Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Luzia - MG 2019 para Professor de Educação Básica - PEB III Artes
Foram encontradas 16 questões
“Na arte, as formas expressivas são sempre formas de estilo, formas de linguagem, formas de condensação de experiências, formas poéticas [...]”
OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artista. Rio de Janeiro: Campus, 1995. p. 17.
De acordo com Ostrower, assinale a alternativa que não se enquadra ao conceito de formas expressivas na arte.
A professora Ana Mae Barbosa adaptou a teoria norteamericana a respeito do ensino de arte na escola ao contexto brasileiro, apontando três vertentes: o fazer artístico, a leitura da imagem (obra de arte) e a história da arte. Para a autora, a escola é o lugar que pode tornar o acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em na nação brasileira. Analise as afirmativas a seguir sobre o fazer artístico na escola, segundo Ana Mae, em seu livro Teoria e Prática da Educação Artística (1990).
I. A qualidade do ensino da arte na escola está literalmente associada ao método livre auto expressão. O método surgiu para atingir uma liberação emocional e para garantir o desenvolvimento da criatividade.
II. É necessário que se estabeleça uma ponte entre o trabalho de ver e apreciar a arte como produto da atividade do artista. Na educação, os modos de ver a arte de dentro e de ver a arte de fora se completam.
III. É de suma importância permitir a reflexão acerca da internalização do tempo na estrutura da obra, ou melhor, da intercessão do nível diacrônico com o nível sincrônico.
Estão corretas as afirmativas
Conforme Domingues (1997, p. 15-20), relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a característica recorrente das obras de arte tecnológicas a seu respectivo conceito .
COLUNA I
1. Interatividade
2. Mutabilidade
3. Conectividade
4. Efemeridade
5. Não linearidade
COLUNA II
( ) Por meio de obras aliadas às novas tecnologias, cria-se uma impossibilidade de prever o rumo que elas tomarão, tornando difícil criar uma linearidade criativa.
( ) As obras podem estar interligadas por meio de redes de conexão com a ação da internet.
( ) A obra pode ter apenas o tempo necessário de sua ação artística.
( ) As obras tomam vida a partir da interação do espectador–usuário. São obras abertas à interação.
( ) A obra vai se modificando, seja por ela mesma, por recursos técnicos que permitam sua alteração ou por ação do público que interfere no processo por meio da interatividade.
Assinale a sequência correta
O crescimento da reprodução técnica nas diversas áreas da arte fez com que o indivíduo tenha uma maior aproximação com o mundo artístico e com a obra em si. Essa aproximação se deu através da entrada do processo industrial no fazer artístico com o advento principalmente da fotografia e do cinema. Segundo Walter Benjamin, a reprodutibilidade das obras traz consigo a perda da aura. (BENJAMIM, 2014, p. 23-31. Adaptação).
Sobre o sentido da perda da aura, citada por Walter Benjamin, analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas. I. A aura é uma figura singular composta de elementos rítmicos, espaciais e temporais: é a aparição única de uma distância por mais próxima que esteja, ou seja, há uma particularidade encontrada nas obras de artes originais que percebemos em qualquer obra reproduzida,
PORQUE
II. graças à reprodutibilidade técnica, é possível ouvir ou assistir a shows de artistas que já morreram, concertos das melhores orquestras do mundo quando não se tem a oportunidade de assisti-lo ao vivo ou assistir espetáculos de dança que já saíram de cartaz. A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.
COLUNA I 1. Barroco 2. Rococó 3. Impressionismo 4. Expressionismo
COLUNA II ( ) Foi um divisor de águas entre arte clássica e a arte moderna. Surgiu na França por volta de 1870, visando captar, a princípio, a impressão visual produzida por cenas e formas derivadas da natureza e as variações nela ocasionadas pela incidência da luz. Os artistas pintavam ao ar livre e procuravam registrar os efeitos da luz solar e as constantes alterações que ela provocava nos objetos, nos seres humanos e nas paisagens. ( ) Era o nome dado a uma pérola de forma irregular. O termo significa esquisito, exagerado ou extraordinário. Esse movimento originou-se na Itália. Suas características mais marcantes: predominância das emoções ao racionalismo da arte renascentista, composição em diagonal, dando a impressão de movimentação na obra. Acentuado efeito claro-escuro e uso de temas religiosos e realistas. ( ) Movimento artístico que surgiu em Paris, no século XVIII, como um estilo de decoração de interiores. Estilo definido como requintado, aristocrático e convencional. É uma arte voltada para a representação de sentimentos agradáveis, caracterizada pela representação de episódios mitológicos, paisagens idílicas e cenas e alegorias galantes. Marcada pela execução perfeita e pela busca do domínio da técnica. ( ) As primeiras manifestações desse estilo datam de 1905. São carregadas de emoção, às vezes, deformadas, exageradas inclusive no colorido. Nesse estilo o artista não vive apenas o drama do ser humano, mas também o da sociedade. Por isso seus temas são sátiras sociais: exploração do homem, a miséria, a prostituição por meio de técnicas diferentes das tradicionais: cada um cria a técnica adequada para exprimir suas sensações e emoções.
Assinale a sequência correta.
Fernando A. G. Azevedo, no livro Som, gesto, forma e cor: dimensões da arte e seu ensino (Pimentel, 1996), ao propor uma reflexão a respeito de uma proposta curricular, enfatiza a importância do ensino de arte e sua história, defendendo a ideia de que a arte fora do contexto histórico é uma arte sem memória. O autor traz à tona a questão do conceito de modernidade e pós-modernidade na perspectiva de um ensino de arte de qualidade.
Tendo em vista os conceitos de modernidade e pós-modernidade na perspectiva de um ensino de arte na escola, analise as afirmativas a seguir.
I. A pós-modernidade propõe um tom diferente do discurso modernista. Sua proposta traz um tom dogmático na elaboração, na estrutura, nas técnicas e no ensino de arte.
II. O ensino de arte de tendência modernista traz a questão da originalidade, negando aspectos importantes do fazer e do compreender arte.
II. O ensino de arte pós-moderno reflete um novo tom no discurso modernista, com ênfase na “elaboração”, na citação e na releitura do e no contato com a obra de arte reconhecida historicamente.
Estão corretas as afirmativas
“Através do estudo da história das obras de arte brasileiras, podemos chegar a aprofundamentos dos conhecimentos artísticos e estéticos significativos para nossa cidadania”. (FERRAZ; FUSARI, 1992, p. 117). Para essas autoras, os períodos da história da arte no Brasil que devem ser estudados na escola são: Arte pré-histórica, Arte do Período Colonial, Arte brasileira no século XIX e Arte moderna e contemporânea no Brasil. No entanto, eles não precisam ser tratados obrigatoriamente nessa ordem.
Tendo em vista os pressupostos dessas autoras, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando cada modalidade artística a seu respectivo conceito.
COLUNA I
1.Arte pré-histórica brasileira
2. Arte do Período Colonial brasileiro
3. Arte brasileira no século XIX
4. Arte moderna e contemporânea no Brasil
COLUNA II
( ) Arte missionária e barroca. Os documentos artísticos dessa época restringem-se basicamente às igrejas erguidas nos centros administrativos e às construções oficiais que incorporaram fortificações, alfândegas, casas de câmara e cadeia e residências dos governadores.
( ) Nesse período, a nova geração de intelectuais e artistas foram influenciados pela Missão Francesa que chegou ao Brasil. Artistas e arquitetos seguiram esquemas neoclássicos adotando-os aos assuntos nacionais como fatos da história do Brasil, retratos de personalidades e até cenas urbanas.
) Nesse período, de início, verifica-se as rupturas e os novos sequenciamentos pelos quais passou a arte brasileira e que marcaram uma efervescência de cunho cultural mais nacionalista. Tendo em vista a natureza e realidade brasileira, destacamse artistas como Oswald de Andrade, Monteiro Lobato, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Jonh Braz, Rego Monteiro, entre tantos outros.
( ) Arte rupestre brasileira e indígena. Apresenta, em suas imagens, uma verdadeira documentação antropológica visual, registros que identificam simbolicamente o homem, a mulher, os animais, os astros, os órgãos sexuais, as cenas de caça, a dança e asformas abstratas e geométricas.
Assinale a sequência correta.
Considerando o tema da arte como conhecimento humano proposto por Duarte Junior (1988), analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas. I. Por meio da arte o homem encontra sentidos que não podem se dar de outra maneira senão por ela própria,
PORQUE
II. na arte busca-se concretizar os sentimentos numa forma que a consciência capta de maneira mais global e abrangente do que o pensamento rotineiro. Na Arte são-nos apresentados aspectos e maneiras de nos sentirmos no mundo. A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa correta.Nessa perspectiva, os PCNs-ARTE não consideram como papel da escola no ensino da arte o seguinte aspecto:
Nos PCNs-ARTE (BRASIL, 1998, p. 19), a dimensão social das manifestações artísticas revela modos de perceber, sentir e articular significados e valores que orientam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade. Nessa perspectiva, a arte estimula o aluno a perceber, compreender e relacionar tais significados sociais. Essa forma de compreensão da arte inclui modos de interação, como a empatia, e se concretiza em múltiplas sínteses.
Com relação à citação anterior e ao tratamento ao ensino de arte nos diversos contextos sociais, assinale a alternativa incorreta.
Segundo o autor, a multiculturalidade brasileira numa perspectiva crítica para o ensino de arte na escola não pode ser entendida como
Definir termos como homem / arte / cultura negra, homem / arte / cultura afro-brasileira, afro-lusitana, afro-europeu e uma série de outros termos tem sido um desafio. Roberto Conduro em seu livro Arte afro-brasileira (2007) contribui para a discussão do ensino da arte na escola ao tratar esse desafio apresentando fatos e elementos visíveis de serem exemplificados nas variadas regiões e grupos sociais do / no Brasil.
CONDURU, Roberto. Arte afro-brasileira. Belo Horizonte: C/ARTE, 2007 (Adaptação).
A partir desse contexto, analise as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.
I. Como orientação pedagógica, o educador deve proporcionar com prudência e conhecimento aos estudantes, discussões artísticas, etnológicas, sociais e culturais, bem como a problematização estética e artística das obras, uma vez que um trabalho artístico acontece independente de gostos, interpretações e opiniões, mas como expressão de um momento,
PORQUE
II. como orientação pedagógica, o educador exerce um papel fundamental na formação de opinião e intelecto daquele ou daquela que está sendo formado como cidadão / cidadã. Esse educador tem uma grande responsabilidade com relação à discussão do tema da arte nos diversos contextos sociais.
A respeito dessas afirmativas, assinale a alternativa
correta.
COLUNA I 1. Os autores / artistas em arte 2. Os produtos artísticos / obras de arte 3. A comunicação / divulgação 4. O público / audiências / espectadores
COLUNA II ( ) São trabalhos resultantes de um fazer-pensar “técnico-emotivo-representacional do mundo da natureza e da cultura” e que sintetizam modos e conhecimentos artísticos e estéticos de seus autores: têm uma história e situam-se em um contexto sociocultural. ( ) São pessoas também situadas em um tempoespaço sociocultural no qual constroem a história de suas relações com as produções artísticas e com seus autores (ou artistas) em diferentes modos e patamares de sensibilidade e entendimento da arte. ( ) São pessoas situadas em um contexto sociocultural; são criadores (profissionais ou não) e produtos ou obras artísticas a partir da história de seus modos e patamares de sensibilidade e entendimento de arte. ( ) São diferentes práticas (profissionais ou não) de apresentar, expor, veicular e intermediar as obras artísticas, as concepções estéticas e a arte entre as pessoas na sociedade ao longo da história cultural.
Assinale a sequência correta.
Para André Breton em Benjamin (2014,102), a obra de arte “só tem valor na medida em que reflexos do futuro a fazem vibrar inteiramente”. Concordando com essa ideia, Walter Benjamin afirma que toda obra ou forma artística madura encontra-se no cruzamento de três linhas de desenvolvimento.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de reprodutividade técnica. Porto Alegre: Zouk, 2014.
Nessa perspectiva, relacione a COLUNA II com a COLUNAI, associando as três linhas de desenvolvimento da obra de arte citada por Walter Benjamin (2014) às suas respectivas ordens de prioridade.
COLUNA I
1.Primeiro lugar
2. Segundo lugar
3. Terceiro lugar
COLUNA II
( ) As formas tradicionais da arte em certos estágios de seu desenvolvimento trabalham penosamente em busca de efeitos, que mais tarde são alcançados sem esforço pela nova forma artística. Por exemplo: antes do cinema se impor, os dadaístas procuraram, por meio de suas manifestações, provocar no público um movimento, que mais tarde o cineasta Charlie Chaplin provocaria de maneira mais natural.
( ) A técnica trabalha em busca de uma forma de arte determinada. Por exemplo: antes de o cinema aparecer, havia livrinhos de fotos cujas imagens, por meio de pressão do polegar, passavam rapidamente mostrando a imagem em movimento.
( ) Transformações sociais, muitas vezes imperceptíveis, trabalham em direção a uma transformação da recepção, da qual somente a nova forma de arte se beneficiará. Por exemplo: antes que o cinema começasse a formar seu público, as imagens eram assistidas individualmente pelas pessoas que se posicionavam diante de um biombo no qual estavam instalados estereoscópios: um para cada participante.
Assinale a sequência correta.
Sobre a arte como forma de conhecimento humano e suas características, analise as afirmativas a seguir.
I. A arte está diretamente associada ao ponto de vista do belo e do estético, aquilo que faz com que uma obra seja considerada bela, boa ou má.
II. Na arte, busca-se concretizar os sentimentos numa forma que a consciência capta de maneira mais global e abrangente do que no pensamento rotineiro.
III. Por meio da arte, nos são apresentados aspectos e maneiras de nos sentirmos no mundo que a linguagem não consegue conceituar.
Estão corretas as afirmativas