Questões de Concurso Público Prefeitura de Ubá - MG 2021 para Fisioterapeuta 40h
Foram encontradas 10 questões
O ultrassom terapêutico (UST) é um agente de penetração profunda que produz mudanças nos tecidos por meio de mecanismos térmicos e atérmicos. O aumento de temperatura durante o tratamento depende do modo de aplicação, da intensidade e frequência da emissão, da vascularidade e tipo de tecido, e do tamanho da área de tratamento.
Com relação aos mecanismos térmicos da aplicação do UST, analise as afirmativas a seguir.
I. O ultrassom aplicado com uma frequência de emissão de 3 MHz pode afetar tecidos localizados a uma profundidade de até 5 cm, e o ultrassom de 1 MHz é eficaz nos tecidos localizados a uma profundidade de até 2 a 3 cm.
II. Os tecidos aquecidos com o ultrassom de 1 MHz retêm o calor por aproximadamente o dobro do tempo que o calor gerado pelo ultrassom de 3 MHz.
III. Para se obter um efeito terapêutico de aquecimento, a temperatura do tecido precisa permanecer elevada por, no mínimo, 3 a 5 minutos.
IV. O ultrassom de 1 MHz aquece três a quatro vezes mais rápido do que o ultrassom de 3 MHz, embora os efeitos térmicos do ultrassom de 3 MHz durem mais tempo.
Estão corretas as afirmativas
As pranchas ortostáticas pronas (POP) são frequentemente usadas por crianças que precisam mas não conseguem ficar em pé ou quase em pé com as mãos livres. A criança é colocada em posição de decúbito ventral sobre o dispositivo, com total apoio do tronco, nádegas e membros inferiores.
A respeito dos benefícios conhecidos do uso das POP, assinale a alternativa incorreta.
O padrão de marcha exibido pela pessoa que usa uma órtese tanto reflete a contribuição do estado geral de saúde do utilizador, quanto o controle de movimento e a assistência da órtese.
A flexão excessiva de joelho durante o início da fase de apoio, ou seja, o joelho do paciente colapsa quando o pé entra em contato com o chão, não tem como causa ortética:
Sinergias obrigatórias anormais e altamente estereotipadas surgem com a espasticidade presente após o acidente vascular cerebral (AVC). O fisioterapeuta baseia o exame da dominância sinergística no conhecimento dos componentes característicos das sinergias flexora e extensora.
Não se caracteriza como um componente da sinergia flexora durante o exame de um paciente após AVC:
A terapia de integração sensorial (TIS) tem como objetivo aprimorar a habilidade da criança para processar e integrar o input sensorial, aumentando a independência e a participação nas atividades diárias. As atividades da TIS proporcionam uma variedade de oportunidades de experiências tátil, vestibular e input proprioceptivo.
Em relação à TIS, assinale a alternativa incorreta.
A perda de equilíbrio e as quedas são problemas que podem afetar alguns pacientes. O equilíbrio reativo (feedback) é a capacidade de responder às desestabilizações externas de equilíbrio. O controle reativo do equilíbrio implica expor o paciente a perturbações externas, que variam de direção, velocidade e amplitude, treinando o equilíbrio nessas situações.
Não é uma intervenção indicada na presença de déficits de equilíbrio reativo:
Os lasers utilizados na reabilitação física têm poucas contraindicações, pois são de baixa potência com baixa energia emitida. Apesar disso, existem algumas precauções para sua utilização em razão do potencial para o aumento do crescimento de tecidos no nível celular, por vezes designado bioestimulação.
O uso do laser de bioestimulação é indicado para
As intervenções para controle do edema incluem terapia de RICE, exercício, fisioterapia aquática, estímulo elétrico, massagem e terapia complexa descongestiva. A terapia RICE é a intervenção mais utilizada nas primeiras 24 a 72 horas após a lesão e significa repouso, gelo, compressão e elevação da parte afetada do corpo.
Em relação à terapia de RICE, assinale a alternativa incorreta.
A habilidade para continuar a prover programas de promoção de saúde, bem-estar e aptidão física dependerá do reconhecimento pelos fisioterapeutas das barreiras ao exercício. Várias barreiras pessoais e ambientais foram notadas como sendo significativamente associadas com a inatividade física. Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação do tipo de barreira com o respectivo fator associado à falta de aderência ao exercício físico.
COLUNA I
1. Pessoal
2. Ambiental
COLUNA II
( ) Idade avançada e medo de lesão
( ) Poluição do ar e da água
( ) Nível de educação reduzido
( ) Presença de doenças e fadigas
( ) Condições climáticas desfavoráveis
( ) Tráfego automobilístico perigoso
Assinale a sequência correta.
A atuação preventiva em Fisioterapia do Trabalho é constituída por análises criadas para direcionar as ações preventivas em um contexto global para os fatores multicausais dos distúrbios ocupacionais musculoesqueléticos, tanto intrínsecos como extrínsecos. O fisioterapeuta pode assessorar na realização das análises: descritiva, biomecânica, ambiental, organizacional, do layout e antropométrica, para planejar as ações preventivas necessárias.
São componentes da análise do layout que o fisioterapeuta deve avaliar: