Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberlândia - MG 2019 para Arquiteto

Foram encontradas 17 questões

Ano: 2019 Banca: FUNDEP (Gestão de Concursos) Órgão: Prefeitura de Uberlândia - MG Provas: FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Assistente Social | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Engenheiro Químico | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Geógrafo | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Engenheiro Mecânico | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Engenheiro Eletricista | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Engenheiro Civil | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Arquiteto | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Zootecnista | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Psicólogo | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Programador Visual | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Profissional de Educação Física | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Nutricionista | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Engenheiro de Segurança do Trabalho | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Engenheiro Ambiental | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Médico Veterinário | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Músico Regente | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Auditor Fiscal Tributário | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Conservador - Restaurador | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Biólogo | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Bibliotecário | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Arquivista | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Farmacêutico - Bioquímico | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Fisioterapeuta | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Analista Cultural - Teatro | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Contador | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Economista | FUNDEP (Gestão de Concursos) - 2019 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Engenheiro Agrônomo |
Q1102807 Arquitetura

A mobilidade urbana é um problema que afeta as grandes cidades na atualidade do Brasil e do mundo. Por isso, em várias cidades, verifica-se iniciativas que buscam oferecer soluções para esse problema.

O sistema alternativo que atende às demandas ambientais e econômicas para a mobilidade urbana é

Alternativas
Q1107596 Arquitetura
De acordo com Creder (2006), tendo em vista a possibilidade de intermitência do abastecimento da rede pública, é recomendável dimensionar reservatórios de água com capacidade suficiente para dois dias de consumo diário. Ainda segundo o autor, o reservatório inferior, se houver, deve armazenar 3/5 da capacidade total, e o superior, os outros 2/5. Complementarmente, deve-se prever a reserva de incêndio, estimada em pelo menos 15% do consumo total diário.
Considere as necessidades de um edifício residencial de apartamentos com população de 80 pessoas, para o qual se estima o consumo diário de 200 litros de água per capita e no qual o reservatório superior deverá conter, nele mesmo, a reserva de incêndio.
A partir dessas informações, é correto afirmar que a capacidade dos reservatórios inferior e superior desse edifício são, respectivamente,
Alternativas
Q1107597 Arquitetura
De acordo com Creder (2006), o uso de coletores solares para o aquecimento de água apresenta como grandes vantagens o fato de utilizar uma fonte de energia inesgotável, não poluir o ar, ser autossuficiente e completamente silencioso. No que diz respeito aos coletores fixos, o autor afirma que, estando no Hemisfério Sul, as placas devem ser direcionadas para o norte e que sua inclinação ideal, em relação à horizontal, é um ângulo resultante da soma da latitude do lugar mais 5° a 10°.
Sabendo que o município de Uberlândia se localiza na porção oeste do estado de Minas Gerais, com latitude de aproximadamente 18,916° e longitude de aproximadamente 48,277°, ambas medidas em graus decimais, o ângulo de inclinação em relação à horizontal para instalação de coletores solares em Uberlândia é de
Alternativas
Q1107598 Arquitetura

Em seu livro Morte e vida de grandes cidades, Jacobs (2011) afirma existirem condições essenciais para promover diversidade nas ruas.


Considerando as afirmações da autora sobre as condições indispensáveis para gerar diversidade nas ruas e nos distritos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


( ) O distrito e o maior número possível de segmentos que o compõem devem atender a uma única função principal.

( ) A maioria das quadras deve ser curta; ou seja, as ruas e as oportunidades de virar esquinas devem ser frequentes.

( ) O distrito deve ter uma combinação de edifícios com idades e estados de conservação variados e deve incluir boa porcentagem de prédios antigos, de modo a gerar rendimento econômico variado.

( ) Deve haver densidade suficientemente alta de pessoas, sejam quais forem seus propósitos. Isso inclui alta concentração de pessoas cujo propósito é morar naquele local.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q1107599 Arquitetura
No que diz respeito aos fenômenos físicos que ocorrem nos sistemas estruturais e, mais especificamente, no que concerne aos momentos fletores, sabe-se que duas seções de formas diferentes, mas com os mesmos momentos de inércia, podem ter resistências diferentes à flexão. A partir daí, pode-se afirmar que o momento de inércia da seção não é suficiente, isoladamente, para medir sua resistência, sendo necessário, para isso, recorrer ao módulo de resistência da seção, que explicita a relação entre o momento de inércia dessa seção e a distribuição de material em relação à sua altura.
Considerando Rebello (2003), o momento de inércia (J) dado por J=bh3/12 e o módulo de resistência da seção (W) dado pela expressão W=J/0,5h (em que b é a dimensão da base e h, a altura da seção), pode-se afirmar que entre duas seções de mesma inércia
Alternativas
Q1107600 Arquitetura
Considerando o que é estabelecido na NBR 6.492, que trata da representação de projetos de arquitetura, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando o termo à sua respectiva definição.
COLUNA I 1. Corte 2. Planta de locação 3. Escala 4. Anteprojeto
COLUNA II ( ) Planta que compreende o projeto como um todo, contendo, além do projeto de arquitetura, as informações necessárias dos projetos complementares, tais como movimento de terra, arruamento, redes hidráulica, elétrica e de drenagem. ( ) Plano secante vertical que divide a edificação em duas partes, seja no sentido longitudinal ou no transversal. ( ) Definição do partido arquitetônico e dos elementos construtivos, considerando os projetos complementares (estrutura, instalações etc.). ( ) Relação dimensional entre a representação de um objeto no desenho e suas dimensões reais.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1107601 Arquitetura
Considerando Mascaró (1985) em seu livro O custo das decisões arquitetônicas, pode-se afirmar que a variação do custo de uma construção está relacionada ao número de pavimentos que o edifício possui, e que essa relação será composta pela variação diferenciada de uma série de componentes ou elementos da edificação. Assim, tendo em vista a variação no número total de pavimentos a serem construídos, a participação proporcional de um ou outro componente no custo total da construção será crescente ou decrescente.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1107602 Arquitetura
Em seu livro História crítica da arquitetura moderna, Frampton (2015) afirma que Oscar Niemeyer atingiu o apogeu em 1942, quando criou sua primeira obra-prima, o Cassino da Pampulha. Mais adiante, diz que o arquiteto brasileiro rompeu com a funcionalidade informal na qual suas formas fluidas haviam se baseado, concentrando-se na criação da forma pura. Frampton define uma obra que simboliza o marco dessa ruptura.
Segundo o autor, essa obra é a(o)
Alternativas
Q1107603 Arquitetura
Sobre o fenômeno das trocas térmicas entre os corpos, Frota e Schiffer (2007) afirmam, no livro Manual de conforto térmico, que essas trocas dependem da existência de corpos que estejam em temperaturas diferentes e em mudança de estado de agregação.
Relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os mecanismos de trocas secas a suas respectivas definições, conforme descrito pelas autoras.
COLUNA I 1. Mecanismo de troca de calor entre dois corpos, sendo um deles sólido e o outro um fluido (líquido ou gás). 2. Mecanismo de troca de calor entre dois corpos que guardam entre si uma distância qualquer, por meio de sua capacidade de emitir e absorver energia térmica. É consequência da natureza eletromagnética da energia, que, ao ser absorvida, provoca efeitos térmicos. 3. Mecanismo de troca de calor entre dois corpos (ou partes do corpo) que se tocam e que estejam em temperaturas diferentes.
COLUNA II ( ) Condução ( ) Radiação ( ) Convecção
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1107604 Arquitetura
Considerando o texto da NBR 9.077 que trata de saídas de emergência em edifícios, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os tipos de saída de emergência a suas respectivas definições.
COLUNA I 1. Escada enclausurada protegida 2. Escada comum 3. Escada de emergência
COLUNA II ( ) Escada que, embora possa fazer parte de uma rota de saída, se comunica diretamente com os demais ambientes, como corredores e halls, em cada pavimento, não possuindo portas corta-fogo. ( ) Escada integrante de uma rota de saída, podendo ser uma escada enclausurada à prova de fumaça, escada enclausurada protegida ou escada não enclausurada. ( ) Escada devidamente ventilada situada em ambiente envolvido por paredes corta-fogo e dotada de portas resistentes ao fogo.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1107606 Arquitetura
A imagem a seguir mostra as faixas de alturas recomendadas para o posicionamento de diferentes tipos de comandos e controles, de acordo com a NBR 9.050.
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta os valores corretos (em centímetros) de A, B, C, D, E e F, respectivamente.
Alternativas
Q1107607 Arquitetura
Considerando o que estabelece a NBR 9.050, as figuras I, II e III a seguir mostram, em vista frontal, as dimensões referenciais para deslocamento em linha reta de, respectivamente, uma pessoa em cadeira de rodas, um pedestre e uma pessoa em cadeira de rodas e duas pessoas em cadeiras de rodas.
Imagem associada para resolução da questão

Assinale a alternativa que apresenta os valores mínimos (em centímetros) que a NBR 9.050 admite para A, B e C, respectivamente.
Alternativas
Q1107609 Arquitetura
Diez (2012), em seu livro Projeto estrutural na arquitetura, ao classificar sistemas estruturais, adota os mesmos quatro parâmetros enunciados no passado por Heino Engel: os sistemas estruturais de forma ativa, de superfície ativa, de massa ativa e de vetor ativo.
De acordo com o que afirma Diez sobre esses quatro tipos de sistemas estruturais, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1107611 Arquitetura
De acordo com Rebello (2003), no projeto arquitetônico, é recomendável que os pilares sejam locados de maneira que resultem em vigas com vãos de mesma ordem de grandeza. Segundo o autor, quando os vãos das vigas são muito diferentes, o maior vão tende a fazer com que o menor seja submetido apenas a momentos negativos. Assim, o pilar extremo do menor vão da viga tende a se comportar como um tirante, e não como um pilar convencional.
A partir desse raciocínio do autor, compare os dois sistemas estruturais (sistema 1 e sistema 2) apresentados a seguir, ambos com a mesma dimensão linear total igual a X metros, vãos AB idênticos e carregamentos idênticos, sendo o primeiro com três apoios (A, B e C) e o segundo com dois apoios (A e B) e um trecho em balanço.
Imagem associada para resolução da questão

A esse respeito, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1107612 Arquitetura
De acordo com Eastman (2014), em seu livro Manual de BIM, o conceito de objetos paramétricos é central para o entendimento do BIM e sua diferenciação dos objetos 2D tradicionais.
Considerando o que o autor afirma na obra citada sobre como se definem os objetos BIM paramétricos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Objetos BIM paramétricos consistem em definições geométricas, dados e regras associadas. ( ) As regras paramétricas para os objetos modificam automaticamente as geometrias associadas quando inseridas em um modelo de construção ou quando modificações são feitas em objetos associados. ( ) As regras dos objetos podem identificar quando determinada modificação viola a viabilidade do objeto no que diz respeito, por exemplo, a tamanho e construtibilidade. ( ) Os objetos têm a habilidade de vincular-se ou receber, divulgar ou exportar conjuntos de atributos, por exemplo, materiais estruturais, dados acústicos e dados de energia para outras aplicações e modelos.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1107613 Arquitetura
Considerando o texto da NBR 5.410, em relação aos princípios fundamentais que orientam os objetivos e as prescrições relativas às instalações elétricas de baixa tensão, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As pessoas e os animais devem ser protegidos contra choques elétricos, seja o risco associado a contato acidental com parte viva perigosa, ou a falhas que possam colocar uma massa acidentalmente sob tensão. ( ) Condutores que não sejam condutores vivos e outras partes destinadas a escoar correntes devem suportar essas correntes sem atingir temperaturas excessivas. ( ) Quando forem previstas situações de perigo em que se faça necessário desenergizar um circuito, devem ser providos dispositivos de desligamento de emergência, facilmente identificáveis e rapidamente manobráveis. ( ) A alimentação da instalação elétrica, de seus circuitos e de seus equipamentos deve ser seccionada para fins de manutenção, verificação, localização de defeitos e reparos.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1107615 Arquitetura
Tendo em vista o que estabelece a NBR 9.050, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando termos relativos à acessibilidade às suas respectivas definições.
COLUNA I 1. Acessível 2. Adaptável 3. Adaptado 4. Adequado
COLUNA II ( ) Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características foram originalmente planejadas para serem acessíveis. ( ) Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características possam ser alteradas para que se torne acessível. ( ) Espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias ou elemento que possa ser alcançado, acionado, utilizado e vivenciado por qualquer pessoa. ( ) Espaço, edificação, mobiliário, equipamento urbano ou elemento cujas características originais foram alteradas posteriormente para serem acessíveis.
Assinale sequência correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: B
5: A
6: B
7: A
8: C
9: B
10: C
11: B
12: C
13: D
14: B
15: D
16: D
17: D