Questões de Concurso Público Prefeitura de Uberlândia - MG 2019 para Médico Veterinário

Foram encontradas 20 questões

Q1107927 Veterinária
Com relação à raiva, doença conhecida há séculos, e uma das zoonoses mais importantes, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1107928 Veterinária
O botulismo é uma doença grave decorrente de intoxicação alimentar de animais por endotoxinas.
Com relação ao botulismo, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1107929 Veterinária
A epididimectomia é uma técnica cirúrgica utilizada para preparo de rufiões de bovinos. Com relação a essa técnica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1107930 Veterinária
A cirurgia de rumenotomia em bovinos é utilizada como forma de diagnóstico e tratamento. Com relação a esse procedimento cirúrgico, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A rumenotomia é realizada por meio de uma incisão paralombar esquerda. ( ) Com essa técnica, tanto o interior do rúmen quanto do retículo podem ser explorados. ( ) O fechamento do rúmen pode ser realizado por uma única ou por dupla camada de sutura. ( ) A sutura do rúmen deve ser realizada somente com fio não absorvível, uma vez que esse fio possui maior segurança quanto à contaminação.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1107931 Veterinária
A ovário-histerectomia é uma técnica cirúrgica comumente realizada como método de esterilização cirúrgica de cadelas e gatas. Com relação a essa técnica, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1107932 Veterinária
Com relação à orquiectomia, comumente realizada em cães e gatos para promover a esterilização e também para tratar e prevenir doenças relacionadas ao andrógeno, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1107933 Veterinária
Os antimicrobianos são rotineiramente utilizados para tratamento tanto de animais de companhia quanto de animais de produção. Com relação aos antimicrobianos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Antibiótico é um quimioterápico antimicrobiano produzido por microrganismos. ( ) O metronidazol pertence ao grupo dos nitrofuranos e pode ser utilizado no tratamento de infecções por bactérias anaeróbicas, giardíase e amebíase. ( ) As quinolonas são um grupo de agentes antimicrobianos bactericidas, do qual fazem parte a ciprofloxacina e a levofloxacina. ( ) A clindamicina é um antibiótico do grupo das lincosaminas, bactericida que atua contra bactérias gram-positivas aeróbicas e anaeróbicas, Toxoplasma sp e Neospora caninum.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1107934 Veterinária
A leishmaniose é uma das doenças parasitárias mais importantes em várias regiões do mundo, a qual possui um aspecto zoonótico, sendo o cão um dos reservatórios naturais da Leishmania. Com relação a essa doença, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Em cães infectados, a leishmaniose se manifesta de acordo com a eficiência da resposta imune mediada por células. ( ) As lesões cutâneas em cães com leishmaniose ocorrem quase sempre como uma dermatite esfoliativa com distribuição generalizada, mas predominantemente na cabeça. ( ) Clinicamente, os cães afetados podem desenvolver uma doença sistêmica debilitante, podendo apresentar lesões de pele, perda de peso e linfadenomegalia. ( ) Na necropsia de cães com leishmaniose, pode-se encontrar aumento de volume dos linfonodos e do baço e padrão macroscópico típico de glomerolunofrite.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1107935 Veterinária
Na Medicina Veterinária, os agentes parasitários são os maiores entraves na produtividade e bem-estar da saúde animal. A terapêutica com fármacos é a melhor forma para o controle desses parasitas. Com relação aos fármacos antiparasitários, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1107936 Veterinária
Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINES) possuem várias ações terapêuticas, com efeitos anti-inflamatórios, analgésicos e antipiréticos, sendo amplamente utilizados na clínica de animais de companhia e produção. Com relação aos anti-inflamatórios não esteroidais (AINES), assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1107937 Veterinária
A febre do leite é uma das doenças metabólicas mais comum em bovinos. Com relação a essa doença, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1107938 Veterinária
A leptospirose é uma zoonose potencialmente grave, causada pela Leptospira interrogans, que ocorre em várias regiões do mundo. Com relação a essa zoonose, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. ( ) A lepstopirose canina é causada principalmente por leptospiras patogênicas do sorogrupo Icterohaemorrhagiae. ( ) Os gatos são os principais reservatórios das leptospiras dos sorogrupos Icterohaemorrhagiae e Canicola. ( ) Em geral, as vacinas utilizadas em cães contra leptospirose contêm bacterinas vivas do Sorovar Canicola e Copenhageni. ( ) As vacinas protegem os animais contra a doença clínica e contra o estado de portador.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1107939 Veterinária
A contaminação dos alimentos seria incontrolável sem a ação de sua maior força repressora, a higiene. Assim, a vigilância em saúde inclui o controle da relação entre a higiene e a contaminação dos alimentos. Com relação à contaminação dos alimentos, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Em condições normais, quando em seu estado in natura, os alimentos animais apresentam alta carga de microrganismos prejudiciais, devido à presença de agentes patógenos na pele desses animais. ( ) Um dos veículos de contaminação dos alimentos é o homem; assim, uso de luvas, de gorro e de apetrechos como pinças é importante para se manter a vigilância higiênica quando os alimentos são manipulados. ( ) A contaminação dos alimentos e de produtos alimentícios pode ocorrer por microrganismos, agentes químicos, metais pesados e por infestações parasitárias. ( ) Os insetos, entre eles as moscas, que podem transmitir microrganismos, como os do grupo das salmonelas, bacilos disenteroides e Clostridium welchii, prejudicam sob vários aspectos os alimentos.
Assinale a sequência correta. 
Alternativas
Q1107940 Veterinária
A mastite é a inflamação do parênquima da glândula mamária independentemente da causa, caracterizando-se por alterações físicas e químicas do leite, bem como alterações patológicas no tecido mamário. Com relação à mastite, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1107941 Veterinária
O Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros elaborado pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento regulamentou normas para o controle da raiva nos herbívoros. Com relação a essas normas para controle da raiva, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) Na profilaxia da raiva dos herbívoros, será utilizada somente vacina viva, na dosagem de 5 mL, administrada pelo proprietário, por meio da via subcutânea ou intramuscular. ( ) Nas áreas de ocorrência de raiva, a vacinação será adotada sistematicamente, em bovídeos e equídeos com idade igual ou superior a 8 meses, sob a supervisão do médico veterinário. ( ) O proprietário do animal deverá notificar de imediato ao Serviço Veterinário Oficial a ocorrência ou a suspeita de casos de raiva, assim como a presença de animais atacados por morcegos hematófagos ou a existência de abrigos de tal espécie. ( ) Cabe ao proprietário do animal tomar as providências necessárias ao atendimento dos animais e à coleta de material para diagnóstico da raiva e de outras encefalites diferenciais.
Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1107942 Veterinária
A aplicação de preceitos de higiene na indústria de alimentos visa prevenir a contaminação e deterioração dos produtos. Com relação à higiene, limpeza e sanitização na indústria de alimentos, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1107943 Veterinária
A preexistência de microrganismos em alimentos é um fator para aumento de carga microbiana e pode gerar contaminação dos produtos. Vários microrganismos podem estar presentes nos alimentos, gerando danos à saúde do consumidor, como o caso de algumas bactérias. Com relação a esses microrganismos, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1107944 Veterinária
No gado leiteiro, é comum as doenças do abomaso serem associadas com doenças metabólicas, estresse da lactação e insuficiência nutricional. Com relação às doenças do abomaso, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q1107945 Veterinária
O Plano de Contingência para Peste Suína Clássica (PSC), elaborado pelo Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento regulamentou normas para o controle e erradicação da peste suína clássica no Brasil. Com relação a essas normas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1107946 Veterinária
O Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabeleceu procedimentos para fiscalização e controle de estabelecimentos avícolas de reprodução e comerciais, a fim de assegurar a saúde e o bem-estar das aves e a qualidade do produto. Com relação a esses procedimentos, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: B
4: D
5: D
6: D
7: C
8: D
9: B
10: D
11: C
12: A
13: A
14: D
15: D
16: A
17: C
18: B
19: C
20: C