídias sociais como protagonistas, com um discurso unilateral, relutando em ouvir e se irritando quando o tom da conversa não lhes favorece. Assim, deixam de aproveitar a oportunidade de trocar informações e experiências com esse público. IV. Nas mídias sociais, as estruturas de poder são verticalizadas; existem hierarquias rígidas e a autoridade tem maior relação com a titulação, o currículo e o cargo ocupado pelos seus interlocutores do que com a capacidade de aglutinar amigos, produzir conteúdo relevante e promover diálogo.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) 
Alternativas
Q2034576 Relações Públicas
Sobre a gestão de crises, analise as afimativas a seguir.
I. Não existem organizações imunes às crises; portanto, elas devem estar empenhadas em preveni-las e capacitadas para gerenciá-las quando ocorrerem. II. Um competente projeto de gestão de crises deve incorporar complexos e refinados processos de planejamento, que privilegiem a prevenção e o esclarecimento de crises, e um sistema de comunicação ágil e transparente, que promova a circulação ampla das informações. III. Com um trabalho preventivo de comunicação, é possível mapear todas as possibilidades de crise em uma organização.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q2034577 Relações Públicas
A ética, que marca as discussões na sociedade e nos ambientes organizacionais, tornou-se tema importante e essencial para a conquista da legitimidade em uma época em que a confiança da sociedade é um dos componentes fundamentais para a aceitação social.
Sobre a dimensão ética dos espaços de negociação, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q2034578 Relações Públicas
Uma das responsabilidades do gestor de comunicação organizacional é tratar a comunicação sob uma perspectiva abrangente e gerar consciência e competência comunicativas em todas as áreas da organização.
Sobre a gestão da comunicação, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: X
2: A
3: D
4: C
5: B
6: D
7: C
8: C
9: B
10: A
11: B
12: C
13: C
14: A
15: A