Questões de Concurso Público Prefeitura de Ubá - MG 2021 para Farmacêutico 40h

Foram encontradas 7 questões

Q2420446 Farmácia

Analise as afirmativas a seguir sobre os ensaios clínicos randomizados (ECR).


I. O ECR é um tipo de estudo experimental, longitudinal e prospectivo.

II. A randomização no ECR permite que os participantes do estudo tenham a mesma chance de serem alocados em qualquer um dos grupos estudados.

III. O cegamento dos pesquisadores é adotado em ECR simples-cego com o objetivo reduzir os riscos de vieses de mensuração.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q2420448 Farmácia

Analise as afirmativas a seguir sobre as ações de vigilância sanitárias regulamentadas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 2017, de 3 de janeiro de 2018.


I. As ações de vigilância sanitária relacionadas a produtos de alto risco sanitário devem ser pactuadas entre União, Estados e Municípios na Comissão Intergestores Tripartite.

II. Compete aos municípios o licenciamento dos estabelecimentos que realizam atividades de baixo risco sanitário.

III. Afiscalização e realização de inspeções no âmbito das ações de vigilância sanitária é competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q2420450 Farmácia

Com relação ao armazenamento de medicamentos no contexto da assistência farmacêutica, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2420451 Farmácia

Analise as afirmativas a seguir sobre os serviços farmacêuticos diretamente relacionados ao paciente.


I. A monitorização terapêutica compreende a avaliação da efetividade e segurança da farmacoterapia por meio de parâmetros clínicos e laboratoriais.

II. A revisão da farmacoterapia envolve uma análise estruturada e crítica sobre os medicamentos utilizados pelo paciente.

III. O rastreamento em saúde possibilita o diagnóstico de doença ou condição de saúde pelo farmacêutico mediante a realização de procedimentos ou exames.


Estão incorretas as afirmativas

Alternativas
Q2420452 Farmácia

Sobre a farmacoterapia das dislipidemias, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.


I. A sinvastatina faz parte da relação nacional de medicamentos do componente básico da assistência farmacêutica e deve ser utilizada em dose única antes de dormir em decorrência de sua meia-vida reduzida.

II. A atorvastatina faz parte da relação nacional de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica e é considerada uma estatina de alta intensidade se utilizada em dose de 80 mg.

III. O fenofibrato faz parte da relação nacional de medicamentos do componente estratégico da assistência farmacêutica e pode potencializar os efeitos de anticoagulantes orais, como a varfarina.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Q2420453 Farmácia

Analise as afirmativas a seguir sobre a farmacoterapia de doenças cardiovasculares, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


(_) O uso concomitante de antagonistas da aldosterona e bloqueadores dos receptores de angiotensina II, apesar de recomendado para o tratamento da insuficiência cardíaca com fração de ejeção reduzida sintomática, pode ocasionar hipercalemia.

(_) O uso de β-bloqueadores não é considerado tratamento de primeira linha para a hipertensão no estágio I, a não ser que o paciente apresente outras comorbidades como o diabetes mellitus ou doença renal crônica.

(_) Apesar de a metildopa e a clonidina serem tratamentos de escolha para a hipertensão durante a gestação, são medicamentos que podem causar hipotensão ortostática, bradicardia e queda em idosos.

(_) Digitálicos com efeitos inotrópicos positivos e neuro-hormonais podem ser necessários para a estabilização da insuficiência cardíaca sistólica, mas seu uso como primeira linha de tratamento não é recomendado em idosos.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Q2420454 Farmácia

Analise as afirmativas a seguir sobre o tratamento da tuberculose (TB) durante a gestação e lactação.


I. O tratamento medicamentoso da TB durante a gestação, além de importante para a condição da pessoa gestante, diminui o risco de transmissão ao feto, ao recém-nascido e aos que coabitam a mesma residência.

II. O esquema básico de medicamentos antituberculose pode ser administrado em doses habituais para gestantes e, dado o risco de toxicidade neurológica ao feto atribuído à isoniazida, recomenda-se o uso de piridoxina.

III. Os medicamentos do esquema básico antituberculose passam em pequenas quantidades para o leite materno e não há contraindicações à amamentação, desde que não haja presença de mastite tuberculosa.


Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: C
4: B
5: A
6: C
7: D