Questões de Concurso Público Prefeitura de Ubá - MG 2021 para Fonoaudiólogo 40h
Foram encontradas 10 questões
O Código de Ética da Fonoaudiologia (2016) regulamenta os direitos e os deveres dos fonoaudiólogos e estabelece as infrações dos profissionais inscritos nos Conselhos Regionais de Fonoaudiologia, segundo suas atribuições específicas.
Em relação à atuação profissional do fonoaudiólogo, assinale a afirmativa correta.
Os achados aos exames da função auditiva são característicos e distintos em cada quadro otoneurológico. Por isso, as informações colhidas na anamnese são fundamentais para uma interpretação adequada do quadro clínico do paciente.
Em relação às doenças otoneurológicas, assinale a alternativa cujo achado da audiometria não está de acordo com a patologia.
A avaliação audiológica é composta por diversos procedimentos comportamentais, eletroacústicos e eletrofisiológicos. A confirmação da perda auditiva não é obtida pelo resultado de um único exame, sendo necessária a aplicação de um conjunto de procedimentos que será analisado, permitindo classificar a alteração auditiva existente. Analise as seguintes afirmativas relacionadas à avaliação audiológica.
I. O índice percentual de reconhecimento de fala (IPRF) confirma os limiares tonais audiométricos e auxilia no topodiagnóstico.
II. Entre as aplicações clínicas dos potenciais evocados auditivos está a avaliação da sensitividade auditiva em pacientes que não conseguem responder aos testes audiológicos convencionais.
III. No exame audiométrico é desnecessário utilizar a técnica de mascaramento na presença de perdas auditivas neurossensoriais assimétricas.
IV. A eletrococleografia é o teste de escolha para o diagnóstico de hydrops endolinfático, identificando, em muitos casos, a presença da doença no ouvido sem perda auditiva.
Estão corretas as afirmativas
INSTRUÇÃO: Analise o audiograma a seguir para responder às questões de 24 a 26.
Assinale a alternativa que apresenta os achados imitanciométricos (curvas timpanométricas e reflexos acústicos contralaterais) mais prováveis para o caso apresentado no audiograma.
INSTRUÇÃO: Analise o audiograma a seguir para responder às questões de 24 a 26.
Analise as afirmativas a seguir, relacionadas ao caso apresentado no audiograma, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O teste de Weber irá lateralizar para a orelha direita na frequência de 500 Hz.
( ) As emissões otoacústicas transientes estarão presentes na orelha direita e ausentes na orelha esquerda.
( ) Não será necessário o uso do mascaramento para obtenção dos limiares tonais por via aérea da orelha esquerda.
( ) Será necessário o uso do mascaramento para obtenção dos limiares tonais por via óssea da orelha direita.
Assinale a sequência correta.
INSTRUÇÃO: Analise o audiograma a seguir para responder às questões de 24 a 26.
Assinale a alternativa que apresenta o resultado da audiometria tonal liminar correto, de acordo com a classificação de Lloyd e Kaplan (1978).
Em relação às manobras posturais de cabeça utilizadas na reabilitação das disfagias, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A cabeça para baixo é indicada para indivíduos com atraso de deglutição faríngea, com fechamento laríngeo reduzido e com redução da retração da base da língua.
( ) A cabeça rodada é indicada para indivíduos que apresentam alterações musculares unilaterais, deixando que o bolo seja impulsionado para o lado não afetado.
( ) A cabeça para trás é indicada para indivíduos que apresentam broncoaspiração, favorecendo o fechamento do adito da laringe com a base da língua durante a deglutição.
Assinale a sequência correta.
“A Promoção de saúde foi definida como o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle desse processo.” (Carta de Ottawa, 1986).
Sobre a atuação do fonoaudiólogo em promoção de saúde, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) As ações do fonoaudiólogo no serviço público de saúde devem ser definidas pelo próprio profissional por meio de critérios marcadamente clínicos e relacionados à prática clínica individual.
( ) O fonoaudiólogo deve atender a todos os pacientes com problemas de fala, linguagem, voz e motricidade oral na Unidade Básica de Saúde, uma vez que este é o local mais apropriado para tratar os problemas de saúde dos usuários do SUS.
( ) O trabalho do fonoaudiólogo com o objetivo de prevenção deve ter como expectativa maior o tratamento dos agravos fonoaudiológicos, em um prisma assistencial que percebe a saúde do indivíduo e da comunidade como ausência de doença.
( ) O fonoaudiólogo deve participar da elaboração de programas comunitários que venham ao encontro dos interesses e das necessidades daquela comunidade.
Assinale a sequência correta.
Sobre os aspectos da avaliação fonoaudiológica em voz, assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) O ataque vocal do tipo soproso pode ser encontrado em indivíduos com paralisia de prega vocal.
( ) Alterações de ritmo ou de sequencialização das sílabas, no teste de diadococinesia, são encontradas em indivíduos com disartria cerebelar.
( ) O uso do registro basal como registro habitual de fala é encontrado em indivíduos com forte contração da musculatura cricoaritenoidea posterior.
( ) A ressonância de foco vertical alto é comumente encontrada em indivíduos com incompetência velofaríngea.
Assinale a sequência correta.
Os nódulos vocais são as principais causas das disfonias entre as crianças, e estão diretamente relacionados ao abuso vocal. Em relação à atuação fonoaudiológica nas disfonias infantis, analise o seguinte caso:
Uma criança de 9 anos de idade, sexo masculino, foi encaminhada pelo otorrinolaringologista para o fonoaudiólogo em decorrência de nódulos vocais bilaterais.
Considere as seguintes técnicas utilizadas na fonoterapia:
I. De sons nasais
II. De sons plosivos
III. De sons vibrantes
IV. De sons basais
As técnicas indicadas para o tratamento dos nódulos vocais apresentados pela criança são