Questões de Concurso Público Prefeitura de Itapecerica - MG 2021 para Analista de Ensino Superior - Fonoaudiólogo
Foram encontradas 9 questões
Em relação à atuação fonoaudiológica em voz, analise o caso clínico a seguir.
Criança de 8 anos de idade, sexo masculino, apresentando quadro de disfonia infantil, com diagnóstico otorrinolaringológico de nódulos vocais bilaterais e fenda dupla. A avaliação fonoaudiológica indicou presença de voz rouca-soprosa de grau moderado, hiperfunção da musculatura escapular, ataques vocais bruscos e ressonância laringofaríngea.
Em relação a esse caso, considere as seguintes técnicas terapêuticas:
I. Exercícios vibratórios
II. Exercícios de ressonância
III. Exercícios de empuxo
IV. Orientações sobre higiene vocal
São técnicas terapêuticas que podem ser usadas na reabilitação vocal desse paciente:
No âmbito do Sistema Único de Saúde,o desenvolvimento de ações para o alcance do atendimento integral pelos fonoaudiólogos e demais profissionais da saúde pode requerer a referência do paciente em um nível de maior complexidade tecnológica dentro de uma rede de atenção.
Em relação aos procedimentos realizados pelo fonoaudiólogo nos diferentes níveis da rede de atenção, assinale a alternativa correta.
Os hábitos orais deletérios encontram-se diretamente relacionados com as funções do sistema estomatognático, acarretando em inadequações no posicionamento dos maxilares, lábios, língua e palato, alterações no desenvolvimento e posição dos dentes, além de problemas de fala, respiração e deglutição.
Analise as afirmativas a seguir, relacionadas aos hábitos orais deletérios, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
(_) O impacto dos hábitos depende da tipologia facial.
(_) Nos casos de sucção digital, é indicado o uso de chupeta.
(_) A intervenção fonoaudiológica deve ser iniciada com estratégias para controle dos hábitos.
(_) O impacto causado no sistema estomatognático depende da frequência, duração e intensidade dos hábitos orais deletérios.
Assinale a sequência correta.
Durante a aprendizagem da escrita, as crianças cometem “erros”, os quais tendem a se tornar cada vez mais específicos e ocasionais, até que elas dominem de forma mais segura o sistema ortográfico. Porém, algumas crianças parecem ter uma trajetória diferente, exibindo uma diversidade e frequência de alterações de escrita mais intensa e duradoura, apresentando diversas alterações ortográficas.
Examine as seguintes alterações ortográficas de uma criança com queixa de dificuldades para a leitura e escrita, persistentes desde a alfabetização, apresentadas no ditado:
“barço” (braço)
“fela” (vela)
“durmir”(dormir)
“sague” (sangue)
As alterações ortográficas observadas são, respectivamente,
A triagem auditiva é recomendada para todos os recém-nascidos. O exame de Emissões Otoacústicas Transientes (EOAT) é considerado o principal procedimento de triagem auditiva a ser utilizado na população neonatal, ou ainda para a triagem auditiva do escolar.
A presença de EOAT transientes sugere, exceto:
Em relação aos transtornos do desenvolvimento da linguagem, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
(_) Um dos critérios para a realização do diagnóstico diferencial entre a dislexia do desenvolvimento e o distúrbio de aprendizagem é a diferença quanto ao desempenho em provas de raciocínio lógico-matemático.
(_) O distúrbio específico de linguagem pode ser decorrente de perda auditiva, alterações no desenvolvimento cognitivo, comprometimentos no desenvolvimento motor da fala, distúrbios abrangentes do desenvolvimento, alterações neurossensoriais ou lesões neurológicas.
(_) Toda criança que apresenta problemas na produção articulatória de sons que compõem a língua portuguesa, além de possuir distúrbio articulatório, deve ser tratada como portadora de atraso de linguagem, pois também apresenta dificuldade em estruturar a oralidade.
(_) Alterações fonéticas podem estar relacionadas à inabilidade da criança articular os sons da fala, envolvendo dimensões anatômicas e / ou funcionais. Alterações fonológicas estão associadas à forma como os sons são usados e, portanto, têm base linguística.
Assinale a sequência correta.
O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) é utilizado para o topodiagnóstico da lesão auditiva, e é um método muito sensível nessa aplicação. É indicado principalmente para testar a sensibilidade auditiva de recém-nascidos, crianças ou mesmo adultos, pessoas nas quais não foi possível realizar uma avaliação audiológica confiável, ou mesmo nos casos em que é impossível utilizar outro método.
Nos casos de alteração condutiva, um achado comum no PEATE é:
Na Educação, o fonoaudiólogo atua, fundamentalmente, nos aspectos que envolvem a comunicação e sua relação com a aprendizagem, considerando a aquisição, o desenvolvimento e as possíveis dificuldades nesses processos. Diante desse contexto, o fonoaudiólogo desenvolve ações em todos os níveis e modalidades de ensino, nos setores públicos ou privados das esferas federal, estadual e municipal.
São ações do fonoaudiólogo na escola, exceto:
As fissuras labiopalatinas são estabelecidas no período embrionário e apresentam grande diversidade de forma pela variabilidade na amplitude e pelas estruturas afetadas no rosto.
Assinale a correspondência incorreta entre os tipos de fissuras labiopalatinas e as alterações fonoaudiológicas características de cada tipo.