Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberlândia - MG 2019 para Biólogo
Foram encontradas 18 questões
A respeito da estrutura das proteínas, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) As proteínas podem ser formadas por uma ou mais cadeias polipeptídicas. Nesse caso, diz-se que a proteína possui estrutura terciária.
( ) As ligações peptídicas, formadas pela reação entre o grupo carboxila de um aminoácido e o grupo amina de outro aminoácido, são exemplos de interações intermoleculares.
( ) As proteínas que catalisam reações químicas (enzimas) possuem grande especificidade pelas moléculas menores com as quais interagem devido ao seu formato tridimensional.
( ) A desnaturação proteica acontece quando algumas interações importantes para a manutenção da estrutura tridimensional da proteína são rompidas. Entre os fatores que podem causar a desnaturação proteica estão o aumento da temperatura e a variação do pH.
Assinale a sequência correta.
As organelas são estruturas presentes no interior de células que possuem funções muito específicas para garantirem o funcionamento dos organismos.
Sobre esse assunto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as organelas às suas respectivas funções.
COLUNA I
1. Retículo endoplasmático rugoso
2. Retículo endoplasmático liso
3. Complexo de Golgi
4. Lisossomos
COLUNA II
( ) Hidrólise de macromoléculas.
( ) Síntese de polissacarídeos.
( ) Síntese de esteroides.
( ) Glicosilação de proteínas.
Assinale a sequência correta.
Os cladogramas representam relações evolutivas entre diferentes grupos taxonômicos, viventes ou não.
De acordo com esse cladograma, o grupo formado pelos
táxons B e C é mais próximo evolutivamente do grupo
formado pelo(s) táxon(s)
Leia o trecho a seguir.
“Em abril de 2009, foi detectado no México um novo vírus da influenza A (o H1N1), colocando em alerta a saúde pública mundial.”
Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/
doencas_infecciosas_parasitaria_guia_bolso.pdf>.
Acesso em: 15 jul. 2019.
Nesse contexto, analise as duas afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os vírus da influenza tipo A, responsáveis pelo maior número de epidemias de gripe, são os que possuem o maior número de subtipos.
PORQUE
II. esses vírus são mais susceptíveis a variações antigênicas, o que faz com que suas variantes sofram alterações na estrutura genômica.
Assinale a alternativa correta.
A principal forma de reprodução entre procariotos origina indivíduos geneticamente idênticos. Entretanto, existem mecanismos que garantem a variabilidade genética das populações de bactérias. Nesse contexto, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando os mecanismos e a variabilidade genética de procariotos às suas respectivas características.
COLUNA I
1. Conjugação
2. Transformação
3. Transdução
COLUNA II
( ) Fragmentos de DNA livres no meio são incorporados por células vivas e se tornam parte do genoma dessas células.
( ) Uma fina projeção chamada pilus conecta o citoplasma de duas células e uma delas (doadora) transfere uma porção de seu DNA para a outra (receptora).
( ) Fragmentos de DNA bacteriano são inseridos nos capsídeos de fagos em ciclo lítico, e esses trechos são transferidos a outra bactéria, que os incorpora, tornando-os parte do seu genoma.
Assinale a sequência correta.
Sobre a ascaridíase, analise as afirmativas a seguir.
I. A doença é caracterizada por manifestações pulmonares, devido ao ciclo pulmonar da larva.
II. Os ovos do parasita podem permanecer viáveis e infectantes durante anos, caso encontrem-se em ambiente favorável.
III. A transmissão acontece pela ingestão de ovos presentes em água e alimentos contaminados com fezes do hospedeiro intermediário do parasita.
IV. O tratamento adequado impede não apenas a transmissão, mas diminui também a possibilidade de reinfecção.
Estão corretas as afirmativas
Em uma população composta de 10 000 indivíduos e em equilíbrio de Hardy-Weinberg, foi calculada a frequência de dois alelos (A e a) de um determinado locus gênico.
Considerando que a frequência do alelo “a” é igual a 0,45, qual é a quantidade de indivíduos heterozigotos dessa população?
Considerando que a destruição dos ambientes naturais é um dos fatores que tem levado muitas espécies à extinção e que, com hábitats fragmentados, as espécies ficam mais sujeitas aos efeitos de borda, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) O efeito de borda é mais ameno quando há um grande número de pequenos fragmentos de hábitat preservados do que quando há um pequeno número de grandes fragmentos, pois, quanto maior o fragmento, maior é a borda.
( ) Entre os efeitos causados pela fragmentação de hábitats, estão a variação da temperatura, da luminosidade e da umidade nas áreas de borda.
( ) A criação de corredores ecológicos pode intensificar as chances de sobrevivência de espécies que consigam transitar entre os fragmentos de hábitats conectados.
( ) A fragmentação de hábitats impede a ocorrência de especiação ao longo do tempo, já que as espécies presentes nos fragmentos acabam se extinguindo devido aos efeitos de borda.
Assinale a sequência correta.
Sendo a determinação do sexo em abelhas cromossômica, os machos são haploides, enquanto as fêmeas são diploides.
Nesse sentido, é correto afirmar:
Considerando que o processo de replicação no DNA é bastante complexo e demanda a participação de várias enzimas, analise as afirmativas a seguir e relação proposta sobre elas.
I. Areplicação do DNAgera duas fitas: uma contínua e outra descontínua, sendo a segunda composta pelos chamados fragmentos de Okazaki,
PORQUE
II. a DNA polimerase consegue adicionar novos nucleotídeos apenas à extremidade 5’ da fita que está sendo sintetizada.
Nesse contexto, é correto afirmar que
O mecanismo de especiação parapátrica acontece quando surge isolamento reprodutivo em populações vizinhas sem que haja uma barreira geográfica, mas, sim, uma diferença entre as condições físicas em que cada população vive.
Para que a especiação parapátrica aconteça, é necessário que o(a)
Sobre a doença de Chagas, são feitas as seguintes afirmativas.
I. A transmissão da doença pode acontecer de forma oral, por meio da ingestão de alimentos contaminados com Trypanosoma cruzi.
II. A transmissão vertical, ou seja, de mães infectadas para seus bebês, pode acontecer durante o parto, porque a placenta impede a contaminação durante a gestação.
III. A transmissão acidental por meio de contato com fezes de triatomínios e / ou sangue de doentes pode acontecer, desde que esse contato aconteça em pele lesada ou em mucosas.
Estão corretas as afirmativas
A calcitonina e o paratormônio são dois hormônios que apresentam função antagônica em relação à regulação da quantidade de cálcio circulante.
Assinale a alternativa em que a ação estimulada está corretamente associada ao hormônio.
Tendo em vista as principais classes de hormônios vegetais, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando as classes de hormônios vegetais às suas respectivas ações no corpo das plantas vasculares.
COLUNA I
1. Auxinas
2. Giberelinas
3. Ácido abscísico
4. Citocininas
5. Etileno
COLUNA II
( ) Regulação do crescimento de frutos.
( ) Controle do fototropismo em sistemas caulinares.
( ) Estimulação do crescimento de gemas laterais.
( ) Promoção da senescência.
( ) Inibição da germinação das sementes.
Assinale a sequência correta.
Uma forma de representar a quantidade de biomassa disponível para o nível trófico seguinte é a chamada pirâmide de biomassa. Normalmente, os produtores possuem maior quantidade de biomassa para conseguir manter os consumidores primários (figura 1). Entretanto, em alguns casos, pode-se construir uma pirâmide de biomassa invertida, na qual os produtores possuem menor quantidade de biomassa do que os consumidores primários (figura 2).
Pirâmides de biomassa invertidas, como na figura 2, são
possíveis quando o(a)
A fibrose cística é uma doença de causa genética, recessiva, que pode trazer várias complicações respiratórias para os seus portadores.
Considere que um casal é composto por um homem e uma mulher normais, e ambos são filhos de pessoas com fibrose cística.
Sabendo-se que esse homem e essa mulher têm uma filha normal, qual é a probabilidade de ela ser portadora do gene que causa a fibrose cística?